Confraternização Empresarial: saiba como realizar uma festa memorável!

criado em 26 de Abril de 2023

última atualização 19 de Setembro de 2023

Pode parecer apenas um momento de diversão, mas a confraternização empresarial é responsável por grandes impactos nas multinacionais, especialmente porque esses eventos deixam o ambiente mais agradável para se trabalhar, aumentando a produtividade dos funcionários e melhorando a saúde financeira de uma empresa.

De acordo com a Universidade de Warwick, no Reino Unido, os funcionários felizes em seus cargos são 12% mais produtivos que os demais, e, uma das melhores formas de garantir momentos felizes para os colaboradores, é por meio de eventos e confraternizações empresariais!

Mas atenção: para que tudo saia como o esperado, o evento precisa ser bem organizado e focado no bem-estar de toda equipe.

O que é Confraternização Empresarial?

A confraternização empresarial é definida, basicamente, como uma reunião interna descontraída, envolvendo um ou mais setores da firma. Esse evento pode ser desde uma pequena celebração de metas atingidas até uma grande festa com todo o escritório, proporcionando um ótimo espaço de integração entre os colegas de trabalho.

E para aprender como preparar boas confraternizações de empresas, continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de encontro.

Confraternização Empresarial: conheça seus benefícios!

Pessoas em uma reunião com um computador organizando uma possível confraternização empresarial.
A confraternização empresarial possui inúmeros benefícios para a empresa e para os funcionários.

Engana-se quem ainda pensa que a confraternização nas empresas é um gasto desnecessário. Afinal, um bom gestor sabe que o lazer é fundamental para todos. 

Transformar o ambiente profissional também em um local de entretenimento pode deixar toda a equipe muito mais feliz e motivada — já que a relação de cada colaborador com o seu próprio emprego e cargo mudam significativamente quando existem iniciativas de divertimento no espaço de trabalho.

Manter uma atmosfera agradável dentro do seu escritório é o melhor caminho para construir uma cultura e clima organizacional harmônico, além de ser a chave para que exista uma colaboração entre funcionários, encarregados, gerentes e diretores.

E alguns dos principais benefícios da confraternização de empresa, tanto para os colaboradores quanto para a organização, são:

Alivia as tensões da rotina

Toda rotina é cansativa, ainda mais quando mantida por meses em busca de determinadas metas. Assim, é normal que os funcionários sintam-se sobrecarregados logo no início da semana, o que além de estressante, é um dos principais causadores da improdutividade dentro das firmas.

No entanto, levar um pouco de diversão para esse mesmo ambiente ajuda a quebrar a visão tensa do local e a provocar uma sensação de ânimo em todo time.

Cria mais vínculo entre a equipe

Grupo comemorando resultados após uma confraternização corporativa.
As confraternizações contribuem grandemente para a melhora na cultura e clima organizacional de uma empresa.

Uma equipe precisa se conhecer e se relacionar muito bem para produzir o seu trabalho com qualidade, e nem sempre a correria do dia a dia permite que exista essa interação entre os membros de um mesmo setor.

Estreitar esse vínculo entre os profissionais é um dos principais benefícios da confraternização nas empresas. Somente conhecendo o outro é que se estabelece uma cultura e clima organizacional de parceria, cooperação e solidariedade para solucionar as tarefas diárias e evitar conflitos que possam prejudicar o desempenho de todos.

Promove o contato entre setores

Em uma confraternização de empresa de grande porte, todos os setores ganham a oportunidade de se relacionarem e sentirem-se integrados como sendo parte de um mesmo time.

Devido a grande quantidade de funcionários que atuam no negócio, pode haver um distanciamento entre áreas, como o operacional e administrativo, por exemplo, o que dificulta na comunicação e na efetividade dos serviços.

Mas se todos se conhecem ou ao menos sabem o nome e a função de cada profissional, fica muito mais fácil estabelecer o contato quando for necessário. Sem contar que, dessa forma, fica claro que todos estão em busca de crescimento e têm como propósito tornar o ambiente de trabalho melhor e mais fluido.

Reforça a cultura e o clima organizacional

Dentro de uma confraternização empresarial podem ser feitas muitas atividades recreativas a fim de transmitir os valores e a missão do seu negócio.

Todo esse processo acontece de maneira orgânica, ajudando a criar a identidade da sua firma internamente e sendo reforçada externamente pelos próprios funcionários, que prezam pela harmonia construída no local de trabalho.

As comemorações de metas alcançadas, a conclusão de projetos e a abertura de novas sedes são algumas das ocasiões bem convenientes para lançar novamente os valores empresariais e fortalecer o ideal da sua marca entre os colaboradores.

E uma vez que isso esteja estabelecido na sua equipe, ela será a principal porta-voz da mensagem que você deseja transmitir para os clientes e públicos.

Um bom exemplo disso é o Itaú Unibanco, que foi eleito pela revista VOCÊ S/A como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil em 2019 e o banco com o maior índice de funcionários felizes e satisfeitos. Não dá para deixar de seguir o exemplo, certo?

Aponta metas e objetivos coletivos

Como uma consequência dos demais benefícios citados — que inclui integrar os setores, aproximar a equipe e reforçar os valores, a cultura e o clima organizacional —, a confraternização empresarial faz com que os objetivos do seu negócio se tornem objetivos também dos funcionários para que todos se empenhem em busca de um mesmo resultado.

Para isso, o time como um todo precisa se sentir recompensado pelo esforço e, de fato, usufruir das conquistas obtidas. E é aí que a confraternização da empresa se encaixa mais uma vez, como o encerramento e o início dos ciclos corporativos. 

Tipos de Confraternização Empresarial

Homens em um momento de descontração, em uma confraternização corporativa externa, com drinks e snacks.
Seguir alguns passos para realizar uma confraternização de empresa é importante para um bom resultado.

Agora que você já sabe os benefícios que as confraternizações empresariais trazem, chegou a hora de escolher o tipo de festa que será realizada. Confira a seguir algumas ideias para festa de confraternização empresarial!

Confraternização com atrações

Pensar em atrações como bandas ou artistas conhecidos, stand up, teatro, circo e mais, é uma maneira de tornar a festa ainda mais atrativa e gerar empolgação e expectativa nos colaboradores.

Dessa forma, contrate um espaço de festas interessante para comportar todas essas ideias e torne esse momento inesquecível e marcante.

Confraternização temática

As festas temáticas geram diversão naturalmente, pois o planejamento para esse momento começa bem antes da data.

Para ser ainda melhor, faça uma pesquisa de temas entre os colaboradores e identifique qual o maior desejo deles. Em seguida, incentive a construção de fantasias, talvez até com um concurso para eleger a ideia mais criativa.

Confraternização com premiações

A confraternização de final de ano pode ser o momento ideal para homenagear aqueles profissionais que se dedicaram e se destacaram durante o ano, principalmente quando falamos em performance.

Dessa forma, é possível criar categorias e requisitos para as premiações e gerar um suspense entre todos sobre os ganhadores. Pense em um nome que faça sentido para essa ação e divulgue bastante internamente.

Confraternização online para o home office

Esse modelo de confraternização se tornou muito comum durante a pandemia, com empresas trabalhando totalmente em home office. Como muitas corporações adotaram essa dinâmica de trabalho e agora possuem colaboradores de diversos lugares do país e do mundo, por vezes fica complicado fazer um encontro presencial.

Assim, uma alternativa é fazer esse encontro online e oferecer alguns “mimos”, como um cupom do iFood, sorteios de prêmios, cestas de natal e outros.

Dicas organizar uma Confraternização Empresarial

Prato com comida em cima da mesa para uma confraternização corporativa.
Um cardápio variado mostra a preocupação da empresa com a satisfação e participação de todos os funcionários.

Para a sua confraternização ser memorável, separamos algumas dicas de organização que você não pode deixar de lado, afinal, é preciso reunir elementos que atraiam o interesse dos convidados e realmente faça a diversão de todos de maneira saudável e marcante.

Confira abaixo o passo a passo elaborado por quem entende e cuida da alimentação dos colaboradores da sua firma, nós do iFood Benefícios:

1. Defina o tipo de confraternização da empresa

As festas temáticas são sempre as que mais chamam a atenção do pessoal e costumam ficar entre os assuntos mais comentados por semanas antes e depois da confraternização da empresa. Além disso, com um tema definido fica mais fácil escolher a decoração, o estilo musical e toda a programação do evento.

Um truque que você precisa levar em consideração para a sua confraternização empresarial ser um sucesso é consultar a opinião da equipe antes de fechar o tipo de festa. Se o objetivo principal é promover um momento agradável para todos os presentes, nada mais justo e prático do que os mesmos opinarem no tipo de festa mais interessante, não é mesmo?

2. Saiba escolher o horário e o formato do evento

Para aumentar a participação na confraternização da empresa, é importante também conciliar os horários com os seus colaboradores.

Procure saber quais as melhores datas e coloque na agenda da firma com antecedência. Isso também auxilia na divulgação para que ninguém perca o evento por falta de conhecimento ou de planejamento.

E claro, o formato da “confra” também é essencial. Ela pode ser um café da manhã, um coquetel, um almoço ou um jantar, por exemplo. Essa etapa deve ser definida juntamente com o horário e já indicará aos funcionários qual será o clima do evento. Assim, eles saberão se cabe levar crianças ou não, entre outros pontos referentes à preparação para a festa.

3. Invista em atrações e atividades de lazer

Não basta somente uma boa decoração e comes e bebes para realizar uma confraternização empresarial incrível. Uma programação bem elaborada também é imprescindível para entreter seus funcionários e promover a interação entre o time.

As atrações das confraternizações de empresas devem ter um propósito, assim como todo o planejamento do evento. Então, se você deseja colocar palestras e oficinas neste dia, elas precisam estar associadas à ideia inicial, seja comemorar uma meta batida, preparar o pessoal para a nova fase da empresa ou celebrar o final do ano, por exemplo.

4. Aposte em um cardápio irresistível

Além de toda a programação, uma confraternização exige um bom cardápio. Os comes e bebes são um dos pontos de interesse em comum para todos, inclusive para aqueles que não curtem participar das demais atividades propostas. Portanto capriche na escolha do fornecedor e prepare um menu irresistível para sua equipe com opções vegetarianas e sem glúten e lactose.

Isso mostra que você pensou na sua equipe completa e faz com que cada pessoa se sinta bem recebida e à vontade para participar sempre dos eventos da firma.

Afinal, uma boa recepção faz toda diferença para a identidade de uma corporação e ainda pode ser uma das suas principais marcas registradas para futuros clientes e colaboradores.

Ficou interessado em levar esse upgrade até a sua firma e poder solicitar os melhores cardápios para seus eventos? Para entender mais sobre os nossos produtos corporativos, conheça o iFood Benefícios. Estamos ansiosos para fazer parte do dia a dia do seu negócio! 

Clique no botão abaixo e descubra como revolucionar a gestão de alimentação corporativa! É flexível, é digital, é iFood Benefícios!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida