Investir no desenvolvimento profissional dos funcionários pode até não ser uma tarefa prioritária de algumas empresas, no entanto, é essencial para aquelas que desejam ser conhecidas como eficientes e humanizadas. Isso porque quanto mais capacitado for o colaborador, mais competente ele será. 

Além disso, colaboradores que recebem esse tipo de incentivo são mais seguros em suas atividades e felizes na empresa. Mas como trabalhar o desenvolvimento profissional?

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que é o desenvolvimento profissional, a diferença entre desenvolvimento pessoal e profissional e qual é a importância de desenvolver pessoas.

Também daremos algumas dicas sobre o assunto. Ficou interessado em aprender tudo isso? Então continue a leitura! 

O que é desenvolvimento profissional?  

Entenda qual a importância de desenvolver os colaboradores de uma empresa.

O desenvolvimento profissional compreende o trabalho executado pelo colaborador e busca meios e competências que você possa aplicar para melhorá-lo. O processo acontece a partir do momento que o colaborador ingressa na empresa e deseja melhorar as suas habilidades e as formas de executar o seu trabalho. 

Também definimos o desenvolvimento profissional como um conjunto de habilidades que ajuda os colaboradores a superarem desafios e seguirem jornadas de sucesso e realizações. Aqui o foco também está naquilo que pode ser alcançado pelo colaborador. 

É bom lembrar que para sobreviver ao mercado é importante manter-se atualizado. O colaborador precisa sair da sua zona de conforto e estar preparado para as mudanças que podem ocorrer em sua trajetória dentro da empresa. 

Entretanto, a própria empresa precisa ter a responsabilidade quanto ao desenvolvimento profissional, afinal, ela será a responsável por fornecer incentivos para que o colaborador cresça e desenvolva as suas habilidades? 

Qual é a importância de desenvolver pessoas nas empresas? 

Colaborar com o desenvolvimento profissional é contribuir para a formação intelectual dos funcionários. Além disso, ao propor soluções inovadoras você também se destaca da concorrência, tornando a empresa um diferencial no mercado

Quando a empresa incentiva o aprendizado dos seus colaboradores, ela consegue: 

  • Fortalecer a marca;
  • Atrair e reter talentos;
  • Motivar os colaboradores;
  • Aumentar a produção;
  • Inovar no mercado;
  • Reduzir erros.

Cada vez mais as empresas passam a enxergar as pessoas como peças fundamentais para o seu crescimento no mercado. Treinar e capacitar os colaboradores é essencial para o sucesso das organizações, afinal, são essas pessoas que cuidam dos processos, desde a gestão até a venda.

Também podemos dizer que incentivar o desenvolvimento profissional é importante porque você treina os colaboradores para que eles se tornem líderes ou trabalhem em setores estratégicos.

O que é desenvolvimento de trabalho e como começar?

Entenda a diferença entre desenvolvimento pessoal e profissional e veja como ajudar seus colaboradores.

O desenvolvimento de trabalho é a capacidade de compreender o que deverá ser executado e buscar ferramentas e competências que possam melhorar as tarefas dentro de uma empresa. 

Para entender como começar um desenvolvimento, é necessário, primeiramente, identificar os principais problemas das equipes que atuam na empresa.

Veja quais capacitações ou treinamentos podem melhorar a qualidade das tarefas diárias. Depois, também pense em modernizar e oferecer soluções tecnológicas que melhoram o processo produtivo. 

Além disso, ouça sempre, incentive os colaboradores e mostre que a empresa é o lugar certo para eles, apontando os benefícios que terão ao estarem ali.

Diferença entre desenvolvimento profissional e pessoal

Se você tem interesse em desenvolver melhor as áreas de sua empresa,  é de grande importância que você saiba qual é a diferença entre desenvolvimento profissional e pessoal, por isso, preste atenção neste tópico. 

O desenvolvimento profissional aumenta os conhecimentos, aprimora a carreira e trabalha as competências e as habilidades dos colaboradores. 

Em contrapartida, o desenvolvimento pessoal refere-se a evolução emocional, psicológica, física, espiritual e comportamental. Ele também trabalha as relações interpessoais, familiares e afetivas.

Diferença entre crescimento e desenvolvimento?

Alguns conceitos, principalmente quando falamos de vida profissional, se confundem a medida que tentamos defini-los. Portanto, veja a seguir, qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento.

O crescimento profissional é quando você atua em uma determinada área da empresa, se destaca, é reconhecido e recebe, por exemplo, uma promoção. Já o desenvolvimento profissional é quando você tem uma habilidade e se capacita para melhorá-la. 

Um exemplo simples seria um mecânico de automóveis que tem uma habilidade na área e conhece bem os problemas relacionados a motores. Ele, então, faz um curso especializado em motor para se aprimorar ainda mais (desenvolvimento profissional) e passa a ser um profissional conhecido na área (crescimento profissional). 

Quais as competências necessárias para um bom desenvolvimento profissional? 

Para saber como começar um desenvolvimento, é importante conhecer as competências necessárias para isso.

Confira as principais competências para um bom desenvolvimento profissional:

Liderança

Quem pensa que para ser um líder é necessário ser um gestor está enganado. A maior característica de um líder é a coragem de assumir riscos e se responsabilizar por suas próprias atitudes. Assim, ele conhece os pontos positivos e os pontos negativos que podem melhorar a sua equipe e a si mesmo. 

Equilíbrio emocional

O conhecimento para executar um trabalho é importante, mas não é tudo. Aliado a isso existe a inteligência emocional, fator essencial para que os profissionais tenham bons resultados. 

O profissional que tem equilíbrio emocional e administra bem seus sentimentos e suas reações se destaca entre os demais, visto que possui melhor capacidade de enfrentar as adversidades cotidianas.

Motivação 

A motivação é crucial para um bom desenvolvimento profissional. Trabalhar a motivação do colaborador é torná-lo mais produtivo e responsável por suas atividades. 

Negociação

A negociação é a capacidade de resolver conflitos internos e externos por meio do diálogo. Portanto, essa é uma habilidade importantíssima de ser desenvolvida dentro de uma corporação. 

Adaptabilidade

É quando o colaborador consegue adaptar-se em qualquer ambiente. Ele contorna situações inesperadas, convive com as diferenças e se adapta às mudanças da equipe ou da empresa. 

Ética 

Significa agir com responsabilidade social. Um profissional ético é aquele que sabe a diferença entre o certo e o errado, age com integridade e colabora com a sua equipe de trabalho. 

Empatia 

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Ela é muito importante dentro de uma empresa, pois sendo uma pessoa empática o profissional consegue compreender o ponto de vista dos outros colaboradores e líderes com mais facilidade. 

No caso dos responsáveis pela empresa, a empatia se torna importante para entender como os colaboradores se comportam, quais são suas emoções e sentimentos. 

Já os funcionários empáticos ajudam nas tomadas de decisões e resolução de problemas

Comunicação

Uma boa comunicação é uma das habilidades exigidas para aprimorar o desenvolvimento de um trabalho.

Uma boa comunicação é fundamental para transformar os pensamentos de forma clara e objetiva. É a oratória, o vocabulário bem construído e uma boa dicção que fazem toda a diferença.

A boa comunicação entre os colaboradores e líderes de uma empresa diminui o risco de falhas e ajuda na produtividade

A comunicação é muito importante, inclusive, para a construção de conexões com outros colaboradores, as chamadas habilidades interpessoais.

O que são habilidades interpessoais? 

As habilidades interpessoais configuram a capacidade de se relacionar bem com outras pessoas e gerar resultados positivos dessas conexões.

No mundo corporativo elas são muito importantes, pois ajudam na construção de bons relacionamentos e melhoram a comunicação entre as equipes. São as habilidades interpessoais que direcionam os indivíduos a trabalharem bem em conjunto, o que contribui para o alcance das metas e objetivos da empresa.

Etapas para desenvolver pessoas 

Aprenda, agora, como desenvolver pessoas. Confira o passo a passo: 

1º – Trace o perfil dos colaboradores 

É importante traçar o perfil do colaborador antes de aplicar qualquer estratégia para desenvolvê-lo. 

Uma boa ideia é criar um plano de desenvolvimento individual. Com ele, você elabora um roteiro de metas e objetivos que ajudem as equipes. 

2º – Promova treinamentos e capacitações

Para desenvolver pessoas, nada melhor que promover treinamentos e capacitações. Eles ajudam os próprios colaboradores a descobrirem as suas habilidades e também os motivam na execução de tarefas. Portanto, é importante sempre pensar na realização de workshops, palestras, treinamentos práticos e teóricos.

3º-  Dê feedback

Outra dica para desenvolver pessoas é com a cultura do feedback. Feedbacks positivos melhoram a autoestima do colaborador, pois ele tem a certeza que está desempenhando um excelente papel na empresa.

O feedback também serve como um incentivo para que o funcionário melhore o seu trabalho e seja cada vez mais dedicado à empresa.

4º – Ofereça incentivos ao colaborador 

Os colaboradores precisam de incentivos para continuarem nas empresas e também se desenvolverem como profissionais, e o iFood Benefícios é uma excelente maneira de fazer isso. Ele descomplica a alimentação corporativa e adapta aos novos modelos de trabalho. É uma solução 100% digital, sem custo e sem taxas. 

Entenda o papel do RH no desenvolvimento profissional de colaboradores

O RH tem um papel essencial no desenvolvimento de trabalho dos colaboradores da empresa.

Com os passos citados acima, fica evidente que o departamento de recursos humanos é crucial para o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

O papel do RH hoje é mais do que ser responsável por contratar, demitir ou fazer o pagamento do pessoal. Ele faz a gestão de pessoas e ajuda a promover treinamentos e capacitações. 

Também é o RH que identifica as oportunidades dentro da empresa, elabora um plano de carreira para os funcionários e ações que ajudam a desenvolver pessoas. O gestor de Recursos Humanos também é o responsável por avaliar o desempenho dos profissionais e o clima dentro da organização. 

Como o aperfeiçoamento impacta no desenvolvimento das habilidades humanas? 

É importante sempre buscar o conhecimento e o aprendizado. Com isso, todos ficam atualizados, tanto o líder ou responsável pela gestão de uma organização quanto o colaborador. Assim, as equipes de trabalho poderão interagir entre si e debater sobre diversos assuntos importantes para a organização.

Quem procura por treinamentos tem as melhores chances dentro de uma empresa, conquista uma boa remuneração e a confiança de todos na equipe de trabalho. Ou seja, o conhecimento aumenta a segurança e melhora tanto a vida profissional quanto pessoal

Como você viu, esse guia traz dicas importantes sobre desenvolvimento profissional para serem aplicadas no dia a dia. Você que ocupa um cargo de gestor ou chefia dentro da organização sabe o quanto é importante contar com uma equipe capacitada, não é verdade? Portanto, incentive os colaboradores e valorize o trabalho de cada um deles

Gostou do conteúdo? Continue acessando o blog do iFood Empresas e fique por dentro das novidades do mundo corporativo! 

Gostou? Compartilhe!

Por: Fernanda Rodrigues

Analista de Marketing de Conteúdo com formação em linguística e especialização em comunicação digital. Amante de marketing, negócios e tecnologia.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.