Design Thinking: conheça esse método e inove o RH da sua empresa!

criado em 4 de Maio de 2023

última atualização 28 de Setembro de 2023

Leia em 7 min

O design thinking para RH é uma abordagem do design integrada ao setor de Recursos Humanos para potencializar os resultados para a empresa.

Isto porque esta é uma maneira de encontrar soluções inovadoras e que estejam alinhadas à real necessidade de clientes ou colaboradores. Assim, é possível colocar as necessidades de pessoas que são fundamentais para o sucesso de uma organização no centro das atenções.

Quer saber mais sobre como funciona este processo? Então, continue a leitura! No blog de hoje, vamos falar sobre todas as etapas de aplicação do design thinking para RH.

Índice:

O que é Design Thinking?

O termo design thinking, em tradução livre, se refere à “pensar como um designer”. Assim, está ligado à ideia de “pensar fora da caixa” e encontrar soluções inovadoras para atender às necessidades das pessoas envolvidas.

Dessa forma, o termo não pode ser considerado uma metodologia, já que não oferece um método específico para ser seguido em todas as situações, mas sim uma abordagem. 

Isto porque a ideia se relaciona ao processo de estimular o pensamento crítico e criativo. Assim, é possível desenvolver insights colaborativos e transformadores para converter as limitações em diferenciais positivos e gerar valor para a empresa.

Nesse sentido, o objetivo do design thinking para RH é proporcionar soluções para desafios internos da organização. Para isso, as empresas buscam compreender todas as etapas envolvidas no processo analisado com o intuito de encontrar pontos de melhoria. 

A partir daí, é preciso adotar o “pensamento de designer” para desenvolver produtos, processos ou estratégias que possam otimizar a experiência das pessoas durante a realização destas atividades e garantir a gestão da qualidade dos procedimentos.

Para que serve essa metodologia?

A metodologia do design thinking serve para desenvolver soluções, ou seja, resolver problemas, sempre com foco em pessoas. Dessa forma, ela também serve para ajudar na criatividade e inovação, além de ser uma maneira de reduzir riscos em novas empreitadas ou no lançamento de novos produtos.

Mesmo sendo uma disciplina do design, essa metodologia pode ser utilizada por profissionais de diversas áreas e para diferentes contextos, como é o caso do design thinking para RH. Os profissionais de recursos humanos de uma empresa podem ter o DT como uma ferramenta auxiliar na hora de desenvolver novos projetos voltados para os colaboradores.

A importância do Design Thinking para a empresa

Se uma empresa deseja obter sucesso tanto em seus empreendimentos quanto internamente, com a satisfação de seus colaboradores, apostar em design thinking é um caminho promissor para atingir bons resultados.

Como o design thinking é uma abordagem que explora diferentes pontos de vista e trabalha a integração entre as equipes, ela pode ser o diferencial que o seu negócio precisa para se destacar no mercado e frente à concorrência.

Portanto, ao aplicar o design thinking, prepare-se para ter bons retornos, tanto financeiros quanto sobre a valorização profissional dos seus funcionários.

Onde o Design Thinking pode ser usado?

A grande vantagem da metodologia do design thinking é a possibilidade de ser aplicada em qualquer contexto empresarial. Não importa o segmento e os objetivos da corporação, o design thinking será um aliado nas tomadas de decisões e um fator positivo para unir as equipes em prol de uma única direção.

Como falamos ao longo do texto, o design thinking para RH pode ser a “cereja do bolo” para que a estratégia de Employer Branding finalmente cresça e atinja os patamares desejados.

As 4 etapas do Design Thinking

Como vimos, o design thinking para RH não se trata de uma fórmula precisa que possa ser aplicada em todas as situações. Por isso, esta é uma abordagem dividida em etapas para que se possa ter uma visão ampla de todos os processos.

Dessa forma, é possível trabalhar não uma solução imediata, mas uma mudança de atitude organizacional que irá ajudar empresas a solucionarem questões de curto prazo e evitarem novos desafios no futuro.

Para alcançar este resultado, o processo é estruturado em quatro etapas: imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento. Saiba mais sobre cada uma delas a seguir.

As 4 etapas do design thinking.
Seguir essas etapas é essencial para colocar o Design Thinking em prática.

1. Imersão

O primeiro passo para desenvolver uma estratégia de design thinking para RH é conhecer a fundo o cenário da empresa. Afinal, sem o conhecimento completo sobre os desafios enfrentados pela organização e pelas equipes, não há como desenvolver estratégias realmente eficazes.

