Não é segredo que a diversidade nas empresas nunca esteve tão em pauta. A inclusão social de diferentes pessoas deixa de ser uma opinião com margem para discordância e se torna uma regra para que as companhias sejam vistas de forma positiva no mercado e consolidem uma imagem moderna.

Afinal, com o crescimento dos movimentos sociais e a democratização na internet, quem antes dependia da visibilidade nas mídias tradicionais, hoje possui espaço e voz, alcançando os mais variados públicos

Nesse cenário, é responsabilidade das empresas levarem para a sua força de trabalho pessoas das mais variadas etnias, gêneros, religiões, classes sociais e orientações sexuais; oferecendo a elas oportunidades de se desenvolverem profissionalmente.

Neste artigo, detalharemos 4 vantagens da diversidade nas empresas com algumas dicas práticas para que você consiga agregar essas pessoas no seu quadro de funcionários. Continue acompanhando e descubra tudo!

O que é diversidade nas empresas?

A igualdade deve ser prioridade no recrutamento de colaboradores da sua empresa.

Podemos definir a diversidade nas empresas como um conjunto de colaboradores com diferentes características e que fazem parte do corpo de funcionários da companhia com condições de igualdade

Ou seja, realizam as suas demandas conforme os seus cargos, possuem salários de acordo com a média e recebem os mesmos benefícios

Por muito tempo, a diversidade nas empresas foi aderida e tratada no formato de cotas, com números específicos para a inclusão de colaboradores com diferenças.

No entanto, mesmo que esse sistema ainda seja de grande importância, atualmente é essencial que as organizações vão além deste número pré-determinado e tragam funcionários diversos para seu quadro por vontade própria e não porque uma lei exige.

Os principais tipos de diversidade

Em julho de 1991 foi estabelecida no Brasil a Lei nº 8.213, mais conhecida como Lei de Cotas. Segundo o artigo, em empresas com mais de 100 funcionários é obrigatoriedade que 2% a 5% das vagas sejam preenchidas por colaboradores portadores de deficiência ou reabilitados.

Em tempos nos quais as pessoas com essas características costumavam ficar sempre de fora do mercado de trabalho, a Lei de Cotas foi de extrema importância para fornecer novas oportunidades e, principalmente, comprovar a total capacidade de execução de atividades desses indivíduos

Porém, em um período no qual a globalização se torna cada vez maior e as diferenças cada vez mais notáveis, torna-se evidente que a diversidade nas empresas e a inclusão no mundo corporativo deve ir mais longe.

Além de agregar um maior número de indivíduos diferentes, é necessário olhar também para grupos variados, visando criar um quadro de funcionários diverso entre si, mas engajado com os objetivos da empresa

Nesse cenário é válido conhecer algumas das principais diferenças que devem ser notadas pelas companhias. Confira!

  • Etnias; 
  • Gêneros;
  • Religiões;
  • Orientações sexuais;
  • Nacionalidades;
  • Culturas;
  • Classes sociais;
  • Necessidades especiais.

4 vantagens da diversidade nas empresas

Como citamos anteriormente, a diversidade nas empresas a cada dia deixa de ser um tema debatível e tem se tornado uma verdadeira obrigação em relação à responsabilidade social das grandes companhias

No entanto, isso não significa que aderir às diferenças seja um fator exclusivamente moroso. Na realidade, as diferentes características do corpo de funcionários se tornam positivas no dia a dia da corporação. 

Sendo assim, confira abaixo 4 vantagens que a diversidade nas empresas podem trazer!

Redução dos conflitos internos 

A diversidade nas empresas traz uma cultura de respeito entre as equipes.

Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, ambientes que possuem diversidade possuem um número de conflitos até 50% menor que locais pouco inclusivos. Isto é, empresas que promovem as diferenças possuem um quadro de funcionários mais harmônico, com menos brigas e problemas de relacionamento. 

Isso acontece em grande parte por conta da cultura de igualdade e equidade, automaticamente promovida quando a companhia une pessoas diferentes. Ao proporcionar a elas funções parecidas e com remunerações semelhantes, ideias de superioridade e prepotência são quebradas

Nesse sentido, os colaboradores se demonstram mais abertos a se relacionar com todos os tipos de diferenças e a ouvir vários pontos de vista, tanto em relações pessoais quanto profissionais. 

Com isso, acatar ordens e realizar o trabalho em equipe também se torna mais simples, construindo um clima diário muito mais leve e livre de paradigmas

Aumento do lucro 

Empresas com menos conflitos possuem uma redução nos percalços para a realização de suas demandas, o que faz com que produzam melhor. Com uma capacidade produtiva aumentada, o poder de comercialização cresce também e, em consequência disso, o lucro sobe

Esse fato foi recentemente comprovado por uma pesquisa da empresa de consultoria McKinsey & Company, que relatou que diversidade nas empresas racial e étnica em seu quadro de funcionários possuem 35% maiores chances de constatar um aumento de seus lucros

Além disso, o mesmo estudo também informou que quando existem na empresa colaboradores com outros tipos de diferenças, as oportunidades de maiores rendimentos sobem para 50%. 

Nesse sentido, promover a diversidade e a inclusão proporciona não apenas um crescimento na produtividade, mas também nos lucros da empresa, tornando-a mais rentável e competitiva no mercado

Melhor performance da liderança 

A inclusão de diferentes orientações sexuais promove o ideal de igualdade na sua empresa.

Segundo artigo publicado na Forbes, empresas que tem em sua liderança pessoas do grupo LGBTQIA+ possuem performances até 61% melhores que aquelas que não promovem a diversidade de gênero e orientação sexual

Em outras palavras, companhias que possuem gestores parte da sigla LGBTQIA+ costumam ter uma apresentação mais assertiva no mercado, com maiores lucros e melhores números de produção. 

Sendo assim, é evidente que diversidade nas empresas não é apenas uma obrigação com a sociedade, mas sim uma verdadeira oportunidade de alcançar o sucesso para a trajetória da empresa.

Quanto maior a diversidade no quadro de funcionários, mais diferentes serão as ideias para melhorias e, consequentemente, mais nova e moderna a organização se apresentará para seus colaboradores, concorrentes, clientes e, também ao mercado.

Criação de um clima mais positivo para a empresa 

Quando os funcionários percebem que estão em um ambiente positivo, automaticamente os níveis de motivação dentro da empresa crescem. 

Isso ocorre porque, com o apoio dos líderes e dos gestores, os colaboradores sentem-se incentivados a proporcionar resultados positivos para a companhia e, inclusive, trabalham mais.

Nesse sentido, quanto mais bacana está o clima no local de trabalho, a tendência é que ele continue positivo e melhore a cada dia mais. Assim, diversidade nas empresas as tornam mais leve, a qualidade na realização das demandas sobe e, consequentemente, a produtividade também melhora ainda mais.

Como garantir a diversidade nas empresas: confira três dicas práticas

Deixe seus colaboradores conscientes em todo momento sobre a importância do respeito e igualdade entre todos.

Até aqui já ficou evidente o fato de que a diversidade nas empresas é um fator extremamente positivo para quem deseja trabalhar melhor e criar uma empresa mais justa. 

No entanto, é necessário ter a consciência de que vivemos em um país onde as leis de proteção às diferenças ainda são poucas, bem como o apoio a diversidade é mínimo nos mais diversos aspectos. 

Sendo assim, há pouca informação em relação à inclusão da diversidade nas empresas. Contudo, a tendência é que a cada dia esse cenário mude, principalmente em um contexto que, no qual, as organizações entendem a importância de trazer a diferença para sua força de trabalho.  

Portanto, confira abaixo 3 dicas simples e práticas para você aplicar dentro da sua companhia e torná-la uma verdadeira referência sobre adesão à diversidade e inclusão em sua região!

Realize processos seletivos mais justos 

Os processos seletivos são uma das etapas mais importantes em relação à diversidade nas empresas. Afinal, eles são a porta de entrada da corporação, onde as diferenças serão barradas ou acolhidas pelo departamento de RH. 

Sendo assim, uma das melhores maneiras de aderir diversidade é criar processos seletivos justos. Para isso, podem ser aderidos os mais diversos formatos, visando receber públicos de diferentes condições e classes sociais

Um método bacana é a seleção às cegas, onde são consideradas apenas as características técnicas do currículo, como experiência e formação universitária. Assim, é realizada a triagem e apenas depois as demais informações dos candidatos são conhecidas, no momento da entrevista formal.

