Confira 8 Dinâmicas de Grupo Online e melhore seu processo seletivo!

criado em 6 de Julho de 2023

última atualização 9 de Outubro de 2023

Uma dinâmica de grupo online ou presencial nada mais é do que uma forma descontraída de encontrar o que a empresa busca. Essas atividades são conhecidas por terem o objetivo de extrair ou compartilhar certos conhecimentos aos participantes. No entanto, o que muitos gestores ainda não sabem é que elas também servem para inspirar motivação no trabalho.

Além de poder utilizá-las em processos seletivos e na capacitação de funcionários, as dinâmicas em grupo também funcionam como um incentivo de engajamento para o time

Ao longo deste artigo, você vai conferir como motivar uma equipe com 8 ideias diferentes de dinâmicas de grupo online.

Índice:

O que é Dinâmica de Grupo Online?

Uma dinâmica de grupo online consiste na reunião de um grupo de pessoas em alguma ferramenta de comunicação, seja por texto, voz ou vídeo, a fim de realizar atividades interativas.

Dessa forma, a dinâmica de grupo pode ter diferentes objetivos e finalidades, além de se adaptar a diversos formatos, como o online. Vemos a presença de dinâmicas em grupo em processos seletivos, em ações de endomarketing e em momentos de descontração e lazer.

Qual a importância da dinâmica de grupo online? 

As dinâmicas em grupo, tanto online quanto presenciais, possibilitam que a empresa conheça seus colaboradores mais a fundo. Através dessas atividades coletivas, é possível entender como os indivíduos trabalham seus pontos fortes e fracos, além de analisar como eles agem em diferentes situações.

Contudo, especialmente em tempos de trabalho remoto, existe um caráter mais profundo da dinâmica de grupo online que merece ser avaliado: o impacto que essa atividade pode trazer na motivação dos colaboradores. Muitas vezes, a infelicidade no trabalho surge da falta de motivação, e é por isso que as empresas precisam se preocupar com essa questão.

Além de trabalhar a motivação por meio de fatores mais individuais, como boas remunerações e planos de carreira, é preciso incentivar os colaboradores no dia a dia, por meio de um ambiente de trabalho leve e de um clima e cultura organizacionais satisfatórios. Nesse sentido, a dinâmica em grupo online pode ser uma grande aliada.

Com o home office e a falta de contato presencial entre os integrantes da equipe, é preciso tomar cuidado para que as relações interpessoais não se percam. O “espírito de time” deve permanecer sempre, independentemente do modelo de trabalho. Com isso, os colaboradores se relacionam com mais positividade e sinergia, influenciando nos resultados da operação

Dinâmicas Onlines X Presenciais: qual a diferença além do local?

É importante frisar que a intenção da dinâmica em grupo online é idêntica à da dinâmica presencial. A maior diferença entre os dois modelos é o fato de a dinâmica online acontecer digitalmente, por meio de ferramentas de interação virtual.

Atualmente, existem diversas ferramentas que a sua empresa pode utilizar para realizar uma dinâmica de grupo online, como o Zoom Meetings, Google Meet, Hangouts ou Skype. 

Mas, independentemente da solução que você escolher, uma coisa é certa: a dinâmica virtual, assim como a presencial, exige um planejamento detalhado para que ocorra conforme o esperado.

Como funciona uma dinâmica em grupo online?

Mulher  fazendo anotações em uma dinâmica de grupo online por chamada de vídeo.
Conheça as múltiplas dinâmicas de grupo online para motivar a sua equipe!

Além de pensar em qual dinâmica e ferramenta você vai utilizar, é preciso pensar em alguns pontos:

  • Acesso à ferramenta: disponibilize os links das reuniões para os participantes e explique o passo a passo técnico para acessar a ferramenta, caso seja necessário;
  • Invites: envie convites para a agenda dos participantes e deixe o horário reservado;
  • Tempo: defina o tempo de duração médio da dinâmica e passe essa estimativa para os envolvidos se programarem;
  • Conexão e ajustes técnicos: faça testes para verificar a conexão à internet e o funcionamento do áudio dos participantes antes de começar a dinâmica, certificando-se de que todos estão em um ambiente adequado, sem muitos ruídos ao fundo.