Para isso, o melhor ponto de partida é realizar uma análise SWOT da empresa. Assim, é possível identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que permeiam a organização. O que oferece uma visão interna e externa dos principais desafios.

Além disso, é importante também considerar uma visão mais humana do processo. Por isso, vale investir em feedbacks de gestores e colaboradores para conhecer as dificuldades enfrentadas no dia a dia dos colaboradores.

2. Ideação

Se a primeira etapa é o momento de definir quais são os pontos mais críticos, a próxima etapa do design thinking para RH é iniciar o brainstorming de ideias que podem ser desenvolvidas para otimizar estes processos.

Neste ponto, o ideal é utilizar a metodologia canvas para organizar as ideias sobre um negócio. Assim, todo o time pode visualizar as estratégias propostas, avaliar a viabilidade de execução e indicar outros insights que possam ser trabalhados.

3. Prototipação

Uma vez eliminadas as ideias cujas execução são inviáveis dentro da empresa, é preciso decidir qual delas têm maior chance de sucesso. Afinal, escolher uma estratégia mais assertiva pode representar uma grande economia de tempo e recursos.

Por isso, o principal objetivo da etapa de prototipação é desenvolver protótipos das principais estratégias para encontrar a que melhor se adapta à realidade da organização. Seja uma versão beta, para o caso de produtos, ou uma representação gráfica, para o caso de serviços.

4. Desenvolvimento

Por fim, a última etapa deste processo é colocar em prática a estratégia que teve mais sucesso no período de prototipação. Para isso, é essencial apresentar esta solução aos clientes. Ou, no caso do design thinking para RH, aos colaboradores da empresa.

Nesta fase, é fundamental contar com o suporte da equipe de comunicação, pois é importante que todos os envolvidos entendam completamente o objetivo dos novos processos ou produtos.

Saiba como aplicar o Design Thinking no RH

Como vimos, aplicar o design thinking para RH pode representar um grande diferencial para os processos internos da organização. Mas, para alcançar os resultados esperados, é importante adaptar alguns passos desta estratégia.

Confira seis pontos para ter atenção antes de implementar esta abordagem na sua empresa.

Tenha uma estratégia

Antes de difundir a palavra do design thinking na empresa, é importante que o RH tenha uma estratégia para que a metodologia seja aplicada e faça sentido. Portanto, antes de qualquer coisa, reúna toda a equipe de recursos humanos e decidam, juntos, qual o caminho a ser seguido e qual é o plano de ação.

Tenha uma equipe diversificada

Como falamos em outros tópicos, o objetivo do design thinking é conseguir reunir diferentes pontos de vista para, a partir deles, chegar a uma conclusão que faça sentido e seja a versão mais viável para a resolução do problema em questão.

Portanto, apostar em uma equipe diversa, com pessoas de diferentes idades, gêneros, áreas de atuação e mais, é imprescindível.

Engaje seu time

A equipe precisa participar ativamente das discussões para que a metodologia seja realmente aplicada e eficaz. Para ajudar nesse processo, é importante que o RH ensine aos colaboradores como funciona o design thinking, quais são seus benefícios e como ele será aplicado no dia a dia da empresa. Dessa forma, todos saberão o que fazer a partir das explicações.

Desenvolva uma boa comunicação interna

É importante lembrar que o design thinking é um processo colaborativo. Ou seja, é importante manter um canal de comunicação aberto com a equipe em todas as suas etapas, desde o planejamento até a execução.

Isto porque apenas quem vive os desafios na prática poderá descrevê-los com precisão. E, mais do que isso, propor soluções eficientes para solucionar o problema de maneira mais assertiva e eficiente.

Pratique a empatia

Entretanto, não basta manter este canal de comunicação aberto. É preciso torná-lo um ambiente amigável para a participação de todos. Por isso, é fundamental ouvir com empatia as demandas dos colaboradores.

Dessa forma, é possível compreender a fundo os interesses e desafios enfrentados por estas pessoas, encarando-os como um problema de toda a empresa e que demanda tanta atenção quanto a solicitação de um gestor.

Tenha constância

Por fim, vale lembrar que a estratégia não acaba depois de implementada. É necessário realizar um acompanhamento constante dos indicadores de gestão para medir o sucesso do projeto e identificar novos pontos de melhoria.

Além do design thinking para RH, outra maneira para otimizar e garantir a eficiência dos processos é oferecer benefícios corporativos para incentivar a produtividade e a melhora do clima organizacional entre a equipe.

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