Crie grupos de apoio e suporte à diversidade

Segundo um estudo realizado pela Ipsos, 70% dos brasileiros não se sentem confortáveis em seus ambientes de trabalho. Isto é, mais da metade dos trabalhadores formais no Brasil possuem incômodos em seus empregos, seja em relação ao tratamento interpessoal ou a relevância de suas opiniões profissionais. 

Nesse sentido, não é necessário ir muito longe para entender que, se tratando de diversidade nas empresas, esse número tende a ser muito maior, assim como os problemas. 

Afinal, o preconceito estrutural é sentido nos mais diversos âmbitos, não ficando de fora do local de trabalho, onde o relacionamento e as conversas com os demais funcionários são comuns. 

Por esse motivo, tão importante quanto colocar os colaboradores diversos para dentro da empresa, é dar a eles o sentimento de pertencimento à corporação. Isso pode ser feito através de grupos de apoio, aos quais eles poderão recorrer em momentos que se sentirem prejudicados ou injuriados pela atitude de algum colega. 

Desse modo, além de entender quais são aqueles profissionais que não estão de acordo com a cultura diversa da empresa, a companhia pode oferecer também um apoio mais contínuo a seus colaboradores diferentes, fornecendo todo o suporte que eles precisam para trabalhar e realizar suas demandas com segurança.

Promova capacitações em relação à diversidade

Quanto menos um assunto é conhecido, mais insegurança e temor ele gera. Isto é, podemos dizer que é quase impossível que uma empresa tenha 100% de aderência de seus funcionários em um projeto, se eles não entenderem qual é o objetivo por trás da empreitada. 

Por esse motivo, ao começar a trazer diversidade para a companhia, é muito importante oferecer aos funcionários um suporte em relação a essa atitude.

Através de treinamentos e capacitações, torna-se simples compartilhar o ideal de respeito e apoio às diferenças, onde os próprios colaboradores entenderão o porquê devem colaborar e incluir as pessoas com características diversas.

Além disso, nestes momentos de aprendizado é bacana ensinar os melhores métodos de se relacionar com as novas diferenças que estão entrando na empresa. 

Explicar o uso dos pronomes neutros, atitudes bacanas para com PCD e exemplificar falas racistas que não devem ser reproduzidas são algumas maneiras de criar um clima mais agradável e receptivo aos novos colaboradores e promover diversidade nas empresas. 

Como o IFood empresas pode ajudar na inclusão da diversidade

Que o iFood é destaque no cenário nacional, não há dúvida alguma. Porém, a cada dia mais a empresa se torna uma referência em relação ao relacionamento com seus colaboradores e na inclusão da diversidade

Moderna, tecnológica e inovadora, a companhia lançou recentemente o projeto iFood Empresas, que promete revolucionar o formato de refeições corporativas que conhecemos. 

Com ele os colaboradores podem ter verdadeiras experiências gastronômicas, ganhando cartão-presente, vale-alimentação e reembolso digital das empresas e aproveitando muitos outros benefícios. Nesse sentido, trazer alguns desses novos serviços do iFood para a sua organização é positivo em diversos sentidos.

Além de proporcionar bons momentos aos colaboradores, com eles é possível criar um ambiente mais leve, propenso à adoção e familiarização com as diferenças. Ou seja, oferecer aos funcionários um clima de qualidade, onde automaticamente eles se tornarão mais abertos ao novo projeto da empresa.

Assim, a adesão às diferenças e a inclusão da diversidade nas empresas se tornarão tarefas muito mais rápidas, ágeis e qualitativas. 

E aí, gostou das dicas e vantagens de aderir diversidade nas empresas? Esse é um tema de grande relevância e que pode proporcionar diferenças gigantes no dia a dia da sua companhia!

Sendo assim, se você deseja continuar por dentro dos melhores assuntos sobre o mundo corporativo, acompanhe o nosso blog! Aqui, postamos conteúdos sempre atualizados para quem deseja tornar sua organização mais lucrativa.

E ainda, para conhecer mais sobre o mais novo serviço que tornará a sua empresa mais moderna e automatizada, clique aqui e confira tudo sobre o iFood Refeição, o vale-refeição que conta com a experiência única iFood. 

Gostou? Compartilhe!

Por: Fernanda Capella

Coordenadora de Marketing de Conteúdo, copywriter, especialista em conteúdo de performance e comunicação. Amante de tecnologia, negócios, café e gastronomia.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.