Você sabe como trabalhar diversidade e inclusão nas empresas

Empresas que investem em maior inclusão estão contribuindo para que os funcionários sejam estimulados a serem mais criativos e inovadores na organização. 

Assim, o público enxerga um maior potencial na empresa ao passo que a marca se adapta positivamente às necessidades do mercado atual. 

Neste texto vamos abordar a importância de trabalhar essas pautas dentro das empresas e como isso contribui para o potencial de inovação do seu negócio. 

Diversidade e Inclusão nas empresas

A diversidade e inclusão nas empresas deixou de ser uma tendência e passou a ser uma necessidade no ambiente de trabalho. 

Atualmente, as empresas que mais inovam no mercado são aquelas que trabalham esse tema de maneira frequente na rotina organizacional. 

Diversidade e inclusão nas empresas se referem, em linhas gerais, à missão, estratégia e práticas de uma companhia para fomentar um local de trabalho diversificado e inclusivo.

Sendo assim, trabalhar diversidade e inclusão nas empresas contribui para que o ambiente de trabalho se torne mais adaptável, criativo e atrativo para novos colaboradores.

Afinal, unir experiências heterogêneas e diversificar a visão de uma marca não só torna a empresa mais plural, como também auxilia em uma responsabilidade social que deve ser seguida por todas as pessoas. 

Diversidade & Inclusão: entenda as diferenças

Diversidade e inclusão são frequentemente entendidos como termos sinônimos. 

No entanto, ainda que suas raízes sejam as mesmas e eles andem juntos, não se trata de conceitos idênticos, mas sim complementares. 

Quando falamos de diversidade, por exemplo, estamos nos referindo à compreensão, aceitação e valorização das diferenças entre os indivíduos, incluindo aqueles que são de diferentes raças, etnias, gêneros, religiões, orientações sexuais e idades. 

Além disso, ser empático no que diz respeito à personalidade, conjuntos de habilidades, experiências e bases de conhecimento também fazem parte da definição de diversidade nas empresas

Em linhas, refere-se ao conjunto de características que torna cada indivíduo único. Quando a diversidade é trabalhada nas empresas, ela busca respeitar as individualidades de cada pessoa e celebrar as diferenças.

Por outro lado, podemos dizer que a inclusão complementa o termo de diversidade, uma vez que ela agrega valorização às diferenças de cada pessoa. 

Nesse contexto, a inclusão social no trabalho representa um ambiente colaborativo e que apoia e respeita todos os funcionários. 

Sendo assim, quando aplicada assertivamente no local de trabalho, faz com que todos ali se sintam acolhidos e apoiados. 

Isso tem como consequência uma empresa mais saudável, alegre e produtiva, visto que os funcionários se sentem mais satisfeitos em participar de um ambiente que respeita a diversidade e apoia a inclusão de todos. 

Principais benefícios da diversidade e inclusão para a sua empresa

A inserção de pessoas lgbts, mulheres, negros e pessoas com deficiência contribui para que a sua empresa se destaque, visto que todo o potencial desses profissionais será explorado, trazendo novas perspectivas e oportunidades de crescimento para a organização.

Dado isso, trabalhar a diversidade e inclusão nas empresas tem muitos benefícios, não é à toa que as grandes marcas têm adotado essa estratégia. Confira quais são as principais vantagens: 

Clima organizacional saudável e mais alegre

Em decorrência da cultura de diversidade e inclusão, o clima entre os colaboradores se torna mais positivo e amigável. 

Além disso, os funcionários passam a ter o sentimento de orgulho e felicidade em atuar dentro de uma organização que se preocupa com o seu bem-estar e suas diferenças individuais. 

De acordo com a pesquisa Employee Job Satisfaction, um tratamento respeito por parte dos colegas e dos gestores, como um espaço aberto a novas ideias e inclusão é um ambiente de trabalho que os funcionários têm mais procurado. 

Redução da rotatividade de colaboradores 

Uma vez que os funcionários estão mais satisfeitos com o ambiente de trabalho, é provável que eles não tenham o sentimento de querer sair da empresa. 

Dessa forma, a rotatividade vai diminuindo e a retenção de talentos começa a se tornar realidade, algo que contribui positivamente para o sucesso da empresa. 

Comunicação empática e eficaz 

Com mais pluralidade dentro da organização, consequência das ações de diversidade e inclusão na empresa, as pessoas terão mais coragem e liberdade para expor suas ideias.

Isso faz com que o ambiente de trabalho seja estimulante e possibilite uma troca de conhecimento benéfica para todos ali inseridos. 

Melhora na reputação da empresa

Como explicado acima, o consumidor moderno está cada vez mais exigente quanto às empresas que ele vai depositar sua confiança. 

Quando as organizações se mostram abertas às pautas sociais e a diversidade, deixando de lado a discriminação com grupos minoritários no mercado de trabalho, isso faz com que exista mais inovação na organização. Como consequência, há o desenvolvimento contínuo de serviços e produtos excepcionais. 

Por exemplo, o Banco Itaú tem focado no desenvolvimento de campanhas mais abrangentes e que unam todos os grupos minoritários. Com essa iniciativa, somada a boas estratégias da empresa, o banco lucrou cerca de R$ 18,1 bilhões em 2021. 

Diversidade e Inclusão no iFood

No iFood, o nosso compromisso com diversidade e inclusão é uma realidade que nós tentamos alinhar todos os dias dentro da cultura organizacional. Nesse contexto, queremos ser uma plataforma em que todas as pessoas se sintam acolhidas e abraçadas. 

Nosso foco está em uma busca constante de pluralidade de ideias, vozes, histórias e pessoas. O ponto de partida da nossa jornada está em um grande trabalho de conscientização que segue alguns princípios fundamentais. 

Em linhas gerais, nós temos promovido encontros mensais e desenvolvido conteúdos educativos com foco em representatividade para grupos minoritários.Desse modo, constantemente estamos trazendo pontos de vista e debates para todas e todos em campanhas contínuas que vão além das datas tradicionais. 

Além disso, nós acreditamos fortemente no aceleramento de carreiras, principalmente no de mulheres para as suas primeiras lideranças. 

Sendo assim, o iFood trabalha diversidade e inclusão de modo a resolver problemas estruturais e contribuindo para um ambiente corporativo mais diverso. 

Faça a diferença e foque na satisfação dos seus funcionários. 

Conheça o iFood Benefícios, com ele o seu colaborador se sente mais valorizado e alegre, ao passo que o orçamento da empresa não é prejudicado, visto que ele possibilita acesso ao PAT.
Ficou interessado? Conheça nossos serviços!

Gostou? Compartilhe!

Por: iFood Benefícios

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.