Diversidade e Inclusão nas empresas: a importância de se promover um ambiente mais inclusivo e igualitário!

criado em 3 de Maio de 2023

última atualização 28 de Setembro de 2023

Você sabe como trabalhar diversidade e inclusão nas empresas

Empresas que investem em maior inclusão estão contribuindo para que os funcionários sejam estimulados a serem mais criativos e inovadores na organização. 

Assim, o público enxerga um maior potencial na empresa ao passo que a marca se adapta positivamente às necessidades do mercado atual. 

Neste texto vamos abordar a importância de trabalhar essas pautas dentro das empresas e como isso contribui para o potencial de inovação do seu negócio. Vamos lá?

Índice:

Diversidade e inclusão: qual a diferença?

Diversidade e inclusão são frequentemente entendidos como termos sinônimos. 

No entanto, ainda que suas raízes sejam as mesmas e eles andem juntos, não se tratam de conceitos idênticos, mas sim complementares. Confira melhor a seguir sobre cada um deles.

Diversidade

Quando falamos de diversidade, estamos nos referindo à compreensão, aceitação e valorização das diferenças entre os indivíduos, incluindo aqueles que são de diferentes raças, etnias, gêneros, religiões, orientações sexuais e idades. 

Além disso, ser empático no que diz respeito à personalidade, conjuntos de habilidades, experiências e bases de conhecimento também fazem parte da definição de diversidade nas empresas

Em outras palavras, refere-se ao conjunto de características que torna cada indivíduo único. Quando a diversidade é trabalhada nas empresas, ela busca respeitar as individualidades de cada pessoa e celebrar as diferenças.

Inclusão

Por outro lado, podemos dizer que a inclusão complementa o termo de diversidade, uma vez que ela agrega valorização às diferenças de cada pessoa. 

Nesse contexto, a inclusão social no trabalho representa um ambiente colaborativo e que apoia e respeita todos os funcionários. 

Sendo assim, quando aplicada assertivamente no local de trabalho, faz com que todos ali se sintam acolhidos e apoiados. 

Isso tem como consequência uma empresa mais saudável, alegre e produtiva, visto que os funcionários se sentem mais satisfeitos em participar de um ambiente que respeita a diversidade e apoia a inclusão de todos. 

Dados atuais sobre Diversidade e Inclusão nas empresas

Segundo o relatório de Tendências de Gestão de Pessoas 2022, feito pela consultoria global GPTW (Great Place to Work), os grupos mais trabalhados no processo de diversidade e inclusão nas empresas são:

Gráfico sobre diversidade e inclusão nas empresas.

Além disso, em 2021, 37% dos entrevistados disseram que a diversidade e inclusão eram questões prioritárias na empresa. Porém, em 2022, essa prioridade caiu para 17,9%, mostrando uma mudança de pensamento pós pandemia, dando lugar para a preocupação com a saúde mental.

A importância de cultivar a Diversidade e Inclusão nas empresas!

Cultivar a diversidade e inclusão nas organizações vai além de ter um quadro de funcionários diversificado. Essa ação promove a criação de um ambiente de trabalho mais seguro, inclusivo, empático e respeitoso, melhorando exponencialmente o clima organizacional.

Apostar em diversidade e inclusão é investir em prosperidade para o negócio, desenvolvendo a criatividade e a inovação. Com indivíduos diferentes, com vivências e bagagens distintas, as discussões são muito mais ricas e trazem pontos de vista diversos, ajudando a tomar melhores decisões.

Além disso, o respeito passa a ser a base, favorecendo a comunicação não violenta e o bom relacionamento interpessoal.

Conheça os benefícios dessa cultura para a empresa

A inserção de pessoas lgbts, mulheres, negros e pessoas com deficiência contribui para que a sua empresa se destaque, visto que todo o potencial desses profissionais será explorado, trazendo novas perspectivas e oportunidades de crescimento para a organização.

Dado isso, trabalhar a diversidade e inclusão nas empresas tem muitos benefícios, não é à toa que as grandes marcas têm adotado essa estratégia. Confira quais são as principais vantagens! 