É importante frisar que ser online é diferente de ser completamente informal. Assim como em atividades feitas presencialmente, os participantes devem se atentar aos horários e às regras definidos anteriormente à dinâmica.

Mas lembre-se: quanto mais leve for uma dinâmica coletiva, melhor será a experiência e o resultado tanto para empresa quanto para o time.

8 ideias de Dinâmica de Grupo Online

Agora que você já sabe a importância das dinâmicas de grupo online e quais pontos devem ser levados em consideração no momento de planejá-las, chegou o momento de conhecer dicas inspiradoras de atividades que podem ser feitas para motivar a sua equipe. A seguir, listamos 8 ideias de dinâmicas de grupo online para você utilizar com o seu time:

1. Interação

Para iniciar os momentos de dinâmica entre o time, uma sugestão legal é começar com atividades de interação, a fim de entender as características pessoais de cada um.

Como funciona: junte toda a equipe em uma videoconferência e peça para que cada pessoa pegue papel e caneta. Os participantes devem escrever 3 qualidades, 3 defeitos e 3 objetivos de vida pessoal e profissional que possuem. Dê um tempo de 10 minutos para essa etapa e, depois, peça para que cada um apresente o que escreveu brevemente.

2. Quem você levaria

O objetivo dessa atividade é incentivar que os funcionários aprendam e reconheçam as aptidões uns dos outros. Por meio dela, o RH pode identificar quem são as pessoas reconhecidas como líderes entre os times, bem como aquelas que têm bons relacionamentos com a equipe.

Como funciona: para substituir o lápis e o papel que seriam usados na versão presencial da dinâmica, você pode usar um formulário anônimo do Google. No formulário, insira perguntas como:

  • Se você fosse organizar uma festa, quem do time escolheria para ser seu ajudante?
  • Se você fosse passar um mês em uma ilha deserta, quem do time escolheria para levar junto?
  • Se você ganhasse uma viagem e pudesse levar dois acompanhantes, quem do time seria?

Para que as pessoas se sintam mais à vontade, é importante que as respostas sejam anônimas. Então, não se esqueça de fazer um formulário que não peça identificação!

3. Desafio

Além de servir para “quebrar o gelo”, essa dinâmica tem como objetivo desenvolver a confiança individual e coletiva do time para assumir desafios. Para os gestores e o RH, ela serve como um termômetro para indicar quem está mais disposto a se arriscar e quem prefere passar as responsabilidades para a frente.

Como funciona: os gestores simulam uma situação de crise e pedem para os participantes buscarem soluções. A atividade pode ser feita individualmente ou em pequenos grupos. No caso da segunda opção, você pode usar ferramentas como o Zoom. Após as discussões, os gestores se reúnem com os colaboradores para entender as estratégias que foram pensadas.

4. Liderança

Essa dinâmica dá insumos para os gestores e o RH analisarem as competências, habilidades e maneiras de pensar de cada participante. Por meio dela, é possível visualizar como cada pessoa reage a um grande desafio. 

Como funciona: peça para os colaboradores que se imaginem em uma ilha deserta, na qual não há comida, bebida ou embarcação. Depois, saia da sala e deixe o time discutir possíveis estratégias para sair da ilha nessa situação. Passados alguns minutos, volte e veja o que foi discutido.

Utilizando recursos como o Zoom, você consegue utilizar salas virtuais separadas para as discussões.

5. Verdades e mentiras

Essa dinâmica tem o intuito de estimular a interação e aproximação entre os colaboradores, fazendo-os se conhecerem para além do trabalho. O ideal é realizá-la em grupos de pelo menos 4 ou 5 pessoas, com duração média de 15 minutos.

Como funciona: cada colaborador faz três afirmações sobre si mesmo, sendo duas delas verdadeiras e a outra, uma mentira. O objetivo é que os demais participantes descubram qual das afirmações é falsa.

6. E se?

Se o seu objetivo com as dinâmicas de grupo online é, além de incentivar a integração entre o time, estimular a criatividade, o jogo do “E se?” será excelente para essa meta.

Como funciona: os participantes devem ser divididos em pequenos times e ordenados em ordem alfabética. Cada um vai responder a uma pergunta feita pelo funcionário anterior e, após isso, fazer uma pergunta para o próximo.

Mas atenção: todas as perguntas devem começar com “e se..”, e as respostas devem ser as mais criativas e inesperadas possíveis. Por exemplo: alguém pergunta “E se as nuvens fossem doces?”, e o outro responde “Choveria açúcar”. Solte a imaginação!

7. Fato raro

Essa atividade também tem o intuito de aproximar os colaboradores, podendo ser realizada em pequenos grupos. 

Como funciona: primeiramente, os participantes são agrupados conforme o número de pessoas (duplas, trios ou quartetos). Depois, cada pessoa conta para o grupo uma situação de sua vida pessoal que ela considera rara. Os demais compartilham se já viveram tal situação e debatem se é mesmo algo raro ou não. 

Além de ser uma dinâmica para descontração, também ajuda a criar e manter o relacionamento e a empatia entre o time.

8. Quatro quadrantes

Por fim, aqui vai uma atividade perfeita para “quebrar o gelo” entre os participantes. Conhecida como Quatro Quadrantes, para fazer essa dinâmica, você vai precisar de um quadro branco virtual, como o Google Jamboard ou o Microsoft Whiteboard.

Como funciona: os gestores ou o time de RH definem quatro perguntas, como “Qual legado você quer deixar na empresa?” ou “Qual a experiência profissional mais marcante que você já teve?”. A partir de então, cada participante desenha duas linhas – uma horizontal e uma vertical – no quadro branco, separando a tela em quatro quadrantes e respondendo às perguntas por meio de desenhos.

Depois do período estipulado (10 ou 15 minutos, por exemplo), cada um apresenta suas respostas.

Vantagens de aplicar uma Dinâmica de Grupo Online

Afinal, porque é interessante aplicar uma dinâmica de grupo online dentro de uma equipe? Confira a seguir os principais motivos.

Romper o gelo

As dinâmicas são ótimas para um primeiro contato com novos integrantes ou candidatos, já que deixam o ambiente mais descontraído. É o que chamamos de “quebra gelo”, ou seja, serve para quebrar aquele silêncio inicial e traz insumos para que a conversa entre as pessoas aconteça.

Avaliar o perfil dos participantes

Durante um processo seletivo é comum que se realizem dinâmicas de grupo entre os candidatos para avaliar seu comportamento e perfil. Dessa forma, geralmente os profissionais são postos diante de uma situação-problema e precisam encontrar soluções juntos ou individualmente.

Analisar as skills dos candidatos

Além do perfil comportamental, as dinâmicas também podem mostrar as habilidades dos candidatos a uma vaga da sua empresa. Assim, o mediador da dinâmica pode conduzir os participantes para que expliquem seus raciocínios para solucionar a problemática exposta. Durante as explicações, será possível identificar as principais skills de cada candidato.

Uma super dica para motivar ainda mais seu time!

Dinâmicas estimulam a interação social e têm um papel valioso na motivação do seu time, mas existe algo que todo mundo gosta e pode ser uma motivação a mais: comida. Foi pensando nisso que criamos o cartão iFood Benefícios, o vale-refeição e alimentação com maior cobertura e flexibilidade do Brasil. 

Clique aqui e descubra os motivos pelos quais o iFood Benefícios pode motivar ainda mais a sua equipe e alimentar o futuro do trabalho!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida