Você já participou de um evento repleto de pessoas importantes, ótimos contatos profissionais, boas oportunidades, mas não soube como agir e sente que desperdiçou uma excelente oportunidade de como fazer networking? 

Aprender como fazer networking é fundamental para quem deseja crescer no mundo corporativo. Muita gente não se importa, mas é essencial estar sempre preparado para tirar o melhor proveito destas situações e conseguir aumentar a sua rede de contatos. Saber como socializar com as pessoas, o que dizer e como dizer é muito importante na hora de fazer networking.

Neste artigo, você vai encontrar dicas práticas e estratégias para que você possa fazer networking como um profissional, seja para beneficiar sua empresa ou sua carreira. Deste modo, você vai  aumentar a sua presença e importância entre seus contatos, ampliando as oportunidades.

Leia o artigo até o final, aprenda como fazer networking e explore ao máximo o seu potencial e o da sua empresa!

O que é networking? Por que é importante?

Networking é a construção de uma rede de contatos profissionais que trocam conhecimento, informações, oportunidades, experiências e referências. A criação de uma rede de contatos é essencial para o bom desenvolvimento de uma empresa.

Saber como fazer networking aumenta as suas possibilidades de sucesso na carreira profissional e os negócios de sua empresa, porque aproxima você de talentos, soluções e oportunidades.

Um estudo da consultoria Lee Hecht Harrison realizado nos EUA revelou que 63% dos profissionais que conseguem mudar de emprego o fazem por indicação de um conhecido. Dados como este comprovam a eficácia de ter uma rede de contatos atualizada e ativa.

Seja na sua empresa ou ainda na sua carreira profissional, o networking é uma estratégia indispensável para você melhorar os resultados e alcançar os seus objetivos. Isso porque quanto maior o número de pessoas com quem você se relaciona bem, maior o número de oportunidades de sucesso e também propostas de emprego.

Como fazer networking de maneira eficiente

Desde eventos até as redes sociais: saiba como fazer networking corretamente.

Veja a seguir algumas dicas valiosas de como fazer networking e ampliar as oportunidades para sua carreira ou sua empresa, confira:

Frequente eventos da sua área

Você já percebeu que cada conversa é uma chance única de fazer networking. Porém, se você não se encontrar com pessoas importantes da sua área, as conversas não vão aparecer. 

Por isso, frequente eventos, encontros e fóruns de discussão sobre os assuntos do seu campo de trabalho, encontre pessoalmente contatos desconhecidos do mercado, as pessoas de empresas vizinhas também desejam aumentar a rede de contatos.

Encontros desse tipo promovem a interação entre pessoas que têm muitos interesses em comum com você. Isso já é suficiente para você puxar assunto sobre o mercado, oportunidades, desafios, tecnologias, etc.

Tenha uma boa apresentação

Quando alguém se apresentar a você, é bom sempre já ter um pitch pronto em sua mente, ou seja, uma descrição breve e objetiva utilizada para explicar uma ideia ou um projeto em menos de um minuto.

Utilizar esta técnica é uma ótima maneira de iniciar uma conversa com um novo contato. Assim, você informa o básico sobre sua carreira ou sua empresa de maneira leve, sem ser cansativo, e facilita a memorização por parte do seu novo contato.

Derrote a timidez

Fazer networking pode parecer difícil para quem é introvertido, tímido ou não possui o costume de iniciar conversas, mas com um pouco de prática e seguindo seu objetivo principal tudo fica mais simples. 

Para superar a timidez, selecione criteriosamente as pessoas com quem você vai conversar, até que esteja mais à vontade nestas situações. Uma ideia é pedir para um conhecido apresentar o seu novo contato, para facilitar a interação e aliviar a pressão. 

Iniciar os contatos de maneira online também é uma boa estratégia para quebrar a timidez. Inicie a conversa por e-mail ou redes sociais e, se tudo correr bem, agende um encontro ao vivo. Essa é uma excelente dica para quem está começando no mercado e quer saber como fazer networking.