Clima organizacional saudável e mais alegre

Em decorrência da cultura de diversidade e inclusão, o clima entre os colaboradores se torna mais positivo e amigável. 

Além disso, os funcionários passam a ter o sentimento de orgulho e felicidade em atuar dentro de uma organização que se preocupa com o seu bem-estar e suas diferenças individuais. 

De acordo com a pesquisa Employee Job Satisfaction, um tratamento com respeito por parte dos colegas e dos gestores, como um espaço aberto a novas ideias e inclusão, é um ambiente de trabalho que os funcionários têm mais procurado. 

Redução da rotatividade de colaboradores 

Uma vez que os funcionários estão mais satisfeitos com o ambiente de trabalho, é provável que eles não tenham o sentimento de querer sair da empresa. 

Dessa forma, a rotatividade vai diminuindo e a retenção de talentos começa a se tornar realidade, algo que contribui positivamente para o sucesso da empresa. 

Comunicação empática e eficaz 

Com mais pluralidade dentro da organização, consequência das ações de diversidade e inclusão na empresa, as pessoas terão mais coragem e liberdade para expor suas ideias.

Isso faz com que o ambiente de trabalho seja estimulante e possibilite uma troca de conhecimento benéfica para todos ali inseridos. 

Melhora na reputação da empresa

Como explicado acima, o consumidor moderno está cada vez mais exigente quanto às empresas que ele vai depositar sua confiança. 

Quando as organizações se mostram abertas às pautas sociais e a diversidade, deixando de lado a discriminação com grupos minoritários no mercado de trabalho, isso faz com que exista mais inovação na organização. Como consequência, há o desenvolvimento contínuo de serviços e produtos excepcionais. 

Por exemplo, o Banco Itaú tem focado no desenvolvimento de campanhas mais abrangentes e que unam todos os grupos minoritários. Com essa iniciativa, somada a boas estratégias da empresa, o banco lucrou cerca de R$ 18,1 bilhões em 2021. 

Principais grupos de Diversidade e Inclusão nas empresas

Afinal, quais grupos fazem parte das prioridades das pautas de diversidade e inclusão? Separamos a seguir cada um deles com mais detalhes sobre o que cada um significa, confira!

Gênero

Quando há discussões acerca de salários iguais e compatíveis para homens e mulheres no mercado de trabalho, estamos falando sobre gênero.

Ou então quando há uma análise no quadro de funcionários e percebe-se que existem muito mais homens que mulheres, ou poucas mulheres ocupando cargos de liderança, também é sobre gênero.

Além disso, temos também as pessoas transgêneros e não binárias, que fazem parte de uma minoria que é, muitas vezes, oprimida pela sociedade. Abrir espaço para essas pessoas é dar oportunidade para elas construírem uma vida melhor e mais saudável.

Etnia

Do mesmo modo que há uma análise sobre gênero, há também referente à etnia dos colaboradores. Ao pensar nessa pauta tão importante, a empresa passa a contribuir com oportunidades de trabalho para pessoas que enfrentam barreiras e dificuldades para encontrar boas posições no mercado.

Idade

Essa característica não é tão falada quanto outras, mas é igualmente importante. Ao ter colaboradores de diferentes gerações, a troca de informações e pontos de vista são muito mais ricos e interessantes, podendo agregar bastante para os resultados do negócio.

Orientação sexual

Ter pessoas com diferentes orientações sexuais dentro de uma empresa ajuda a incluir essa parcela da sociedade que sofre de preconceitos constantes em diversos ambientes.

Dessa forma, ao incluir pessoas homossexuais, bissexuais, assexuais, queer e mais, há a promoção de maior respeito dentro do mundo corporativo, além de ser uma luta contra as atitudes preconceituosas e homofóbicas.

PCD

Pessoas com deficiência (PCDs) é um grupo de pessoas que anseiam por oportunidades no mercado de trabalho. Para que isso ocorra da melhor forma possível, é preciso que as empresas se adaptem e ofereçam boas condições, para que esses profissionais possam exercer suas atividades e contribuir para os resultados da corporação.

Como falar sobre Diversidade e Inclusão nas empresas?

A diversidade e inclusão é um tema bastante discutido e está em alta, sendo uma boa oportunidade para divulgar conteúdos relevantes sobre o assunto com os colaboradores. Para isso, contar com a Comunicação Interna é essencial para tratar dessa pauta com seriedade.

Portanto, utilize a linguagem da empresa e comunique-se com clareza, trazendo dados e exemplos práticos para elucidar o assunto. Aproveite para mostrar o que a empresa tem feito para receber mais pessoas diversas e como isso impacta positivamente o futuro da corporação.

Saiba promover a Diversidade e Inclusão nas empresas

Apesar de ser uma pauta bastante relevante no mundo corporativo, ainda é preciso ter cautela para inserir esse assunto no dia a dia das empresas. Portanto, para que tudo seja feito de forma acessível e bem estruturada, confira alguns pontos importantes para ter atenção.

Faça um mapeamento da empresa

Antes de abordar sobre o tema, é importante ter um diagnóstico da sua empresa, ou seja, entender como a diversidade está aplicada atualmente no quadro de funcionários.

Dessa forma, separe a porcentagem e o número de pessoas pertencentes a cada grupo e veja o que pode ser feito para melhorar o cenário.

Crie uma boa comunicação interna

Como falamos anteriormente, a comunicação interna é uma grande ferramenta para disseminar em massa informações relevantes que a empresa deseja transmitir aos seus colaboradores. Portanto, crie um tópico sobre diversidade e inclusão e passe a falar mais sobre o tema recorrentemente, apostando sempre diferentes formatos de conteúdo para atrair a atenção de todos.

Reforce a empatia e o respeito como Fit Cultural

Para a diversidade ser aplicada dentro de uma empresa, ela precisa fazer parte da cultura organizacional. Dessa maneira, busque reforçar os valores da organização, a importância de ter colaboradores alinhados a essa cultura e de praticar a mesma no dia a dia.

Engaje as equipes

Promova ações de engajamento para que os colaboradores se sintam parte atuante da propagação da diversidade e inclusão nas empresas. Para isso, palestras e rodas de conversa interativas podem ajudar a esclarecer dúvidas sobre o tema. 

Além disso, é possível fazer um programa de indicação para ocupar vagas afirmativas, ou seja, vagas destinadas a pessoas pertencentes a grupos de diversidade.

Ajuste o processo de Recrutamento e Seleção

Seguindo o raciocínio anterior, adaptar o processo de recrutamento e seleção para aumentar a diversidade nas organizações é essencial para conseguir bons resultados.

Portanto, faça a análise do quadro de funcionários, busque abrir vagas afirmativas e faça a seleção de acordo com o fit cultural da empresa. Isso permitirá que as contratações sejam mais assertivas.

Diversidade e Inclusão no iFood

No iFood, o nosso compromisso com diversidade e inclusão é uma realidade que nós tentamos alinhar todos os dias dentro da cultura organizacional. Nesse contexto, queremos ser uma plataforma em que todas as pessoas se sintam acolhidas e abraçadas. 

Nosso foco está em uma busca constante de pluralidade de ideias, vozes, histórias e pessoas. O ponto de partida da nossa jornada está em um grande trabalho de conscientização que segue alguns princípios fundamentais. 

Em linhas gerais, nós temos promovido encontros mensais e desenvolvido conteúdos educativos com foco em representatividade para grupos minoritários.Desse modo, constantemente estamos trazendo pontos de vista e debates para todas e todos em campanhas contínuas que vão além das datas tradicionais. 

Além disso, nós acreditamos fortemente no aceleramento de carreiras, principalmente no de mulheres para as suas primeiras lideranças. 

Sendo assim, o iFood trabalha diversidade e inclusão de modo a resolver problemas estruturais e contribuindo para um ambiente corporativo mais diverso. 

Faça a diferença e foque na satisfação dos seus funcionários. Conheça o iFood Benefícios, com ele o seu colaborador se sente mais valorizado e alegre, ao passo que o orçamento da empresa não é prejudicado, visto que ele possibilita acesso ao PAT.

Ficou interessado? Conheça nossos serviços!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida