Clima e cultura organizacional são dois termos muito conhecidos no ambiente corporativo e para quem trabalha com gestão.

Ambos são de extrema importância para qualquer empresa que deseja crescer no mercado, pois influenciam diretamente na motivação de seus colaboradores e na produtividade da companhia.

É de conhecimento de todos que uma equipe engajada, que veste a camisa, se empenha e busca o melhor para a empresa é a chave do sucesso de qualquer organização. 

Um grupo com essas características tende a aumentar as vendas, cuidar do patrimônio, valorizar o trabalho e, principalmente, ajudar no desenvolvimento da empresa, aumentando a produtividade individual e coletiva da companhia.

Porém, no trabalho em home office, como manter um bom clima e cultura organizacional sem o contato direto com os colaboradores? 

Tendo em vista que, muitas vezes, já é complicado trabalhar com o pessoal dentro de um escritório, aos olhos da liderança e mantendo o vínculo diário, fazer isso remotamente tem sido um verdadeiro desafio para gestores, causando uma série de dúvidas.

Para saber tudo sobre como as empresas podem trabalhar com essas variáveis, continue a leitura conosco, pois aqui trataremos de maneira aprofundada este tema atualmente tão importante.

Aproveite e descubra mais sobre as características da cultura organizacional!

Qual é a diferença entre clima e cultura organizacional?

Embora sejam termos similares e comumente confundidos, clima e cultura organizacional são dois assuntos distintos.

Enquanto a cultura é o conjunto de normas, comportamentos e valores que regem uma organização, o clima organizacional é um tipo de termômetro, que mede o nível de satisfação dos funcionários em relação a instituição em que atuam.

Clima e cultura organizacional no trabalho remoto são fatores indispensáveis para o sucesso da sua equipe.

Em outras palavras, o clima organizacional trata das atitudes no dia a dia da empresa. Já a cultura organizacional refere-se ao conjunto de valores, normas, ética e atitudes da corporação

Qual é a relação entre cultura e clima organizacional?

A cultura de uma empresa é geralmente mais sólida e difícil de ser alterada.

Toda e qualquer ação que tenha por objetivo a mudança de uma cultura precisa ser pensada e planejada a longo prazo, visto que não é uma tarefa fácil mudar os hábitos dos profissionais que atuam na mesma, principalmente para os colaboradores com muito tempo de casa.

No entanto, é de extrema importância realizar ações diárias, visando que o clima nas equipes e na empresa seja o mais positivo possível e esteja de acordo com os objetivos que se deseja alcançar.

Nesse cenário, torna-se evidente que qualquer mudança cultural precisa necessariamente também estar envolvida com o clima organizacional. 

Se o objetivo, por exemplo, é criar uma cultura cujo foco é o alto desempenho das equipes, é necessário começar criando um clima de urgência, com os gestores valorizando prazos, exigindo padrões de qualidade, estipulando metas e dando recompensas para quem atingi-las.

Por outro lado, se o objetivo fosse construir uma cultura organizacional cujo foco estivesse na satisfação total dos clientes, seria necessário primeiro pensar em um clima organizacional que priorize os funcionários.

Dessa forma, com colaboradores mais satisfeitos, a qualidade de produção consequentemente irá aumentar.

A construção de um clima e de uma cultura organizacional adequada faz parte do escopo de responsabilidades de toda a empresa, e não somente do RH, como muitos pensam. 

Logo, é preciso um esforço conjunto de toda a equipe para atingir o ápice de uma empresa, cujo clima e cultura organizacional andam sempre juntos e devem ser pensados como um conjunto.

O que é a cultura organizacional de uma empresa?

De acordo com Idalberto Chiavenato, professor e pesquisador na área de administração de empresas, a “cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhadas por todos os membros da organização.”

É essencial prezar por uma boa cultura organizacional em seus colaboradores. 

Em outras palavras, a cultura organizacional de uma empresa nada mais é do que o conjunto de regras morais e éticas que regem o comportamento dos funcionários e gestores da companhia.

Ela pode ser parte do planejamento estratégico de uma empresa, ou construída através de hábitos e características que se firmam durante um período de tempo. 

De qualquer forma, sempre que um novo funcionário é contratado, ele deve ser apresentado a cultura organizacional da corporação, para que haja uma interação e ambos trabalhem em uma mesma linha de pensamento. 

O colaborador que não se adequa a cultura da companhia tende a desmotivar outros membros das equipes, causando sérios problemas no clima organizacional e na produtividade da companhia com um todo.

Juntamente com a cultura organizacional está o código de conduta da empresa, que como o próprio nome sugere, rege as normas de como se comportar e agir dentro da organização. 

Ele deve ser seguido de maneira rígida, pois está intimamente ligado aos valores que a corporação prega e consequentemente a imagem da instituição que será transmitida aos demais.

Além disso, os valores de uma empresa estão ligados a sua identidade e podem ditar se a empresa será vista de forma positiva ou negativa no mercado e  afetando também sua credibilidade junto aos clientes.

Por tratar de valores e crenças, é muito difícil realizar mudanças na cultura organizacional.

Todas as alterações que podem vir a ocorrer devem ser lentas e gradativas, ajudando as pessoas a se adequarem a nova forma de trabalho.

Um bom exemplo disso são de empresas que, com o intuito de aumentar a qualidade de vida no trabalho, decidem fazer uma mudança radical, criando salas de descompressão, com mesas de jogos, video games, livros e etc.

Alegando que a partir daquele momento o rendimento dos funcionários irá aumentar.

