Compliance Empresarial: conheça a importância dessa área para o bom funcionamento da empresa!

criado em 4 de Maio de 2023

última atualização 28 de Setembro de 2023

O termo compliance vem do verbo “to comply” e significa “agir de acordo com uma regra, uma instrução, lei interna, um comando ou um pedido”. Nesse sentido, o setor de compliance empresarial é o responsável por garantir que a empresa e seus colaboradores se mantenham dentro de uma conduta ética e legal.

Esta iniciativa é fundamental para garantir que a organização tenha credibilidade de mercado junto aos stakeholders. Mas, além disso, ela também colabora para o fortalecimento da marca, aumento da produtividade e redução de custos com possíveis multas e punições judiciais.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura! No blog de hoje, vamos esclarecer o que significa compliance empresarial na prática e como aplicar esta ferramenta no seu negócio.

Índice:

O que é Compliance?

O termo compliance empresarial significa agir de acordo com as normas internas e externas de uma instituição. Ou seja, são ações adotadas para prevenir violações legais por parte de colaboradores, sócios ou demais pessoas que tenham relação com a empresa.

Dessa forma, dizer que uma empresa está em compliance empresarial é o mesmo que dizer que ela está seguindo as leis previstas para a sua atuação.

As primeiras noções de compliance nasceram como uma ferramenta anticorrupção nos Estados Unidos a partir do século XX. No Brasil, a ferramenta foi instituída legalmente em 2013 com a edição da Lei nº 12.846/13. Também é conhecida como Lei Anticorrupção.

No geral, a Lei prevê a responsabilização, no âmbito civil e administrativo, de empresas que pratiquem atos lesivos contra a administração pública. Isto de forma objetiva, ou seja, sem a necessidade de comprovação para haver a punição. Basta que seja caracterizado o nexo causal da infração.

No contexto atual, o compliance empresarial enfrenta ainda novos desafios causados pela pandemia da Covid-19. Isto porque se os códigos e políticas internas estavam bem definidos antes deste momento. Agora, precisam passar por uma série de mudanças para atender a nova realidade da empresa e dos colaboradores durante o home office.

Tanto no que diz respeito ao aspecto cultural da organização, quanto à própria confidencialidade de informações internas em um ambiente fora da empresa. Por isso, foi necessário investir em ações rápidas de compliance para alinhar as condutas neste novo cenário.

O papel do Compliance empresarial

Não é segredo que a cultura organizacional tem influência sobre o comportamento dos colaboradores. Dessa forma, uma cultura pautada em valores éticos também pode influenciar a integridade dos profissionais.

Por isso, o setor de compliance empresarial é responsável por todas as etapas que envolvem este processo. Desde a avaliação sobre os riscos aos quais a empresa está submetida até a construção de uma cultura de compliance

Nesse contexto, todos os os colaboradores, gestores e parceiros da empresa deverão integrar esta cultura e estarem cientes e envolvidos na importância do compliance empresarial.

Além disso, também é responsabilidade deste setor desenvolver um código de conduta ética que irá nortear o comportamento das pessoas que têm relação com a empresa, a condução de treinamentos e a criação e gestão de um canal aberto para denúncias.

Conheça as fases do Compliance Empresarial

Existem algumas etapas que precisam ser seguidas para a implementação do compliance empresarial, levando sempre em consideração as características particulares de cada organização. Confira a seguir quais são:

Análise do diagnóstico

O diagnóstico é o primeiro passo, pois, através dele, é possível fazer o mapeamento de risco, para identificar falhas que a empresa pode estar exposta. Dentro do diagnóstico temos ainda algumas fases, como:

  • análise dos documentos da empresa, para certificar de que a organização está dentro da lei e quais regras do negócio carecem de atenção a todo tempo;
  • entrevista com demais departamentos da empresa, buscando conhecer a rotina e os processos que cada time executa durante a rotina, a fim de identificar possíveis condutas irregulares;
  • as visitas de campo, para observar na prática o que foi relatado pelos colaboradores.

Implementação

Essa é a hora que o programa de compliance finalmente toma forma e começa a ser colocado em prática. Portanto, é preciso criar uma estrutura de operação de compliance, definindo os setores que serão responsáveis por acompanhar os processos ou a criação de um setor específico para isso.

Dessa forma, os responsáveis terão de realizar auditorias internas e externas, ter um canal de denúncias, um departamento de segurança da informação e proteção de dados, e mais.

Consolidação

Para que o programa de compliance faça efeito, é preciso ensinar aos colaboradores sobre como funciona e quais são seus benefícios para a corporação. Portanto, comece com encontros para ensinar as informações básicas sobre o tema. Em seguida, aprofunde e mostre como o programa será aplicado na organização.

Monitoramento

Após a aplicação das ações definidas no programa de compliance, é necessário acompanhar e medir para certificar de que estão surtindo efeito e sendo benéficas.

Caso necessário, realize ajustes para melhorar os resultados. Lembre-se que o objetivo é que os riscos mapeados reduzam a zero.

Desenho de um cérebro com as fases do compliance empresarial escritas.

Importância do compliance nas empresas

Uma empresa que investe em um programa de compliance garante diversos benefícios para seu desenvolvimento e posicionamento de mercado.

Confira alguns dos principais e o impacto que podem trazer para o seu negócio:

Integridade Civil e Criminal

A principal vantagem do compliance empresarial é a garantia da integridade civil e criminal tanto da organização em si, quanto da alta administração.

Isto porque, com uma cultura de compliance bem definida com o quadro de colaboradores, dificilmente, haverão comportamentos irregulares ou ilegais.

Dessa forma, é possível reduzir o risco de responsabilização dos gestores. E, principalmente, evitar uma exposição negativa e desnecessária da empresa no mercado e a público.

Vantagem competitiva

O compliance também tem influência direta na sustentabilidade empresarial da organização no novo mercado. Cada vez mais, os consumidores têm exigido posturas e comportamentos éticos por parte das empresas.

Por esse motivo, empresas que trabalham uma cultura de compliance, têm uma grande vantagem competitiva em relação àquelas que não têm uma estratégia bem definida neste sentido.

Além disso, o compliance empresarial também é responsável por garantir que a organização tenha uma boa imagem no mercado. O que impacta diretamente na retenção de talentos e na atração de profissionais mais capacitados.

Maior produtividade

Como vimos, a cultura de uma empresa reflete no comportamento de seus colaboradores. Nesse sentido, organizações que adotam o compliance, geralmente, são ambientes menos estressantes e mais saudáveis. O que gera um grande impacto na produtividade da equipe.

Isto porque, um profissional que trabalha em uma empresa correta e que cumpre com suas obrigações, se sente mais satisfeito e engajado com seu desenvolvimento profissional neste local de trabalho.

Somado a isto, a segurança em não precisar se preocupar com atrasos de salário ou problemas relativos a condutas inadequadas de colegas e superiores também oferece mais embasamento para que os profissionais tenham mais motivação e sejam mais produtivos no desempenho de suas funções.

Como aplicar a Compliance Empresarial

Confira a seguir o passo a passo para aplicar o compliance empresarial:

Faça uma análise interna

O primeiro passo para implementar um programa de compliance empresarial é fazer uma análise do contexto da organização e entender os riscos aos quais ela está submetida em seu nicho de atuação.

Estabeleça políticas e procedimentos internos

Em seguida, é fundamental estabelecer políticas e procedimentos internos. Assim, é possível orientar as ações de colaboradores, gestores e terceiros e reduzir os riscos de ocorrência de condutas irregulares. Mesmo que de maneira inconsciente.

Realize treinamentos com os colaboradores

Neste sentido, é importante também realizar treinamentos com os colaboradores para que eles possam entender e assimilar este padrão. Afinal, todo o processo será ineficiente se não houver a colaboração de todos os envolvidos.

Atente-se ao stakeholders

Também é necessário prestar atenção aos stakeholders externos da empresa. Como fornecedores e parceiros. Estas pessoas também precisam estar familiarizadas e alinhadas ao código de compliance adotado. Afinal, qualquer deslize cometido pode ter um impacto negativo direto para a organização.

Realize um processo de due diligence

Portanto, é essencial realizar um processo de due diligence dos fornecedores. Ou seja, uma auditoria de seus aspectos financeiros, trabalhistas e jurídicos, por exemplo. Para garantir que esta pessoa também trabalhe em regime de compliance.

Crie uma área específica e implemente o Compliance Empresarial

Finalizados estes processos, a empresa já tem a base para implantar esta iniciativa e criar uma área especializada no assunto. Mas, para que esta estratégia seja completa, é preciso criar também um canal de denúncias sobre comportamentos contrários aos princípios estabelecidos.

Faça acompanhamentos

Agora, basta implementar oficialmente o programa de compliance. E, principalmente, manter o acompanhamento constante de possíveis inconsistências para que tudo seja resolvido de forma imediata.

Além do compliance empresarial, outra maneira de promover uma boa reputação para a empresa e garantir a produtividade dos colaboradores é investir em benefícios corporativos.

Ficou interessado no assunto? Então, clique aqui para conhecer o iFood Benefícios, o vale alimentação e o vale refeição do iFood, um dos maiores — e mais queridos — benefícios flexíveis do mercado.

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida