O reconhecimento é uma das melhores formas de dizer “muito obrigado” a quem apoia e se dedica a sua empresa. Seja com uma comemoração em uma data especial, bonificação por atingir uma meta ou através de uma singela homenagem, um cartão presente demonstra o quanto aquela pessoa é importante.

Em meio a tantas possibilidades de premiação, é preciso entender como causar mais impacto e gerar mais engajamento junto ao seu negócio. O cartão presente vem sendo utilizado com destaque, pois é a ferramenta ideal para operar e facilitar todo o processo.

Não é à toa que hoje, no Brasil, cerca de 60% das vendas de gift cards acontecem justamente no meio corporativo. 

Quer entender melhor como esta lembrança funciona na prática? Leia o artigo até o final e fique por dentro de tudo sobre o cartão presente. 

O que é um cartão presente?

O cartão presente é um cartão emitido com um valor determinado pelo comprador, que vai utilizá-lo para presentear outra pessoa. 

O cartão pode ser trocado por itens escolhidos pela pessoa que foi presenteada, desde que o estabelecimento aceite este tipo de pagamento e opere com a bandeira do cartão escolhido.

Existem cartões presente em forma física e virtual, e eles oferecem diversas vantagens tanto para quem presenteia quanto para quem é presenteado, como comodidade, versatilidade e exclusividade.

Como o cartão presente pode ser utilizado?

As finalidades do cartão presente são divididas em dois grupos: presentear seus colaboradores, clientes e parceiros; ou comercializar, para atrair, fidelizar e encantar seus stakeholders.

As possibilidades de uso dos cartões-presente para a divulgação da sua empresa são muitas, principalmente devido a grande quantidade de datas comemorativas na cultura brasileira, o que permite promoções divertidas, temáticas e sazonais.

É ideal para quais tipos de compra?

Cartão presente: o jeito moderno de presentear alguém.

Qualquer produto ou serviço pode ser vendido através de um cartão presente, mas esta ferramenta combina mais com negócios que possuem características modernas quando comparados a outros que precisam ser mais tradicionais.

Como exemplo, é difícil imaginar alguém recebendo um gift card para utilizar com serviços de advocacia ou bancários, mas é muito fácil prever o sucesso de um quando utilizado em serviços digitais, como Netflix e Spotify.

Por outro lado, o cartão presente pode ser utilizado para estimular a venda de produtos que normalmente não são muito populares como presente. 

Na cidade de São Paulo, por exemplo, é de costume que restaurantes ofereçam uma refeição cortesia a cada 10 refeições pagas pelo cliente através dos famosos “carimbinhos” no cartão-fidelidade.

Em quais eventos corporativos usar?

Os cartões presente são uma excelente ferramenta para atrair público para eventos corporativos da sua empresa. 

Seja como brinde ou premiação para as melhores performances, um presente prático e personalizado como este vai agradar seus convidados em situações como:

  • Confraternizações e comemorações – premiações de final do ano, quando alguma meta é atingida ou no fechamento de algum grande e relevante negócio;
  • Treinamentos – promover o desenvolvimento profissional dos colaboradores;
  • Workshops – reconhecer os melhores trabalhos em grupo;
  • Seminários – estímulo para intensificar a troca de informações e experiências;
  • Congressos – incentivar seu desenvolvimento cultural e científico;
  • Convenções – promover o lançamento de produtos, realizar vendas e premiações.

Posso ter meu próprio cartão presente?

Existem, no mercado, algumas empresas que oferecem esta modalidade de cartão. Apesar de mais trabalhosa, esta estratégia pode ser um ótimo recurso de marketing e divulgação para seu negócio, auxiliando o fortalecimento da sua marca ou apresentação ao mercado.

Como interfere na relação com os colaboradores?

Sua empresa pode motivar seus colaboradores com um gift card.

Mesmo que a sua intenção não seja produzir seu próprio cartão presente, esta ferramenta também pode ser adotada para valorizar o trabalho dos seus colaboradores, que podem escolher entre as várias opções disponíveis no momento de uma premiação.

Se bem elaborada e executada, este tipo de ação incentiva e motiva a sua equipe, além das maneiras tradicionais, visto que cria uma experiência única e exclusiva para cada situação. 

O valor do presente é sempre importante, mas o maior benefício é a relação próxima e autêntica criada junto à empresa nestas ocasiões.

Cada colaborador tem um gosto e necessidades diferentes. Por isso, no momento de reconhecer um bom trabalho, nada melhor que fazer isso de uma forma que seja relevante e cativante, mas, ao mesmo tempo, impessoal e neutra, para que possa agradar a todos e ainda gerar emoções únicas para cada um. Isso tudo o gift card faz!

Quais as vantagens de utilizar cartão presente?

Existem diversos benefícios na utilização de cartões-presente para reconhecer e valorizar os seus colaboradores, clientes e parceiros. Algumas vantagens são mais aparentes, mas outras só são reveladas com um olhar mais atento, veja só:

Sem tributação

Ao contrário do que muitos podem imaginar, o uso do cartão presente não geram nenhuma tributação aos envolvidos. 

Não existe incidência de ICMS, por ele ser considerado um produto, e também não há cobrança de IOF, por não se tratar de um cartão de crédito. Ou seja, todo o valor pode ser utilizado e nenhum tributo será cobrado.

Presentes para amigos e familiares

Nas datas festivas e comemorativas, o cartão presente é uma ótima alternativa para presentear amigos e familiares. 

Em situações de dúvidas sobre o que alguém gostaria de ganhar, o gift card dá a opção dela mesma escolher o que deseja entre as milhares de opções disponíveis da marca do gift.

Praticidade total

Seu presenteado pode escolher o que receber de maneira física ou digital.

Nem sempre é fácil escolher o presente ideal para aquela pessoa especial, e o cartão presente transfere esta decisão para o próprio presenteado, que vai saber melhor do que ninguém o que deseja receber.

Além disso, o cartão presente pode ser recebido sem sair de casa, tanto na versão física como na virtual. Na versão online, ainda há a facilidade de envio por e-mail, em qualquer momento e de qualquer lugar.

Aumento das vendas

As diversas possibilidades de uso do gift card são um incentivo para o aumento das suas vendas, tanto no aspecto de divulgação quanto por se tratar de um serviço extra.

Além de utilizar o valor do cartão presente da sua empresa para realizar uma compra, o presenteado também tem a opção de completar o valor e adquirir mais produtos ou serviços, gerando uma venda adicional.

Melhor experiência de compra

Vários fatores podem influenciar uma experiência de compra, e a principal delas é dar opção de escolha para o consumidor. 

Poder optar por algo do seu interesse, gosto e necessidade, além de contar com a praticidade e a segurança da transação online, fazendo com que satisfação com a experiência de compra seja ainda maior.

Fidelização

Ao oferecer uma melhor experiência de compra, a fidelização do cliente à sua empresa também é estimulada. Este serviço adicional aprimora o atendimento e aumenta as possibilidades de escolha do consumidor, fazendo com que ele se sinta valorizado.

Novos clientes

Mesmo que o cartão presente seja adquirido por um cliente já fidelizado, isso não significa que ele será dado a alguém que já conhece a sua empresa. 

Nesta situação, uma experiência de compra satisfatória pode conquistar mais um consumidor para seu produto ou serviço, que também pode indicá-lo para outras pessoas.

Benefícios de utilizar o cartão presente em premiações corporativas

Presentear diversas pessoas de uma empresa nunca foi tão rápido e prático.

Existem diversas maneiras de premiar os seus colaboradores, clientes e parceiros, como bônus em dinheiro, vouchers, viagens etc. 

Porém, tão importante quanto recompensar e incentivar os seus stakeholders é a maneira como isso é feito. E para um número cada vez maior de empresas, a forma ideal é a utilização do cartão presente. 

O objetivo é impactar as pessoas que constroem o sucesso do seu negócio com a melhor experiência possível, então nada melhor que apostar na praticidade, flexibilidade e exclusividade que o gift card oferece.

Existem diversos benefícios em adotar esta ferramenta como uma forma de premiação para seus colaboradores, clientes e parceiros, uma vez que há muitos tipos diferentes de cartões, que podem ser escolhidos de acordo com a preferência de quem vai receber.

Veja as principais vantagens:

Economia e facilidade de gestão

O cartão presente é muito mais fácil e econômico para sua empresa, porque não tem descontos na folha de pagamento e o valor é pago integralmente ao colaborador, o que reduz o trabalho das operações financeiras e o risco de problemas com questões trabalhistas.

Além disso, o cartão é isento de tributação, reduzindo o custo e, mais uma vez, o impacto operacional para sua empresa.

Motivação e reconhecimento

Todo empresário sonha em ter uma equipe de alta performance, produtiva e engajada nos melhores resultados para a empresa. E uma maneira de incentivar isso é recompensar os colaboradores pelo esforço, dedicação e metas atingidas.

Através do cartão presente, esta prática fica ainda mais fácil, tanto para a empresa quanto para o colaborador. 

Desse modo, a gestão não precisa se preocupar com presentes individuais, pensados para cada um dos colaboradores, que por sua vez têm a praticidade de utilizar o prêmio como quiser.

Praticidade

Os cartões podem ser oferecidos de forma física ou na versão virtual online, dependendo do tipo escolhido pelo comprador. Hoje ainda predomina a versão física, em que o presenteado vai até a loja para realizar a troca pelo presente, mas a tendência é que a alternativa online ganhe cada vez mais espaço, principalmente em um cenário como o atual.

Ao receber um cartão presente como premiação corporativa, o colaborador tem a praticidade de poder escolher seu presente e recebê-lo no conforto de casa.

Como visto até aqui, o cartão presente é uma ótima estratégia para a gestão de benefícios da sua empresa. Mas como colocar isso em prática?

Como usar o cartão presente como estratégia na gestão de benefícios?

Agradeça, valorize e mantenha o ambiente corporativo agradável aos colaboradores.

Um ambiente de trabalho agradável e saudável é fundamental para ter mais competitividade no mercado e melhores resultados na sua empresa. E a gestão de benefícios da sua organização tem um papel crucial nesta tarefa, sendo a base para toda a motivação dos funcionários.

Afinal, com a alta concorrência do mercado de trabalho pelos melhores profissionais de cada área, um bom salário não é suficiente para atrair e manter os grandes talentos na sua empresa. É fundamental, também, oferecer benefícios corporativos com alto valor para seus colaboradores.

Assim, a empresa cria um ambiente de acolhimento e valorização dos colaboradores, que se sentem mais engajados e dispostos a lutar pelo melhor da organização. Mas como empregar o cartão presente como estratégia na gestão de benefícios?

Para fazer isso com sucesso e tranquilidade, é necessário contar com ajuda de parceiros com experiência e nome consolidado no mercado, com foco na qualidade, transparência e na inovação tecnológica.

Pensando nisso, o iFood Empresas está promovendo uma verdadeira revolução nos benefícios corporativos com a chegada do iFood Card, o cartão presente do iFood

iFood Card: transforme comida em presente!

Com o iFood Card, você pode distribuir presentes para motivar sua equipe e ampliar o relacionamento com colaboradores, parceiros e clientes. Veja os principais benefícios para sua empresa:

Aproxime distâncias

Estimule e fortaleça a relação com os colegas de trabalho, clientes e parceiros enviando lembranças que se transformam em comida. Assim, você e sua empresa podem se fazer presentes mesmo estando em longas distâncias ou em modelos de trabalho remoto.

Coffee break virtual

Oferecer alimentação durante os eventos corporativos virtuais com o auxílio do iFood Card é uma ótima opção para valorizar e aumentar a proximidade entre os convidados, levando a experiência iFood para dentro da casa de cada participante.

Motivação para sua equipe

Compartilhar refeições é um momento essencial para fortalecer o espírito de colaboração da sua equipe.

O iFood Card permite que, mesmo em home office, esse momento não seja esquecido e a experiência de alimentação em conjunto durante reuniões e happy hours virtuais seja muito especial.

Agradeça e reconheça

Um cartão alimentação iFood Card permite que você envie lembranças para o colega aniversariante, retribua o trabalho e desempenho dos colaboradores e, até mesmo, aquela importante parceria de negócios. 

Afeto transformado em comida é um presente que todos vão amar e, assim, você promove mais engajamento, produtividade e união nos projetos.

Como funciona o iFood Card?

  1. Você escolhe o valor do saldo e a quantidade de iFood Cards que você deseja enviar;
  2. Envia os iFood Cards para quem você quer presentear, de forma virtual ou física;
  3. O presenteado recebe o cartão enviado pela sua empresa;
  4. Resgata o valor do iFood Card digitando o código na carteira do app do iFood;
  5. Escolhe a comida que quiser em nossos restaurantes parceiros e faz o pagamento utilizando o saldo em sua carteira, e pronto!

O iFood Empresas é a solução corporativa da maior foodtech da América Latina e chegou para tornar mais confiável e inteligente a forma como as empresas se alimentam. 

Somos marca Top of Mind em food delivery, estamos presentes em mais de 1000 cidades brasileiras e já contamos com mais de 160 mil estabelecimentos disponíveis em todo o país.

Quer levar mais tecnologia, comodidade e qualidade de vida para seus colaboradores e ainda ter mais competitividade e melhores resultados em sua empresa? Conheça agora o iFood Card!

Gostou? Compartilhe!

Por: Marilizi Gonçalves

Analista de Marketing de Conteúdo, copywriter, especialista em redação. Formação em Letras, cinéfila, apaixonada por ciências humanas, língua inglesa, marketing e fã de um bom cupom de desconto.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.