Isso pode, de fato, vir a acontecer, mas antes deve ser realizado um estudo analisando se tal mudança irá de fato contribuir para a melhora da organização.

Caso contrário, essa atitude se tornará apenas um desperdício de investimento, o qual poderia ter sido utilizado para fins mais úteis.

Quais são os aspectos da cultura organizacional que podem impactar negativamente o clima organizacional?

É muito comum que a cultura da empresa venha a nascer naturalmente, junto com a sua fundação, muitas vezes se tratando de um reflexo das características de seu fundador. 

No entanto, assim como na cultura de uma sociedade, é possível que com o passar do tempo ela sofra adaptações e mudanças, evoluindo de acordo com diversos fatores, como a economia e mudanças na gestão, além de transformações na sociedade.

Ademais, o fato é que a cultura  afeta de diretamente o comportamento dos colaboradores.

Por exemplo, quando trabalhamos em um ambiente desorganizado, extremamente hierárquico e sem tarefas bem definidas, não criamos motivação e pertencimento ao nosso trabalho.

Por esse motivo, quando uma cultura organizacional é boa e bem disseminada, partindo desde a diretoria até o mais baixo nível hierárquico, toda a empresa tende a manter uma boa sincronia interna, garantindo assim o sucesso de seus planejamentos e estimulando o crescimento de todos.

É muito importante ressaltar que quem orienta o perfil cultural da empresa é a sua gestão, e por isso é tão importante formar bons líderes que motivem os funcionários e deem bons exemplos.

Para transformar o sucesso em fracasso basta que a gestão da empresa não dissemine de forma correta as informações, desmotivando os funcionários. 

Além disso, se a empresa não possui uma missão, visão e valores bem definidos, é impossível engajar as equipes em um objetivo comum.

É preciso de foco, objetivos, limites, e padrões para atingir o sucesso em todos os âmbitos.

Como preservar clima e cultura organizacional no trabalho remoto?

Segundo uma pesquisa da empresa de monitoramento de mercado Hibou, atualmente, 6 em cada 10 brasileiros estão em regime de trabalho remoto 

Considerando que na era tecnológica manter uma boa cultura e um clima organizacional favorável para a empresa já era complicado, fazer isso em um regime de trabalho home office tem se tornado um verdadeiro desafio.

Apenas com princípios e valores muito bem alinhados é possível manter o foco e o engajamento com uma equipe que trabalha a distância. 

Portanto, é preciso investir em manutenção e em comunicação, mas sem perder o contato e intimidade que o escritório ou ambiente de produção permitem. 

Pesquisas de clima, eventos de integração, happy hours e reuniões estratégicas com todos os colaboradores são bons exemplos que garantem uma bom clima e cultura organizacional. 

Uma cultura forte é caracterizada pelo trabalho em grupo sendo realizado de maneira semelhante, sem a necessidade de ordens constantes da gestão. 

Em épocas de crise, com os colaboradores trabalhando em diversos locais diferentes, ter valores alinhados faz com que os trabalhos continuem sendo executados na mesma direção, tornando a tomada de decisão muito mais rápida e eficiente.

Em épocas de trabalho remoto, é importante ressaltar em cada oportunidade os valores e missões da empresa, fazendo que os colaboradores se sintam parte do todo indiferentemente de onde estejam. 

Em momentos de crise, a empresa precisa se mostrar forte perante seus colaboradores, transmitindo a eles segurança.

Quando há uma cultura organizacional forte esse processo é natural, através da gestão.

Além disso, é preciso se reinventar e buscar soluções alternativas que se encaixem no novo contexto das empresas. 

É normal que algumas atividades realizadas anteriormente dentro do escritório hoje não façam mais sentido. Assim, é natural que os colaboradores atuem em outras frentes, se desenvolvendo também.

Reuniões rápidas diárias, encontros ocasionais entre as lideranças e formação de novos grupos de trabalho são ações que contribuem para que a cultura de uma organização continue forte mesmo diante dos novos desafios.

Mais do que nunca os gestores e o setor de RH são importantes nessa nova rotina de home office.

Deles parte a iniciativa para manter a equipe engajada, colocando os colaboradores dentro das tomadas de decisão e fazendo com que se sintam parte da empresa, mesmo que não estejam de fato atuando dentro dela.

Quando uma cultura organizacional é madura e forte, ela é parte também dos colaboradores, intrínseca nas atividades que cada um desenvolve e automaticamente faz com que o clima organizacional se mantenha, mesmo que remotamente.

Ações do iFood Empresas para melhorar a cultura organizacional

O iFood Empresas oferece soluções para as organizações que estão trabalhando de forma a sempre a melhorar o seu desempenho e a motivação entre os colaboradores. 

Com soluções práticas, estamos atuando para ajudar a manter o mercado vivo mesmo em épocas complicadas como essa.

O iFood Card, por exemplo, pode ser utilizado como um vale presente através do qual os gestores podem garantir uma experiência gastronômica aos seus colaboradores, sem necessidade de contato ou exposição de sua segurança. 

Sendo assim, é uma ótima ideia para manter a relação de proximidade ao longo das semanas a distância.

E aí, gostou do artigo? Continue acompanhando nossa plataforma para se inteirar dos mais diversos assuntos sobre cultura organizacional e outros temas que vão transformar a sua gestão em um verdadeiro case de sucesso!

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Por: Fernanda Capella

Coordenadora de Marketing de Conteúdo, copywriter, especialista em conteúdo de performance e comunicação. Amante de tecnologia, negócios, café e gastronomia.

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