Saiba utilizar as ferramentas online

As redes sociais são ferramentas perfeitas para alavancar o seu networking. Em especial o LinkedIn, que já possui mais de 600 milhões de usuários no mundo todo e conta com diversas funcionalidades para você construir uma rede de contatos poderosa.

Esteja sempre disposto a oferecer ajuda

Um dos erros mais comuns do networking é acionar a sua rede de contatos apenas quando precisa de ajuda. É importante saber que o bom networking é como um trabalho em equipe, em que as partes se ajudam e tiram proveito da relação que têm. 

Para conseguir a atenção das pessoas, é necessário ser prestativo e ter algo a oferecer. Ter histórias em comum ajuda no processo inicial da conversa, assim, você pode comentar assuntos pertinentes do interesse de seu contato que você possa auxiliar.

Desse modo, se mantenha presente, troque ideias sobre o mercado, aponte oportunidades e, até indique profissionais de confiança. Assim, você e a sua empresa estarão sempre em evidência para os seus contatos. Assim, quando surgirem oportunidades você será lembrado!

Mantenha os seus contatos

As pessoas que você já conhece, como ex-colegas de faculdade, amigos e ex-colegas de trabalho, são o caminho mais curto para você ativar a sua rede de contatos. Basta manter o relacionamento e estar sempre atento para os seus caminhos profissionais.

Se você já deixou esta oportunidade passar, as redes sociais são uma excelente ferramenta para reativar contatos. O LinkedIn é essencial para profissionais com interesse em como fazer networking.

Comece com conversas pessoais e em seguida passe para a apresentação profissional. Lembre-se: não force a conversa, seja paciente para manter um bom relacionamento.

Priorize a qualidade sobre a quantidade

Não adianta entregar cartões e se apresentar para dezenas de pessoas sem ter conversas de qualidade com os seus novos contatos. Invista em conversas mais significativas com os contatos que você considera mais relevantes para a sua área.

Um bom contato, bem cultivado, pode fazer muito mais diferença para a sua carreira e sua empresa que dezenas de contatos mal realizados. Priorize contatos que possam te auxiliar de acordo com o perfil de sua empresa.

As 5 melhores ferramentas online para fazer um bom networking

As ferramentas online são essenciais para aprimorar sua rede de contatos.e saber como fazer networking.

As ferramentas de networking apresentadas a seguir vão ajudar você a gerenciar sua base de contatos, alcançar oportunidades de negócios, para sua carreira profissional e para apredizado de como fazer networking. Confira!

1. LinkedIn

Como a própria rede social se apresenta, o LinkedIn é uma “comunidade profissional”. O site conecta profissionais e empresas, permitindo a interação e a troca de informações e experiências.

O primeiro passo para aproveitar todo o potencial do LinkedIn é preencher adequadamente o seu perfil no site, suas experiências profissionais, participações relevantes e informações acadêmicas.

Disponibilize informações completas sobre cargo, áreas de interesse, experiências profissionais, além de uma foto profissional e, ao mesmo tempo, atrativa. Um bom perfil é o cartão de visitas ideal para colocar você em contato com recrutadores das empresas.

2. Rapportive

A Rapportive é uma ferramenta que facilita ainda mais a interação com os contatos do LinkedIn, que comprou recentemente a plataforma, reunindo informações de seus contatos e facilitando sua visualização rápida.

Trata-se de um plug-in para o Gmail, que permite o acesso a informações de seus contatos do LinkedIn diretamente do seu e-mail. Assim, você consegue enviar e receber e-mails diretamente dos contatos que fez na rede social. Depois é só manter a relação! 

3. Followup.cc

Como vimos, não basta fazer novos contatos, é preciso cultivá-los e mantê-los ativos. A plataforma Follwup.cc foi criada exatamente para isso. Você pode criar lembretes sobre e-mails que precisam ser enviados, com descrição de assunto, destinatário, data e hora de envio, etc.

Você também pode criar uma agenda de envio automático de conteúdo para todos os seus contatos ou diferentes grupos. Deste modo, manter seus contatos ativos vai se tornar muito mais fácil.

4. Meetup

Para ajudar você a encontrar as pessoas certas, o Meetup é uma plataforma na qual é possível divulgar e conhecer eventos próximos ao seu local, apesar de nada se compararar a encontros presenciais.

É possível filtrar as buscas por assunto, o que torna ainda mais fácil encontrar eventos da sua área de interesse próximos a você. Basta se cadastrar, selecionar seus interesses e começar a receber notificações sobre eventos importantes.

5. Reddit

O Reddit é uma plataforma que permite a criação de tópicos de interesse que as pessoas podem seguir e fazer publicações de conteúdos relacionados, é como um fórum onde você acompanha os assuntos das suas áreas de interesse profissional.

Mas cuidado, pois as comunidades são livres, todos podem ler e compartilhar os conteúdos postados por você. Saiba filtrar bem tais comunidades, pois há muita informação que não é relevante ao seu objetivo. 

Como interagir com pessoas e se preparar para eventos?

Aplique técnicas para um bom relacionamento na sua estratégia de networking.

O bom relacionamento pode não ser natural para todas as pessoas, mas seguindo algumas dicas de preparação e comportamento em eventos, você pode aumentar a eficácia do seu networking. 

Veja algumas técnicas de como fazer networking, filtre-as segundo o perfil da sua empresa e de seu objetivo e aplique-as em seus próximos eventos corporativos:

Pesquise antes de ir em eventos: 

Antes de sair de casa para qualquer evento, saiba tudo que puder sobre ele!

Saiba onde você está indo: 

Endereço, estacionamentos, lugares próximos etc.

Conheça o ambiente: 

O ambiente físico e o ambiente social vão dizer como se vestir e se deslocar até o evento.

Saiba quem está presente: 

É bom estar bem informado sobre seus contatos antes de conversar com eles.

Carregue quantos cartões de visita puder: 

Cartões de qualidade falam mais que palavras.

Leve sempre uma ou mais canetas: 

Ter sua própria caneta demonstra profissionalismo, não precisa ser uma caneta cara, mas evite os brindes de seus clientes.

Mantenha o celular no silencioso: 

Questão de etiqueta e respeito.

Chegue cedo: 

É mais fácil conhecer e se conectar com as pessoas chegando cedo.

Misture-se ativamente: 

Não espere, inicie as conversas, circule ativamente e se apresente às pessoas.

Mantenha os temas em comum

Esforce-se para manter os temas de suas conversas em comum com seus contatos, para que eles não se sintam despreparados e fujam da interação.

Saiba e utilize os nomes das pessoas: 

Uma das melhores impressões que você pode passar a alguém é saber o nome das pessoas.

Esteja pronto para sair: 

Prepare estratégias para encerrar conversas delicadamente e conseguir fazer mais contatos relevantes no mesmo evento.

Dê prosseguimento: 

Cultive a relação estabelecida com seu novo contato para efetivar o bom networking.

Conecte pessoas: 

Apresente seus amigos uns aos outros, para oferecer soluções confiáveis a problemas comuns e divulgar suas qualidades sem se gabar.

A chave de como fazer networking é estar sempre presente entre os contatos

Como você viu, realizar um bom networking envolve preparação e dedicação, mas os resultados, com certeza, são compensadores, tanto para a sua carreira profissional quanto para a sua empresa.

Gostou do nosso artigo e deseja melhorar a relação com seus colaboradores? Ofereça facilidade e liberdade a eles com a verdadeira revolução nos benefícios corporativos dos produtos que o iFood está lançando: o iFood Refeição, o vale-refeição da rede iFood. Conheça!

Gostou do artigo? Fique por dentro de outras inúmeras dicas acessando o blog iFood Empresas.

Gostou? Compartilhe!

Por: Fernanda Capella

Coordenadora de Marketing de Conteúdo, copywriter, especialista em conteúdo de performance e comunicação. Amante de tecnologia, negócios, café e gastronomia.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.