Pode parecer apenas um momento de diversão, mas a confraternização empresarial é responsável por grandes impactos nas multinacionais, especialmente porque esses eventos deixam o ambiente mais agradável para se trabalhar, aumentando a produtividade dos funcionários e melhorando a saúde financeira de uma empresa.

De acordo com a Universidade de Warwick, no Reino Unido, os funcionários felizes em seus cargos são 12% mais produtivos que o demais, e, uma das melhores formas de garantir momentos felizes para os colaboradores, é por meio de eventos e confraternizações empresariais!

Mas atenção: para que tudo saia como o esperado, o evento precisa ser bem organizado e focado no bem-estar de toda equipe

A confraternização empresarial é definida, basicamente, como uma reunião interna descontraída, envolvendo um ou mais setores da firma. Esse evento pode ser desde uma pequena celebração de metas atingidas até uma grande festa com todo o escritório, proporcionando um ótimo espaço de integração entre os colegas de trabalho.

E para aprender como preparar boas confraternizações de empresas, continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de encontro.

Vantagens da confraternização empresarial

A confraternização empresarial possui inúmeros benefícios para a empresa e para os funcionários.

Engana-se quem ainda pensa que a confraternização nas empresas é um gasto desnecessário. Afinal, um bom gestor sabe que o lazer é fundamental para todos. 

Transformar o ambiente profissional também em um local de entretenimento pode deixar toda a equipe muito mais feliz e motivada — já que a relação de cada colaborador com o seu próprio emprego e cargo mudam significativamente quando existem iniciativas de divertimento no espaço de trabalho.

Manter uma atmosfera agradável dentro do seu escritório é o melhor caminho para construir uma cultura e clima organizacional harmônico, além de ser a chave para que exista uma colaboração entre funcionários, encarregados, gerentes e diretores.

Em resumo, para que todos possam trabalhar visando o crescimento da instituição como sua própria evolução enquanto profissional, nada melhor do que apostar em eventos pontuais no decorrer do ano. 

E alguns dos principais benefícios da confraternização de empresa, tanto para os colaboradores quanto para a organização, são:

Alivia as tensões da rotina

Toda rotina é cansativa, ainda mais quando mantida por meses em busca de determinadas metas. Assim, é normal que os funcionários sintam-se sobrecarregados logo no início da semana, o que além de estressante, é um dos principais causadores da improdutividade dentro das firmas.

No entanto, levar um pouco de diversão para esse mesmo ambiente ajuda a quebrar a visão tensa do local e a provocar uma sensação de ânimo em todo time.

Além disso, quando uma confraternização empresarial está programada, dias antes dela acontecer já é possível ver os humores melhorando enquanto todos se preparam para essa ocasião especial.

Cria mais vínculo entre a equipe

As confraternizações contribuem grandemente para a melhora na cultura e clima organizacional de uma empresa.

Uma equipe precisa se conhecer e se relacionar muito bem para produzir o seu trabalho com qualidade, e nem sempre a correria do dia a dia permite que exista essa interação entre os membros de um mesmo setor.

É claro que nem todos terão afinidades iguais, mas é interessante que exista um momento em que cada um possa compartilhar suas experiências e histórias de vida.

Estreitar esse vínculo entre os profissionais é um dos principais benefícios da confraternização nas empresas. Somente conhecendo o outro é que se estabelece uma cultura e clima organizacional de parceria, cooperação e solidariedade para solucionar as tarefas diárias e evitar conflitos que possam prejudicar o desempenho de todos.

Promove o contato entre setores

Em uma confraternização de empresa de grande porte, todos os setores ganham a oportunidade de se relacionarem e sentirem-se integrados como sendo parte de um mesmo time.

Devido a grande quantidade de funcionários que atuam no negócio, pode haver um distanciamento entre áreas, como o operacional e administrativo, por exemplo, o que dificulta na comunicação e na efetividade dos serviços.

Mas se todos se conhecem ou ao menos sabem o nome e a função de cada profissional, fica muito mais fácil estabelecer o contato quando for necessário. Sem contar que, dessa forma, fica claro que todos estão em busca de crescimento e têm como propósito tornar o ambiente de trabalho melhor e mais fluido.

Reforça a cultura e o clima organizacional

Dentro de uma confraternização empresarial podem ser feitas muitas atividades recreativas a fim de transmitir os valores e a missão do seu negócio.

Todo esse processo acontece de maneira orgânica, ajudando a criar a identidade da sua firma internamente e sendo reforçada externamente pelos próprios funcionários, que prezam pela harmonia construída no local de trabalho.

As comemorações de metas alcançadas, a conclusão de projetos e a abertura de novas sedes são algumas das ocasiões bem convenientes para lançar novamente os valores empresariais e fortalecer o ideal da sua marca entre os colaboradores.

E uma vez que isso esteja estabelecido na sua equipe, ela será a principal porta-voz da mensagem que você deseja transmitir para os clientes e públicos.

Um bom exemplo disso é o Itaú Unibanco, que foi eleito pela revista VOCÊ S/A como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil em 2019 e o banco com o maior índice de funcionários felizes e satisfeitos.

O mesmo prêmio foi recebido pela Gol Linhas Aéreas e pela Volvo, e essas 3 gigantes do mercado são famosas por apostarem firme em eventos corporativos e confraternizações. Ou seja, não dá para deixar de seguir o exemplo, certo?

Aponta metas e objetivos coletivos

Como uma consequência dos demais benefícios citados — que inclui integrar os setores, aproximar a equipe e reforçar os valores, a cultura e o clima organizacional —, a confraternização empresarial faz com que os objetivos do seu negócio se tornem objetivos também dos funcionários para que todos se empenhem em busca de um mesmo resultado.

Para isso, o time como um todo precisa se sentir recompensado pelo esforço e, de fato, usufruir das conquistas obtidas. E é aí que confraternização de empresa se encaixa mais uma vez, como o encerramento e o início dos ciclos corporativos. 

Passo a passo para organizar uma confraternização de empresa

Seguir alguns passos para realizar uma confraternização de empresa é importante para um bom resultado.

Para a sua confraternização ser memorável, separamos algumas dicas de organização que você não pode deixar de lado, afinal, é preciso reunir elementos que atraiam o interesse dos convidados e realmente faça a diversão de todos de maneira saudável e marcante.

Confira abaixo o passo a passo elaborado por quem entende e cuida da alimentação dos colaboradores da sua firma, nós do iFood Empresas:

1. Defina um tema para a confraternização da empresa

As festas temáticas são sempre as que mais chamam a atenção do pessoal e costumam ficar entre os assuntos mais comentados por semanas antes e depois da confraternização da empresa. Além disso, com um tema definido fica mais fácil escolher a decoração, o estilo musical e toda a programação do evento.

Um truque que você precisa levar em consideração para a sua confraternização empresarial ser um sucesso é consultar a opinião da equipe antes de fechar o tema. Se o objetivo principal é promover um momento agradável para todos os presentes, nada mais justo e prático do que os mesmos opinarem no tipo de festa mais interessante, não é mesmo?

2. Saiba escolher o horário e o formato do evento

Para ter um índice alto de participação na confraternização da empresa, é importante também conciliar os horários com os seus colaboradores.

Informe-se, saiba quais as melhores datas e coloque-a na agenda da firma com antecedência. Isso também auxilia na divulgação para que ninguém perca o evento por falta de conhecimento ou de planejamento.

E claro, o formato da “confra” também é essencial. Ela pode ser um café da manhã, um coquetel, um almoço ou um jantar, por exemplo. Essa etapa deve ser definida juntamente com o horário e já indicará aos funcionários qual será o clima do evento. Assim, eles saberão se cabe levar crianças ou não, entre outros pontos referentes à preparação para a festa.

3. Invista em atrações e atividades de lazer

Não basta somente uma boa decoração e comes e bebes para realizar uma confraternização empresarial incrível. Uma programação bem elaborada também é imprescindível para entreter seus funcionários e promover a interação entre o time.

Vale contratar uma banda que tenha a ver com a temática do evento, organizar oficinas e minicursos do interesse de seus colaboradores, além de demais atividades de lazer convencionais.

Entretanto, as atrações das confraternizações de empresas devem ter um propósito, assim como todo o planejamento do evento. Então, se você deseja colocar palestras e oficinas neste dia, elas precisam estar associadas à ideia inicial, seja comemorar uma meta batida, preparar o pessoal para a nova fase da empresa ou celebrar o final do ano, por exemplo.

4. Aposte em um cardápio irresistível

Um cardápio variado mostra a preocupação da empresa com a satisfação e participação de todos os funcionários.

Além de toda a programação, uma confraternização exige um bom cardápio. Os comes e bebes são um dos pontos de interesse em comum para todos, inclusive para aqueles que não curtem participar das demais atividades propostas. Ou seja, você precisa caprichar na escolha do fornecedor e preparar um menu irresistível para sua equipe.

A ideia da festa temática também se estende ao cardápio, mas é importante ressaltar a necessidade de haver alguns pratos alternativos, como opções vegetarianas e sem glúten e lactose, por exemplo.

Isso mostra que você pensou na sua equipe completa e faz com que cada pessoa se sinta bem recebida e à vontade para participar sempre dos eventos da firma.

Por isso, é fundamental ter um parceiro de confiança para auxiliar no seu evento e garantir o melhor serviço de alimentação, tanto para a confraternização que você está realizando quanto para demais reuniões e cerimônias feitas no seu negócio.

Afinal, uma boa recepção faz toda diferença para a identidade de uma corporação e ainda pode ser uma das suas principais marcas registradas para futuros clientes e colaboradores.

Ficou interessado em levar esse upgrade até a sua firma e poder solicitar os melhores cardápios para seus eventos? Para entender mais sobre os nossos produtos corporativos, conheça o iFood Empresas. Estamos ansiosos para fazer parte do dia a dia do seu negócio! 

Gostou? Compartilhe!

Por: Fernanda Capella

Coordenadora de Marketing de Conteúdo, copywriter, especialista em conteúdo de performance e comunicação. Amante de tecnologia, negócios, café e gastronomia.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.