Dinâmica de grupo online ou presencial nada mais é do que uma forma descontraída de encontrar o que a empresa busca. Essas atividades são conhecidas pelo seu objetivo de extrair ou compartilhar certos conhecimentos aos participantes, mas o que muitos gestores ainda não sabem é que elas também servem para inspirar motivação no trabalho.

Sim, além de poderem ser usadas em processos seletivos e na capacitação de funcionários, as dinâmicas em grupo também funcionam como um incentivo de engajamento para o time. 

Neste artigo você vai conferir como motivar uma equipe com 8 ideias diferentes de dinâmica de grupo online.  

Qual a importância da dinâmica de grupo online? 

As dinâmicas em grupo, tanto online quanto presenciais, são uma maneira da empresa conhecer seus colaboradores mais a fundo. Através dessas atividades coletivas é possível entender como os indivíduos trabalham seus pontos fortes e fracos, além de analisar como eles agem em diferentes situações.

Mas especialmente em tempos de pandemia e trabalho remoto, existe um caráter mais profundo da dinâmica de grupo online que merece ser avaliado. E ele diz respeito ao impacto que essa atividade pode trazer na motivação dos colaboradores. Uma pesquisa realizada pela 4hunter revelou que mais da metade dos entrevistados, 55%, estava insatisfeita com o emprego.

Muitas vezes a infelicidade no trabalho vem da falta de motivação, e é por isso que as empresas precisam se preocupar com essa questão. Além de trabalhar a motivação por meio de fatores mais individuais, como boas remunerações e plano de carreira, é preciso incentivá-los também no dia a dia, por meio de um ambiente de trabalho leve e de um clima e cultura organizacional bons. E é aí que a dinâmica em grupo online pode ser uma grande aliada. 

Com o home office e a falta de contato presencial entre a equipe, é preciso tomar cuidado para que as relações interpessoais não se percam. O “espírito de time” deve permanecer sempre, independente do modelo de trabalho. Assim os colaboradores se relacionam com mais positividade e sinergia, e isso transparece nos resultados da operação. 

Nesse sentido, criar uma rotina de dinâmicas para incentivar esse contato mais próximo pode manter esse espírito aceso, além de contribuir para que novos funcionários que venham a integrar no time se sintam acolhidos.

Dinâmicas onlines X presenciais: o que muda? 

É importante frisar que a intenção da dinâmica em grupo online é a mesma da dinâmica presencial. A maior diferença entre os dois modelos é o fato da dinâmica online acontecer digitalmente, por meio de ferramentas de interação virtual.

Hoje existem diversas ferramentas que a sua empresa pode utilizar para realizar uma dinâmica de grupo online, como o Zoom Meetings, Google Meet, Hangouts ou Skype. 

Mas independentemente da solução que você escolher, uma coisa é certa: a dinâmica virtual, assim como a presencial, exige um planejamento detalhado para que ocorra conforme o esperado.

Além de pensar em qual dinâmica e ferramenta você vai utilizar, é preciso pensar em alguns pontos:

  • acesso à ferramenta: disponibilize os links das reuniões para os participantes e explique o passo a passo técnico para acessá-la, caso seja necessário;
  • invites: envie convites para a agenda dos participantes e deixe o horário reservado;
  • tempo: defina o tempo de duração médio da dinâmica e passe essa estimativa para os envolvidos se programarem;
  • conexão e ajustes técnicos: faça testes para testar a internet e áudio dos participantes antes de começar a dinâmica e certifique-se de que todos estão em um ambiente adequado, sem muitos ruídos ao fundo. 

É importante frisar que ser online é diferente de ser completamente informal. Assim como em atividades feitas presencialmente, os participantes devem se atentar aos horários e às regras definidas anteriormente a dinâmica. Mas lembre-se: quanto mais leve for uma dinâmica coletiva, melhor será a experiência e o resultado tanto para empresa quanto para o time.

8 Dinâmicas para motivar sua equipe

Então, vamos à prática! Listamos aqui algumas ideias de dinâmica em grupo online para você utilizar com o seu time:

1. Interação

Para estrear os momentos de dinâmica entre o time, uma sugestão legal é começar com atividades de interação que visam entender as características pessoais de cada um.

Como funciona: junte toda a equipe em uma videoconferência e peça para que peguem papel e caneta. Os participantes devem escrever 3 qualidades, 3 defeitos e 3 objetivos de vida pessoal e profissional que possuem. Dê um tempo de 10 minutos para essa etapa, e depois peça para que cada um apresente o que escreveu brevemente.

2. Quem você levaria

O objetivo dessa atividade é incentivar que os funcionários aprendam e reconheçam as aptidões uns dos outros. Por meio dela o RH pode identificar quem são as pessoas reconhecidas como liderança entre o time, bem como aquelas que têm bons relacionamentos com a equipe.

Como funciona: para substituir o lápis e o papel que seriam usados na versão presencial da dinâmica, você pode usar um formulário anônimo do Google. No form, insira perguntas como:

  • Se você fosse organizar uma festa, quem do time escolheria para ser seu ajudante?
  • Se você fosse passar um mês em uma ilha deserta, quem do time escolheria para levar junto?
  • Se você ganhasse uma viagem e pudesse levar dois acompanhantes, quem do time seria?

Para que as pessoas se sintam mais à vontade, é importante que as respostas sejam anônimas. Então, não se esqueça de fazer um formulário que não pede identificação!

3. Desafio

Além de servir para quebrar o gelo, essa dinâmica tem como objetivo desenvolver a confiança individual e coletiva do time para assumir desafios. Para os gestores e o RH, ela serve como um termômetro para indicar quem está mais disposto a se arriscar e quem prefere passar responsabilidades adiante.

Como funciona: os gestores simulam uma situação de crise e pedem para os participantes buscarem soluções. A atividade pode ser feita individualmente ou em pequenos grupos; no caso da segunda opção você pode usar ferramentas como o Zoom. Após as discussões, os gestores se reúnem com os colaboradores para entender as estratégias que foram pensadas.

4. Liderança

Essa dinâmica dá insumos para os gestores e o RH analisarem as competências, habilidades e maneiras de pensar de cada participante. Por meio dela é possível visualizar como cada pessoa reage a um grande desafio. 

Como funciona: peça para os colaboradores que se imaginem em uma ilha deserta, na qual não tem comida, bebida, ou embarcação. Depois, saia da sala e deixe o time discutir possíveis estratégias para sair da ilha nessa situação. Passados alguns minutos, volte e veja o que foi discutido.

PS: utilizando recursos como o Zoom você consegue utilizar salas virtuais separadas.

5. Verdades e mentiras

Essa dinâmica visa estimular a interação e aproximação entre os colaboradores, fazendo-os se conhecerem para além do trabalho. O ideal é ser realizada em grupos de pelo menos 4 ou 5 pessoas, e a duração é de cerca de 15 minutos.

Como funciona: cada colaborador faz três afirmações sobre si mesmo, sendo duas delas verdadeiras e a outra, uma mentira. Os demais participantes precisam descobrir qual das afirmações é falsa. 

6. E se?

Se o seu objetivo com a dinâmica de grupo online é, além de incentivar a integração entre o time, estimular a criatividade, o jogo do “e se” cairá como uma luva. 

Como funciona: os participantes devem ser divididos em pequenos times e ordenados em ordem alfabética. Cada um vai responder uma pergunta feita pelo funcionário anterior, e fazer uma pergunta para o próximo. 

Mas atenção: todas as perguntas devem começar com “e se..”, e as respostas devem ser as mais criativas e inesperadas possíveis. Por exemplo, alguém pergunta “e se as nuvens fossem doces?” e o outro responde “choveria açúcar”. Solte a imaginação!

7. Fato raro

Essa atividade também tem o intuito de aproximar os colaboradores, e pode ser realizada em pequenos grupos. 

Como funciona: os participantes são agrupados conforme o número de pessoas (duplas, trios, etc), e cada pessoa conta para o grupo uma situação da sua vida pessoal que ela considera rara. Os demais compartilham se já viveram tal situação e debatem se é mesmo algo raro ou não. 

Além de ser uma dinâmica para descontração, também ajuda a criar e manter o relacionamento e a empatia entre o time. 

8. Quatro quadrantes

Por fim, aqui vai uma atividade perfeita para “quebrar o gelo” entre os participantes: o Quatro Quadrantes. Para fazer essa dinâmica, você vai precisar de um quadro branco virtual (como o Google Jamboard ou o Microsoft White Board).

Como funciona: os gestores ou o time de RH definem quatro perguntas, como “Qual legado você quer deixar na empresa?” ou “Qual a experiência profissional mais marcante que você já teve?”. Então, cada participante desenha duas linhas – uma horizontal e uma vertical – no quadro branco, separando a tela em quatro quadrantes, e responde às perguntas utilizando desenhos.

Depois do período estipulado (10 ou 15 minutos, por exemplo), cada um apresenta suas respostas.

Quer motivar ainda mais o seu time?

Dinâmicas estimulam a interação social e têm um papel valioso na motivação do seu time, mas existe algo que todo mundo gosta e pode ser uma motivação a mais: comida. Foi pensando nisso que criamos o cartão iFood Benefícios, o vale-refeição e vale-alimentação com maior cobertura e flexibilidade do Brasil. 
Clique aqui para descobrir porque o iFood Benefícios pode motivar ainda mais a sua equipe!

Gostou? Compartilhe!

Por: iFood Benefícios

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.