Quando se fala em pedir comida por delivery, uma das coisas que nos vem à cabeça são pratos deliciosos e comidas em estilo fast food –  pizzas, sanduíches, lasanhas, sobremesas e muito refrigerante para acompanhar.

Só no Brasil, existem mais de 20 milhões de pessoas obesas e o consumo excessivo de fast foods pode levar ao aumento de pressão arterial e à incidência de diabetes.  

Mas, como ter uma alimentação saudável com delivery? Sim, isso é possível! Isso envolve um pouco de informação e planejamento para fazer as escolhas certas no dia a dia para que a alimentação seja nutritiva e funcional, e mais de 80% dos brasileiros buscam se alimentar corretamente, mesmo com delivery. 

É possível ter uma alimentação saudável com delivery?

Comer de forma saudável não significa que os pratos serão sem graça ou sem sal, muito pelo contrário! Com um pouco de criatividade e escolhendo as opções certas, você pode comer muito bem de forma assertiva e sem gastar muito tempo ou dinheiro.

Basicamente, nosso corpo precisa de água, carboidratos, proteínas, gorduras, minerais e vitaminas. Não se trata de comer menos ou em excesso, mas sim de nutrir o corpo com o que ele precisa diariamente. 

E é possível fazer boas escolhas em suas refeições pedindo comidas prontas por delivery e sem abrir mão da saúde, aliando praticidade com bons hábitos alimentares, tudo que você precisa se tem uma rotina corrida no dia a dia. 

Uma das formas de identificar os pratos para uma rotina de alimentação saudável mesmo com delivery é selecionar aqueles com ingredientes in natura e preparados de forma caseira, assim evita-se comer alimentos com defensores agrícolas, frituras (gorduras saturadas), condimentos, excesso de sódio e açúcar – no caso das sobremesas.

Ao invés de comer um prato de macarrão com molho condimentado e batatas fritas, que tal optar por uma torta feita com massa integral e frango desfiado, salada feita na hora com azeite, tomate e um temperinho para fechar com chave de ouro? Deu até água na boca!

É preciso saber fazer boas escolhas

Não é necessário fazer dietas malucas ou cortar diversos alimentos da sua refeição para ter uma vida saudável. Optar por alimentos frescos, naturais e cultivados em hortas caseiras na hora de escolher suas refeições do dia a dia é possível e vai te encaminhar aos poucos para  uma alimentação saudável.  

Na pressa por conta dos horários limitados do dia a dia, muitas pessoas acabam escolhendo almoçar, jantar ou mesmo tomar o café da manhã regado à gordura, farinha branca e refrigerante, mas olhando ao redor com um pouco mais de calma certamente encontrariam opções mais saudáveis. 

Confira abaixo como fazer trocas conscientes na hora de escolher uma refeição! 

Comidas calóricas – Fast Food Substitua por 
Pizza com muito queijo, bacon e massa brancaPizza de massa de brócolis, molho de tomate caseiro, frango cozido, milho etc.
Pastel, coxinha e outros salgados fritosPastel e coxinha assados, feitos com massa integral.
Refrigerante Suco natural de alguma fruta

Pudim, sorvete, mousse
Sobremesas que não levam leite condensado no preparo, optando por creme de inhame e cacau.
Macarrão com bastante molho, queijo e creme de leite, com batata fritaMacarrão de abobrinha e cenoura em tiras, molho de tomate e carne moída. Batatas assadas de acompanhamento. 

Percebeu quantas opções mais saudáveis podem estar presentes nas suas refeições sem grandes esforços? 

É mais prazeroso, e provavelmente mais fácil, comer um prato de lasanha ou um pedaço generoso de pizza, do que pedir  uma panqueca de vegetais, frango ou carne seca, por exemplo. Mas fazendo trocas conscientes nos ingredientes e no modo de preparo da sua comida você ajuda seu corpo com uma refeição regada de nutrientes e a sua saúde agradece! 

Como escolher o delivery ideal para sua dieta?

Basta procurar com cuidado e encontraremos inúmeras opções de restaurantes que oferecem pratos nutritivos nos aplicativos de delivery. Esse é o primeiro passo para aprender como ter uma alimentação saudável

Mas, o que é comida saudável? É aquela que o seu corpo se alimenta de todos os nutrientes na quantidade certa, sem passar ou faltar nada. Indo um pouco mais além, podemos dizer que é uma comida diversa, que tem cor, sabor e é nutritiva ao mesmo tempo. 

Cada vez mais pessoas estão se preocupando com a saúde, deixando de escolher pratos extremamente calóricos, para optarem por versões mais leves e que sustentem da mesma forma. 

Para escolher bem, é preciso primeiro fazer uma pesquisa dos melhores lugares para se comer, observando atentamente os ingredientes utilizados e o modo de preparo do alimento. 

Com o aplicativo iFood você faz a busca por restaurantes, padarias e outros estabelecimentos direto no App, aplicando o filtro para a sua cidade, região, bairro e também para o tipo de culinária que gostaria de comer. Antes de pedir, ainda é possível analisar a avaliação do restaurante e as fotos disponibilizadas de cada prato do cardápio.  Toda essa praticidade e tecnologia facilitam e muito a escolha de pratos mais saudáveis para as suas refeições. 

Quer mais dicas de como ter uma alimentação saudável pedindo sua comida por delivery?
 

  • Analise bem os resultados apresentados quando buscar sua refeição no App: qual deles possui as opções de comidas saudáveis?
  • Atente-se para a higiene com que os alimentos são preparados e transportados até a sua casa, bem como a reputação da empresa que você está pedindo o delivery. 
  • É preferível deixar para comer os alimentos fast food em momentos especiais

e claro, com moderação. 

  • Quando conhecemos o próprio organismo, conseguimos discernir quando sentimos fome ou apenas a vontade de comer.
  • Não se deve pular refeições e nem ficar muito tempo sem comer. Em vez disso, dedique um tempo para degustar a comida com calma, mastigando devagar.
  • Evite comer muito após as seis horas da tarde, mas opte por alimentos mais leves e que sejam de fácil digestão, como as saladas e os grelhados. 
  •  Bateu a vontade de um docinho? Coma sua sobremesa assim que terminar a sua refeição. Ela é importante para que o corpo faça uma digestão completa e a glicose se mantenha controlada.  

Dicas de pratos saudáveis no delivery 

Essa é a melhor parte: escolher os pratos saudáveis no delivery! No iFood você tem acesso a mais de 4 milhões de estabelecimentos (restaurantes, padarias, confeitarias e etc) e 236 mil opções de mercados para pedir a sua comida. Vamos às dicas? 

  • arroz de couve-flor;
  • pizza de brócolis;
  • brigadeiro de inhame sem lactose;
  • sorvete de banana com cacau;
  • pão integral (para café da manhã ou da tarde);
  • macarrão integral;
  • saladas (salgadas e doces, como as de frutas);
  • peixes assados ou grelhados;
  • carne vermelha (magra) – grelhada ou cozida;
  • panquecas, crepes ou tapioca;
  • tortas doces ou salgadas;
  • salgados (pastéis, quibes, coxinhas assadas);

Com essas opções há muitas possibilidades de como ter uma alimentação saudável todos os dias! 
E para você que é dono de um estabelecimento que vende comidas por delivery, aproveite para se cadastrar no iFood. Veja o seu negócio ser procurado por milhares de pessoas na sua região!

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Por: iFood Benefícios

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