Dicas para desenvolvimento profissional nas empresas

criado em 4 de Dezembro de 2020

última atualização 20 de Setembro de 2023

Investir no desenvolvimento profissional dos funcionários é tarefa prioritária para toda empresa que busca se manter relevante no mercado. Por isso, é essencial para aquelas que desejam ser reconhecidas como eficientes e humanizadas. Isso porque quanto mais capacitado for o colaborador, mais competente e realizado ele será. 

Além disso, colaboradores que recebem esse tipo de incentivo são mais seguros em suas atividades e felizes na empresa. Mas, como trabalhar o desenvolvimento profissional?

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que é o desenvolvimento profissional, a diferença entre desenvolvimento pessoal e profissional e qual é a importância de desenvolver pessoas.

Ficou interessado em aprender tudo isso? Então continue a leitura! 

O que é desenvolvimento profissional?  

Dentre muitas formas de categorizar o desenvolvimento profissional, podemos dizer que ele é o processo de construção de autonomia profissional aliado ao planejamento de carreira como um todo.

O processo acontece a partir do momento que o colaborador ingressa na empresa e deseja melhorar as suas habilidades e as formas de executar o seu trabalho. 

Ou seja, precisamos entender os processos pelos quais o conjunto de competências profissionais ajuda os colaboradores a superarem desafios e seguirem jornadas de sucesso e realizações.

É bom lembrar que para sobreviver ao mercado é importante manter-se atualizado. O colaborador precisa sair da sua zona de conforto e estar preparado para as mudanças que podem ocorrer em sua trajetória dentro da empresa. 

Entretanto, a própria empresa precisa ter a responsabilidade quanto ao desenvolvimento profissional, afinal, ela será a responsável por fornecer incentivos para que o colaborador cresça e desenvolva as suas habilidades? 

Qual a importância do crescimento profissional? 

Pessoas sentadas na mesa conversando sobre desenvolvimento profissional com suas anotações.
Desenvolvimento profissional é um processo longo e que pode ser feito de maneira tranquila!

Colaborar com o desenvolvimento profissional é contribuir para a formação intelectual dos funcionários. Além disso, ao propor soluções inovadoras você também se destaca da concorrência, tornando a empresa um diferencial no mercado. 

Quando a empresa incentiva o aprendizado dos seus colaboradores, ela consegue: 

  • Fortalecer a marca;
  • Atrair e reter talentos;
  • Motivar os colaboradores;
  • Aumentar a produção;
  • Inovar no mercado;
  • Reduzir erros.

Cada vez mais as empresas passam a enxergar as pessoas como peças fundamentais para o seu crescimento no mercado. Treinar e capacitar os colaboradores é essencial para o sucesso das organizações, afinal, são essas pessoas que cuidam dos processos, desde a gestão até a venda.

Também podemos dizer que incentivar o desenvolvimento profissional é importante porque você treina os colaboradores para que eles se tornem líderes ou trabalhem em setores estratégicos.

O que é desenvolvimento de trabalho e como começar?

O desenvolvimento de trabalho é a capacidade de compreender o que deverá ser executado e buscar ferramentas e competências que possam melhorar as tarefas dentro de uma empresa. 

Para entender como começar um desenvolvimento, é necessário, primeiramente, identificar os principais problemas das equipes que atuam na empresa.

Veja quais capacitações ou treinamentos podem melhorar a qualidade das tarefas diárias. Depois, também pense em modernizar e oferecer soluções tecnológicas que melhoram o processo produtivo. 

Além disso, ouça sempre, incentive os colaboradores e mostre que a empresa é o lugar certo para eles, apontando os benefícios que terão ao estarem ali.

Diferença entre desenvolvimento profissional e pessoal

Se você tem interesse em desenvolver melhor as áreas de sua empresa,  é de grande importância que você saiba qual é a diferença entre desenvolvimento profissional e pessoal, por isso, preste atenção neste tópico. 

O desenvolvimento profissional aumenta os conhecimentos, aprimora a carreira e trabalha as competências e as habilidades dos colaboradores. 

Em contrapartida, o desenvolvimento pessoal refere-se a evolução emocional, psicológica, física, espiritual e comportamental. Ele também trabalha as relações interpessoais, familiares e afetivas.

Diferença entre crescimento e desenvolvimento?

Alguns conceitos, principalmente quando falamos de vida profissional, se confundem a medida que tentamos defini-los. Portanto, veja a seguir, qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento.

O crescimento profissional é quando você atua em uma determinada área da empresa, se destaca, é reconhecido e recebe, por exemplo, uma promoção. Já o desenvolvimento profissional é quando você tem uma habilidade e se capacita para melhorá-la. 

Um exemplo simples seria um mecânico de automóveis que tem uma habilidade na área e conhece bem os problemas relacionados a motores. Ele, então, faz um curso especializado em motor para se aprimorar ainda mais (desenvolvimento profissional) e passa a ser um profissional conhecido na área (crescimento profissional). 

Quais as competências necessárias para um bom desenvolvimento profissional? 

Homem fazendo anotações em um caderno sobre como ter um bom desenvolvimento profissional.
Habilidades de soft skills e hard skills são fundamentais para todo desenvolvimento profissional

Confira as principais competências para um bom desenvolvimento profissional:

Liderança

Quem pensa que para ser um líder é necessário ser um gestor está enganado. A maior característica de um líder é a coragem de assumir riscos e se responsabilizar por suas próprias atitudes. Assim, ele conhece os pontos positivos e os pontos negativos que podem melhorar a sua equipe e a si mesmo. 

Equilíbrio emocional

O conhecimento para executar um trabalho é importante, mas não é tudo. Aliado a isso existe a inteligência emocional, fator essencial para que os profissionais tenham bons resultados. 

O profissional que tem equilíbrio emocional e administra bem seus sentimentos e suas reações se destaca entre os demais, visto que possui melhor capacidade de enfrentar as adversidades cotidianas.

Motivação 

A motivação é crucial para um bom desenvolvimento profissional. Trabalhar a motivação do colaborador é torná-lo mais produtivo e responsável por suas atividades. 

Negociação

A negociação é a capacidade de resolver conflitos internos e externos por meio do diálogo. Portanto, essa é uma habilidade importantíssima de ser desenvolvida dentro de uma corporação. 

Adaptabilidade

É quando o colaborador consegue adaptar-se em qualquer ambiente. Ele contorna situações inesperadas, convive com as diferenças e se adapta às mudanças da equipe ou da empresa. 

Ética 

Significa agir com responsabilidade social. Um profissional ético é aquele que sabe a diferença entre o certo e o errado, age com integridade e colabora com a sua equipe de trabalho. 

Empatia 

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Ela é muito importante dentro de uma empresa, pois sendo uma pessoa empática o profissional consegue compreender o ponto de vista 

dos outros colaboradores e líderes com mais facilidade. 

No caso dos responsáveis pela empresa, a empatia se torna importante para entender como os colaboradores se comportam, quais são suas emoções e sentimentos. 

Já os funcionários empáticos ajudam nas tomadas de decisões e resolução de problemas. 

Comunicação

Uma boa comunicação é fundamental para transformar os pensamentos de forma clara e objetiva. É a oratória, o vocabulário bem construído e uma boa dicção que fazem toda a diferença.

A boa comunicação entre os colaboradores e líderes de uma empresa diminui o risco de falhas e ajuda na produtividade. 

A comunicação é muito importante, inclusive, para a construção de conexões com outros colaboradores, as chamadas habilidades interpessoais.

O que são habilidades interpessoais? 

As habilidades interpessoais configuram a capacidade de se relacionar bem com outras pessoas e gerar resultados positivos dessas conexões. São tão importantes que podemos chamá-las de habilidades do futuro, já que serão cada vez mais centrais em um mundo cada vez mais conectado e competitivo.

No mundo corporativo elas são muito importantes, pois ajudam na construção de bons relacionamentos e melhoram a comunicação entre as equipes. São as habilidades interpessoais que direcionam os indivíduos a trabalharem bem em conjunto, o que contribui para o alcance das metas e objetivos da empresa.

Etapas para desenvolver pessoas 

Aprenda, agora, como desenvolver pessoas. Confira o passo a passo: 

1º – Trace o perfil dos colaboradores 

É importante traçar o perfil do colaborador antes de aplicar qualquer estratégia para desenvolvê-lo. 

Uma boa ideia é criar um plano de desenvolvimento individual. Com ele, você elabora um roteiro de metas e objetivos que ajudem as equipes. 

2º – Promova treinamentos e capacitações

Para desenvolver pessoas, nada melhor que promover treinamentos e capacitações. Eles ajudam os próprios colaboradores a descobrirem as suas habilidades e também os motivam na execução de tarefas. Portanto, é importante sempre pensar na realização de workshops, palestras, treinamentos práticos e teóricos.

3º-  Dê feedback

Outra dica para desenvolver pessoas é com a cultura do feedback. Feedbacks positivos melhoram a autoestima do colaborador, pois ele tem a certeza que está desempenhando um excelente papel na empresa.

O feedback também serve como um incentivo para que o funcionário melhore o seu trabalho e seja cada vez mais dedicado à empresa.

4º – Ofereça incentivos ao colaborador 

Os colaboradores precisam de incentivos para continuarem nas empresas e também se desenvolverem como profissionais, e o iFood Benefícios é uma excelente maneira de fazer isso. Ele descomplica a alimentação corporativa e adapta aos novos modelos de trabalho. É uma solução 100% digital, sem custo e sem taxas. 

Entenda o papel do RH no desenvolvimento profissional de colaboradores

Com os passos citados acima, fica evidente que o departamento de recursos humanos é crucial para o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

O papel do RH hoje é mais do que ser responsável por contratar, demitir ou fazer o pagamento do pessoal. Ele faz a gestão de pessoas e ajuda a promover treinamentos e capacitações. 

Também é o RH que identifica as oportunidades dentro da empresa, elabora um plano de carreira para os funcionários e ações que ajudam a desenvolver pessoas. O gestor de Recursos Humanos também é o responsável por avaliar o desempenho dos profissionais e o clima dentro da organização. 

Como o aperfeiçoamento impacta no desenvolvimento das habilidades humanas? 

É importante sempre buscar o conhecimento e o aprendizado. Com isso, todos ficam atualizados, tanto o líder ou responsável pela gestão de uma organização quanto o colaborador. Assim, as equipes de trabalho poderão interagir entre si e debater sobre diversos assuntos importantes para a organização.

Quem procura por treinamentos tem as melhores chances dentro de uma empresa, conquista uma boa remuneração e a confiança de todos na equipe de trabalho. Ou seja, o conhecimento aumenta a segurança e melhora tanto a vida profissional quanto pessoal. 

Como você viu, esse guia traz dicas importantes sobre desenvolvimento profissional para serem aplicadas no dia a dia. Você que ocupa um cargo de gestor ou chefia dentro da organização sabe o quanto é importante contar com uma equipe capacitada, não é verdade? Portanto, incentive os colaboradores e valorize o trabalho de cada um deles! 

Gostou do conteúdo? Continue acessando o blog do iFood Benefícios e fique por dentro das novidades do mundo corporativo! 

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida