Saiba o que é E-business e como empreender no mundo digital!

criado em 27 de Abril de 2023

última atualização 19 de Setembro de 2023

Leia em 6 min

Com o maior acesso à informação por parte dos habitantes, as vantagens de adquirir produtos online e de trabalhar através da internet também se popularizaram. Sendo assim, o e-business tem ganhado cada vez mais espaço e proporcionado lucros gigantescos para seus investidores e acionistas.

Que os negócios online cresceram muito nos últimos tempos, não há dúvida alguma. Segundo a Statista, em 2017 havia 1,66 bilhões de compradores online. Atualmente, o número ultrapassa os 7,6 bilhões e tende a crescer a cada dia, ainda mais com a crise que enfrentamos por causa da epidemia do novo coronavírus. 

Com base nisso, citamos aqui tudo sobre os serviços online, explicaremos o que é e-business e o porquê dele ser uma grande aposta para os próximos anos. Continue acompanhando para saber mais!

Índice:

O que é E-business e para que serve?

Atualmente, definimos o significado de e-business como todo tipo de empreendimento que funciona por meio do mundo online. Dentro dele cabem lojas, prestadoras de serviço, plataformas educativas e todo tipo de companhia que usa a internet para comercializar e vender os seus produtos.

E-business é um termo que cresceu bastante, mas nem de longe pode ser considerado recente e inovador. Seu primeiro registro foi realizado em 1955, porém, a popularização em massa ocorreu em 1997, por meio de uma campanha criada pela agência de publicidade britânica Ogilvy & Mather para a IBM.

Na época, o termo foi utilizado como uma referência para os negócios conectados, mas não necessariamente através da internet, a qual ainda dava seus primeiros passos.

Todo tipo de empresa que usa meios eletrônicos para se comunicar com seus clientes, pode ser considerada parte do e-business. Por conta disso, com o passar do tempo diversas subdivisões surgiram, de modo a identificar e estabelecer bons costumes para cada um dos meios.

A diferença entre E-business e E-commerce

Dentro desse meio, não é incomum encontrar pessoas que confundem o sentido de e-business e e-commerce. Afinal, o segundo termo tem ganhado bastante notoriedade, tanto em mídia quanto em representatividade no mercado.

No entanto, mesmo que e-commerce seja um termo mais conhecido que o e-business, na verdade, se trata de uma subdivisão dele. Ou seja, o significado de e-commerce, na realidade, é ser uma categoria de negócios eletrônicos, assim como muitas outras que têm ganhado espaço no mercado.

Sendo assim, entende-se que e-business se trata de um vocábulo abrangente, que abriga e proporciona espaço para todos os tipos de empreendedores que desejam migrar seu negócio para o mundo online ou contar com ele para a construção de uma marca de sucesso, não se restringindo apenas a venda de produtos.

E-business: suas características e benefícios

Ter um negócio totalmente fora do mundo da internet hoje em dia é praticamente impossível. Dessa forma, existem algumas características que definem o que é um E-business, como:

  • se desenvolveu 100% no ambiente digital;
  • oferece agilidade na prestação de serviços;
  • tem custos reduzidos, já que não precisa de infraestrutura física;
  • maior alcance de público na internet;
  • tecnologia faz parte de todas as estratégias;
  • geração de valor, interligando clientes e fornecedores;
  • processos otimizados.

Sendo assim, as próprias características já mostraram ser excelentes benefícios para quem decide ter um e-business. Além de poupar alguns custos, você também passa a estar em um dos ambientes mais cheios de oportunidades: a internet.

As modalidades mais comuns de E-business

Dentre os diferentes tipos de negócios E-business, destacamos os principais que encontramos com mais frequência no mercado. Confira a seguir.

B2B: Business to Business

B2B significa Business to Business, ou seja, são empresas que prestam serviços para outras empresas. Como exemplos temos empresas de comunicação corporativa, de sistemas e softwares, entre outras.

B2C: Business to Consumer

O modelo B2C é o que mais conhecemos, pois somos clientes de várias empresas desse tipo. Portanto, toda empresa que destina seu produto ou serviço para o consumidor final é uma empresa Business to Consumer. As lojas virtuais são um grande exemplo.

B2G: Business to Government

Essa categoria engloba empresas que prestam serviços para qualquer órgão do governo, geralmente servindo como um canal que liga o cidadão aos órgãos. Podemos citar como exemplo as licitações das prefeituras, fábricas e empresas de material de construção civil para obras públicas, entre outros.

C2C: Consumer to Consumer

Os negócios C2C nada mais são do que aquelas plataformas que intermediam vendedores e compradores. Para ficar mais claro, o Mercado Livre e o eBay são excelentes exemplos de sites que conectam esses dois pólos.

Saiba como se estrutura um E-business!

Além das diversas modalidades de E-business, existem também diferentes estruturas que fazem parte da construção de um negócio online. Separamos quais são a seguir, confira!

E-commerce

Como falamos anteriormente, o e-commerce funciona como uma vitrine virtual, onde o consumidor pode navegar por diversos produtos  e realizar uma compra segura, tudo em um só lugar.

BI: Business Intelligence

Para criar estratégias e melhorias mais assertivas, ter uma boa análise de dados é essencial. Por isso que as ferramentas de BI são grandes aliadas dos e-business, por fornecer insights relevantes sobre marketing, vendas, comportamento do usuário e muito mais.

Procurement

Ele nada mais é do que um sistema que ajuda a trazer mais agilidade na comunicação entre empresa e fornecedores. Para isso existem duas formas desse processo ser realizado: por e-sourcing — em que a empresa recebe lances e escolhe os fornecedores a partir disso —, e por e-informing — quando há uma troca de informações com vendedores para criar um banco de fornecedores.

SCM: Supply Chain Management

O SCM é o que diz respeito à logística do negócio. Ele é o responsável por fazer a gestão da cadeia de suprimentos, pensando na melhor forma de receber e entregar os pedidos realizados.

ERP: Enterprise Resource Planning

Esse é um sistema que controla estoque, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, entre outros. Assim é possível ter em um só lugar todo esse controle de recursos empresariais, deixando o processo automatizado.

CRM: Customer Relationship Management

A ferramenta de CRM é responsável por manter o relacionamento com clientes ou potenciais clientes que de alguma forma demonstraram interesse no seu produto ou serviço.

Dessa forma, a partir de dados como e-mail e celular, é possível manter envios de promoção e ofertas, além de etapas importantes da jornada de compra, como a conclusão, pagamento e envio do produto.

Desenvolva uma estratégia de E-business e comece a empreender!

Fluxograma para desenvolver uma estratégia de E-business.
Passos para desenvolver uma estratégia de E-business.

Não importa se você quer migrar o seu negócio offline para o online ou começar um negócio online do zero: as dicas a seguir servem para você tirar o plano do papel, seja ele qual for.

Confira a seguir como desenvolver uma estratégia de E-business de sucesso!

Defina os objetivos e faça um estudo de mercado

É muito importante que você saiba onde quer chegar e se há espaço para isso no mercado. Esse é o momento de fazer muita pesquisa para entender como andam os concorrentes, se o tipo de negócio tem sido atrativo para investidores e para o próprio consumidor final, qual seria o público-alvo, entre outros.

Determine um plano de ação

Com esses dados em mãos, é hora de pensar nas melhores estratégias para começar a alavancar o seu negócio. Você pode ter ótimas ideias a partir dos pontos fracos dos concorrentes. 

Além disso, pense em quais canais digitais você estará presente e quais serão seus parceiros nessa jornada — consultores, fornecedores, distribuidores, entre outros. Pense também sobre custos de ativação e custos que serão recorrentes na empresa.

Implemente o projeto criado

O momento ideal para investir em marketing é aqui. Pense bem na divulgação do seu produto ou serviço, sempre priorizando a entrega de valor e vantagens que o consumidor pode ter ao optar pela sua empresa. É hora de fidelizar clientes!

Monitore e avalie os desempenhos e resultados

Para saber se todas as ações foram bem sucedidas, é imprescindível medir os resultados e entender a performance das campanhas e das vendas. Além disso, é importante coletar feedbacks com seus clientes para entender o que pode ser melhorado e o que foi apontado com o positivo.

Bom, a era digital já chegou e não acompanhá-la significa ficar para trás da concorrência. Se você precisa estar sempre atento às novidades do ramo empresarial, bem como receber dicas e conselhos para tornar sua gestão ainda mais efetiva e eficaz, continue acompanhando o nosso blog

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