Saiba o que é Economia Criativa e como associá-la na restauração da empresa

criado em 26 de Abril de 2023

última atualização 19 de Setembro de 2023

Leia em 7 min

Afinal, o que significa economia criativa?

Segundo dados da Firjan, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro,  R$171,5 bilhões foram movimentados pela economia criativa, o que representa cerca de 2,61% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Para que você entenda o conceito e o atual panorama da economia criativa, preparamos este artigo com os principais dados do assunto, como influencia o mercado atual e quais são os seus setores existentes. Acompanhe!

O que é Economia Criativa?

A economia criativa, um termo relativamente novo, pode ser definida como o conjunto de negócios que geram valor econômico a partir de suas bases nos capitais cultural e intelectual, além da criatividade.

Esse modelo já vem sendo observado ao longo das duas últimas décadas, nas quais surgiram produtos, serviços e plataformas que conectam o lado criativo com o lucro ? o iFood é um exemplo claro disso — duas esferas, consideradas por muitos, como opostas.

Quando se complementam, alcançam diversas possibilidades capazes de gerar novos negócios. E o Brasil é pioneiro neste mercado!

Como surgiu a economia criativa?

O termo economia criativa possui como principal matéria-prima o capital intelectual, ou seja, é carregado por valores simbólicos. Trata-se do oposto do que ocorre na economia tradicional, que sobrevive à base de commodities.

O seu surgimento ocorreu em 2001, na Austrália, quando o governo daquele país passou a incorporar, em sua estratégia de política e macroeconomia, um importante apoio a 13 setores capazes de gerar renda.

Economia Criativa: Saiba quais são seus 4 pilares

Layout com os pilares da economia criativa.
Saiba como se sustenta a Economia Criativa.

Em comum, esses setores têm como base o capital intelectual e a criatividade ? os pilares da economia criativa. São eles: 

  • Consumo: arquitetura, design, moda e publicidade;
  • Cultura: artes cênicas, expressões culturais, música e patrimônio;
  • Mídias: audiovisual e editorial;
  • Tecnologia: biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação, pesquisa e desenvolvimento.

Sendo assim, as empresas que têm origem em uma dessas áreas, atuando de forma individual ou coletiva, capaz de impulsionar o desenvolvimento local, regional e nacional, fazem parte da economia criativa.

No mesmo ano, o autor John Howkins escreveu o livro Economia Criativa ? Como Ganhar Dinheiro com Ideias Criativas. Nele, o conceito desse modelo de economia foi definido.

A importância da Economia Criativa

São nos tempos turbulentos que mexem com a economia e a política que a economia criativa fica completamente evidente como uma importante fonte de geração de empregos e renda.

O estudo da Firjan, que mencionamos na introdução deste artigo, mostra que a economia criativa conta com uma força de trabalho com aproximadamente 837 mil trabalhadores formalizados.

Dessa forma, em plena pandemia do novo Coronavírus, na qual todos foram pegos de surpresa, empresários e empreendedores precisaram buscar novas alternativas para sobreviver à crise que paralisou o mundo.

De acordo com as gestoras de economia criativa do Sebrae, Denise Marques e Jane Blandina, em entrevista ao jornalístico A Tarde, a área de eventos ? que dependem dos recursos da bilheteria ? são os mais afetados.

É nesse período de distanciamento social que os criativos encontraram nos canais digitais a fonte de renda para a própria sobrevivência. Alguns estão dando aulas e outros consultoria. Diante de uma crise, qualquer país pode perder sua capacidade de investir ou parte da infraestrutura, mas a criatividade de sua população sempre existirá!

Duas mãos segurando peças de um quebra-cabeça.
Em momentos de crises a melhor estratégia de uma empresa é buscar a coesão de pensamento  de sua equipe.

Como essa economia está impactando o mercado?

Pessoas criativas vão além do óbvio, portanto, buscam soluções não apenas para as situações existentes, mas vão atrás das necessidades que nem apareceram entre a população.

Um bom exemplo de economia criativa é a plataforma Queremos!. Ela conecta fãs, artistas e produtores para promover shows. Mas seu diferencial está no nível de fama das bandas, pois elas não são tão conhecidas no mercado, ao mesmo tempo que possuem fãs suficientes em determinadas localidades. Assim é possível realizar uma apresentação ao vivo, movimentando a economia local.

Chris Anderson, autor do livro A Cauda Longa, mostra em sua obra que a cultura e a economia estão mudando de foco. Passaram de produtos e serviços com alta saída no mercado para uma quantidade maior de nichos.

A teoria da cauda longa tem tudo a ver com o consumidor atual, que busca experiências personalizadas. Por esse motivo, negócios da economia criativa têm conquistado cada vez mais espaço e, em algumas situações, com desempenho superior em relação aos setores tradicionais.

No Brasil, o Mapeamento da Indústria Criativa, edição de 2019, mostra um cenário de recuperação por causa dos eventos políticos e econômicos que aconteceram nos últimos anos.

Mesmo assim, o estudo mostra que a procura pelos criativos é crescente e que esses profissionais estão assumindo, com frequência cada vez maior, papéis estratégicos no mercado de trabalho.

Saiba quais são as melhores práticas!

Agora que você sabe o que é economia criativa e como ela funciona, veja quais são as melhores práticas para empreender nesse mercado!

1. Tenha um propósito

Ele surge a partir do entendimento da necessidade das pessoas para oferecer produtos ou serviços relevantes. Por isso, foco na ideia! Deixe o lucro ser a consequência.

2. Faça um bom planejamento, mas viabilize o negócio

É importante que sua ideia seja amadurecida, entretanto, que não se restrinja somente ao papel. Plataformas citadas neste artigo podem ajudá-lo a viabilizar o negócio.

Para conseguir investidores, trabalhe em produtos e serviços que sejam simples e viáveis, principalmente escalonáveis.

3. Comece com um protótipo

Nem todo mundo consegue visualizar seu produto ou serviço da mesma maneira que você. Por isso, lance-o mesmo que não esteja finalizado. É possível aperfeiçoá-lo com o tempo e feedbacks dos usuários.

4. Mensure o impacto

Use métricas! Pesquisas qualitativas e quantitativas são excelentes para atrair investidores, pois eles querem resultados e, para que tomem uma decisão, precisam de uma base sólida.

5. Capacite-se em gestão

Saiba administrar e fazer gestão de pessoas. Converse com quem tem experiência para obter boas ideias e implementá-las em seu negócio.

6. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é a grande aliada do empreendedor atual. Canais digitais barateiam custos ? quando não os eliminam ? e podem viabilizar suas ideias.

7. Procure outros negócios disruptivos

Pequenas, médias e grandes empresas que têm produtos e serviços disruptivos, ou seja, que rompem com os padrões já estabelecidos no mercado. É o caso das soluções iFood Benefícios, iFood Card e iFood Office.

iFood Benefícios é o vale-refeição digital custo zero e sem taxas extras para as empresas. Já o iFood Card ajuda negócios a presentearem colaboradores! E o iFood Office elimina os processos burocráticos de reembolso de alimentação das companhias.

Homem de terno escrevendo num bloco de notas colado na parede.
Para se obter um investidor, os projetos são avaliados a partir de diversos critérios.

4 exemplos de cases de sucesso

Listamos 4 casos de sucesso de negócios que fazem parte da economia criativa. Veja!

1. Beliive

Beliive é a plataforma em que o tempo é a sua moeda. Fundada por Lorrana Scarpioni, a ideia é trocar conhecimentos e habilidades com outras pessoas.

Funciona assim: você pode fazer uma hora de aula de inglês em troca de um crédito equivalente ao mesmo tempo, mas que será destinado para, por exemplo, aprender fotografia.

Ao se cadastrar no site, o usuário ganha cinco moedas. Cada uma equivale a 1 hora do tempo de outro usuário. Sendo assim, em vez de gastar dinheiro de verdade, ocorre a permuta de conhecimentos.

Como usuário, é possível cadastrar qualquer atividade que se tenha conhecimento para ganhar mais moedas.

2. Catarse

Essa plataforma de financiamento coletivo, ou crowdfunding, cujo objetivo é auxiliar o impulsionamento de projetos que não saíam do papel por falta de recursos financeiros, foi criada em 2011.

Cidadãos comuns passaram a ter a oportunidade de contribuir voluntariamente para que os projetos cadastrados se tornassem realidade. A iniciativa, pioneira em nosso país, é atualmente a maior do mercado. Seu lucro vem da comissão cobrada em cima de cada projeto inscrito. O valor se baseia no total arrecadado.

Por isso, para quem participa do Catarse, uma das maiores vantagens é poder receber brindes, incentivos e até o acesso a uma das primeiras unidades dos produtos. Trata-se, portanto, de uma relação de ganho mútuo.

3. Giral

Consultoria estratégica e de gestão para investimentos comunitários, a Giral descobre iniciativas sustentáveis e causas sociais para grandes corporações ? um grupo que está sempre em busca de engajamento com a sociedade.

A Giral propõe um plano de estratégias para o projeto, recomendando o que deve ser feito. Quando é contratada, executa o planejamento estratégico da ação, direcionando o negócio para o desenvolvimento do trabalho de sustentabilidade.

Dessa forma, sua vantagem é a expertise em causas sociais, possibilitando a rápida conexão entre propósitos e projetos. Assim, a Giral consegue um alto envolvimento tanto da empresa quanto do público ao qual será destinada cada ação.

4. ProjectHub

Outra plataforma de colaboração é a ProjectHub, uma rede de empreendedores criativos que acreditam no potencial de transformação.

A ProjectHub conecta empreendedores, investidores e marcas que estão em busca de colaboração. Logo, quem deseja empreender tem um meio para encontrar potenciais investidores.

Diante disso, para conseguir um investidor, cada projeto é avaliado a partir do modo como transformará a vida do público-alvo a partir de diversos critérios, como as bases educacional, cultural, esportiva e social.

Google, 3M, Elo, Mercado Livre, Du Pont, YouTube e Heineken são algumas das empresas que fazem parte dessa plataforma.

Gostou dessas soluções de economia criativa? Fale com o iFood Benefícios! Revolucione a alimentação dos colaboradores, parceiros e gestores sem taxa extra.

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida