Que o dia dos pais é uma data muito importante não é novidade para ninguém. No entanto, este dia não precisa ficar somente no âmbito da comemoração familiar. É possível estendê-lo para as empresas, que podem se mobilizar para a organização de um dia dos pais empresarial.

No caso do Brasil, o dia dos pais é comemorado sempre no segundo domingo do mês de agosto. Com isso, tornou-se uma tradição homenagear as pessoas que dedicam parte de suas vidas para cuidar dos filhos, exaltando a importância da paternidade. E isso pode ser feito, também, no mundo corporativo!

Encontrar formas de valorizar os seus colaboradores e suas famílias é uma atitude essencial para aumentar o engajamento deles e, consequentemente, a motivação no ambiente de trabalho.

Para te ajudar nisso, preparamos este artigo com sete dicas valiosas de ações e benefícios para fazer um dia dos pais empresarial de sucesso. Continue a leitura e confira!

Como surgiu o dia dos pais?

A origem da comemoração do dia dos pais é relativamente recente. Na realidade, essa data surgiu nos Estados Unidos, especificamente no início do século XX.

As primeiras celebrações estiveram relacionadas à Sonora Smart Dodd, uma artista, escritora e filha de um veterano da Guerra Civil Americana que morava no estado de Washington.

De acordo com relatos históricos, em 1909, Sonora realizou uma petição e a enviou à Associação Ministerial de Spokane, a fim de solicitar a oficialização da data em homenagem ao seu pai. Com isso, ainda não oficialmente, o primeiro dia dos pais celebrado nos Estados Unidos aconteceu no dia 19 de junho de 1910.

Entretanto, mesmo com toda a sua importância, a data se tornou oficial no país apenas em 1966, com a determinação de ser comemorada anualmente no terceiro domingo de junho. Somente em 1972, com o presidente Richard Nixon, essa comemoração se tornou feriado nacional nos Estados Unidos.

Já no Brasil, o dia dos pais começou a ser comemorado na década de 1950. Tudo começou com uma iniciativa do publicitário Sylvio Bhering, no jornal O Globo. Seu objetivo era conseguir mais anúncios publicitários no jornal, além de incentivar o comércio.

Assim, a data se popularizou em todo o país e, para não prejudicar os dias úteis nas corporações, ela passou a ser comemorada no segundo domingo do mês de agosto, perdurando até os dias de hoje.

E não é só entre as famílias que essa comemoração pode ser realizada. Também é possível organizar um dia dos pais empresarial, homenageando os colaboradores que têm filhos com ações e benefícios.

Dia dos pais corporativo

A comemoração do dia dos pais na empresa incentiva os colaboradores a terem mais motivação no trabalho.

O dia dos pais corporativo é uma grande oportunidade para promover o engajamento e bem-estar dos seus colaboradores no ambiente de trabalho, seja ele presencial ou remoto.

Organizar eventos, ações e disponibilizar outros benefícios no mês de agosto com a temática familiar são formas de garantir momentos agradáveis que, a longo prazo, podem resultar em ganhos positivos para a companhia, possibilitando inúmeras melhorias no clima organizacional.

Mas, se você ainda está em dúvida sobre o que fazer, vamos te explicar melhor, em seguida, como conseguir proporcionar um dia dos pais na empresa para seus times e equipes.

O que fazer para comemorar o dia dos pais na empresa?

Uma boa comemoração de dia dos pais empresarial precisa ser bem organizada e planejada para proporcionar momentos memoráveis e com bastante engajamento dos colaboradores.

Contudo, é válido lembrar que, do mesmo modo que é tão importante essa data comemorativa, também é essencial garantir uma cultura empresarial favorável às pessoas no dia a dia, inclusive aos pais. Nesse sentido, a licença paternidade estendida, por exemplo, é uma maneira de as empresas mostrarem o seu reconhecimento do papel paterno durante a criação dos filhos.

Mas, além disso, é muito satisfatório não deixar que datas especiais passem sem ser lembradas. Por isso, listamos sete dicas que vão te ajudar na escolha das melhores ações a serem feitas na empresa em comemoração ao dia dos pais.

Então, confira o que fazer para um dia dos pais empresarial e incentive as celebrações e o desenvolvimento de um ambiente cada vez mais acolhedor.

Eventos para saúde e bem-estar

Promover eventos para saúde e bem-estar é uma excelente opção para o dia dos pais corporativo.

Os eventos, de forma geral, são oportunidades ótimas de entregar conhecimento, gerar conversas sobre determinados temas e aumentar a integração entre os times da empresa.

Quando falamos de dia dos pais, uma dica é organizar eventos sobre saúde e bem-estar. Para as pessoas responsáveis por filhos, essas ações são muito relevantes e significativas.

Alguns exemplos são:

  • Palestras;
  • Rodas de conversa;
  • Atividades interativas, como workshops.

Coffee break

Um coffee break descontraído pode ser uma das ações para o dia dos pais empresarial.

Relacionado ao item anterior, o coffee break é um momento ótimo para incentivar as conversas e reunir os colaboradores em um ambiente tranquilo no trabalho.

Uma boa “pausa para o café” dá ainda mais motivos para comemorar o dia especial dos pais em uma demonstração de cuidado com os profissionais.

São muitos pontos positivos desse momento, como relaxar a mente para trabalhar com mais eficiência na volta da pausa, diminuir o impacto negativo do sedentarismo, promover a interação entre colaboradores de outras áreas, entre muitos outros.

Café da manhã especial

Organize um café da manhã especial para comemorar o dia dos pais na empresa!

Quem não gosta de iniciar o dia com um caprichado café da manhã? Pois é! Esse agrado pode ser demonstrado aos profissionais com uma surpresa matinal no ambiente corporativo. É um momento incrível para trocas de experiências e conversas espontâneas entre os times.

Para um presente ainda mais personalizado, o café da manhã pode ser dado de forma individual, respeitando os gostos e limitações de cada pessoa. Essa é uma alternativa bastante utilizada por empresas que trabalham no modelo remoto de trabalho ou, até mesmo, híbrido.

Dia com o filho na empresa

Proporcionar um dia com o filho na empresa vai deixar o dia dos pais corporativo mais alegre!

Outra atividade especial para fazer no dia dos pais empresarial é preparar o ambiente da companhia para receber os filhos dos colaboradores.

Assim, a família tem a oportunidade de conhecer todos os detalhes de onde e com quem os pais trabalham. Essa interação com os outros colegas da equipe também promove proximidade e maior engajamento na empresa.

Além disso, neste dia, a organização de atividades interativas e dinâmicas com os colaboradores e seus filhos é super bem-vinda para uma comemoração divertida para todas as pessoas.

Lembrancinhas personalizadas

Para uma comemoração de dia dos pais empresarial inesquecível, aposte em lembrancinhas personalizadas.

Ganhar presentes em uma data especial é bom, mas receber lembrancinhas personalizadas é melhor ainda! Quanto mais pessoais forem os presentes, mais reconhecidos os colaboradores irão se sentir no dia dos pais empresarial organizado.

É uma boa hora para abusar da criatividade. Vamos às opções?

  • Cartinhas escritas e assinadas pelas equipes para os pais;
  • Canecas personalizadas com fotos da família ou dos times;
  • Camisetas temáticas na medida certa para cada pessoa;
  • Mural de fotos para os colaboradores.

São muitas ideias para planejar e organizar um dia dos pais na empresa para ficar na memória! Por isso, não se esqueça de avaliar muito bem o estilo e os gostos de cada pessoa.

Realizar uma pesquisa rápida com algumas perguntas de preferências antes de presentear pode ser uma solução para não errar na hora de escolher.

Vale-cultura

Além de atividades e ações a serem realizadas no ambiente da própria corporação, também podem ser oferecidos alguns benefícios para a comemoração do dia dos pais empresarial, principalmente em se tratando de empresas remotas.

Mais do que ser um ótimo presente para os papais na data comemorativa, o vale-cultura, por exemplo, ajuda no acesso ao conhecimento, desenvolvimento pessoal e promove atividades em família.

Esse benefício pode ser usado pelos colaboradores para ir ao cinema, teatro, museus, bem como fazer compras de livros, jornais e revistas.

Uma das principais vantagens do vale-cultura é o fato de ser cumulativo, sem prazo de validade. Com isso, o saldo do cartão não precisa ser utilizado até uma data específica.

Cartão presente de dia dos pais

Quando o assunto é data comemorativa, o cartão presente é um dos queridinhos. Já pensou em oferecê-lo para os seus colaboradores no dia dos pais?

Essa é a forma mais flexível de motivar e presentear os papais para que eles escolham como utilizar o saldo disponível. Isso é possível com o iFood Card!

Por ser um benefício fácil de contratar e extremamente adaptável a diversas situações, o iFood Card também pode funcionar como premiação em eventos. Quer saber com mais detalhes como funciona e aderir para a sua empresa? Clique aqui e confira um conteúdo exclusivo em que te contamos mais sobre isso.

E, agora que você já viu todas as dicas deste artigo, chegou a hora de planejar e fazer um dia dos pais empresarial incrível, cheio de presentes e benefícios para incentivar o engajamento e aumentar a satisfação dos colaboradores, principalmente dos pais.

Gostou? Compartilhe!

Por: Larissa Trento Oliveira

Formada em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo, Larissa é BP no iFood há dois anos e tem paixão por trazer impacto diretamente no desenvolvimento de pessoas com sua profissão e, como consequência, agregar valor para o business. Mãe de pet de carteirinha, é amante de corrida e exercícios físicos, principalmente quando envolve passear com o Zeca, seu border collie. Larissa já atuou como BP do time iFood Colômbia, México, iFood Shop, Marketing e agora atua como ponto focal do RH para crescimento do iFood Benefícios.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.