Carreira em Y: saiba como implementar esse plano e garanta uma empresa de sucesso!

criado em 27 de Abril de 2023

última atualização 19 de Setembro de 2023

Leia em 7 min

Para se destacar no mercado e garantir bons resultados, é fundamental contar com profissionais de alta performance. E o plano de carreira em Y pode ser o caminho ideal.

Isto porque, neste modelo, as empresas não buscam profissionais capacitados. Elas investem em seus próprios colaboradores para alcançarem os mais altos níveis de capacitação em relação às suas habilidades.

Quer saber como inserir esta estratégia na sua organização? Então continue a leitura! No artigo de hoje, vamos falar sobre carreira em Y e suas vantagens para profissionais e empresas.

Índice:

O que é Plano de Carreira em Y?

A carreira em Y tem o propósito de criar duas possibilidades de evolução profissional: aquela voltada para para a liderança e gestão de pessoas, e aquela voltada para uma aplicação mais técnica e com visão de especialista sobre o assunto.


Ela surgiu para ajudar aquelas pessoas que não tinham o perfil de liderança e o interesse em se desenvolver para fazer a gestão de uma equipe. Dessa forma, esses profissionais podem se especializar e estudar ainda mais sobre a sua área de atuação e ser uma referência técnica dentro das organizações. 

Portanto, na carreira em Y o profissional pode ser um Especialista ou um Generalista.

Qual a importância da Carreira em Y?

Podemos dizer que a carreira profissional em Y oferece mais possibilidades para o trabalhador se desenvolver naquilo que ele tem mais habilidade. Além disso, ela permite um maior foco e objetivos mais consolidados no plano de carreira.

As empresas que optam pelo plano de carreira em Y estão mais propensas a reter talentos e a formar times mais completos e diversificados. Além de se sentirem mais valorizados, os profissionais se tornam donos da sua trajetória e busca se aprimorar ainda mais dentro de um cenário adequado para eles.

Conheça suas características

Para ser considerada uma carreira em Y, existem algumas características imprescindíveis que fazem parte do conceito, como você verá a seguir.

Inovação

Ter atenção às tendências de mercado e buscar atualizar constantemente as competências a serem desenvolvidas é se alinhar ao processo de inovação, essencial para a carreira em Y.

Competitividade

Aqui a competição é entre o profissional e ele mesmo. Isso porque, com o plano de carreira traçado, acompanhar a evolução e ver o que foi melhorado traz a vontade de explorar cada vez mais novos desafios.

Engenhosidade

Por permitir traçar caminhos diferentes, é possível ter mais criatividade e possibilidades sobre qual caminho seguir e como montar a sua trilha de conhecimento para evoluir na carreira.

Engajamento entre o time

O time passa a ter um papel relevante na hora de tomar decisões acerca do seu futuro profissional e, consequentemente, sobre o futuro e evolução da equipe. Isso aumenta o engajamento e o senso de colaboração.

Aptidão para resolução de problemas

Para que a carreira em Y faça sentido, ela precisa ser desenvolvida a partir do todo. Portanto, olhar para os problemas atuais e pensar na trilha de desenvolvimento para solucionar essas questões é o melhor caminho.

Entenda como funciona esse Plano de Carreira em Y

Como funciona a carreira em Y.
Conheça as possibilidades que a carreira em Y oferece aos profissionais.

De maneira geral, a linha que é a base da letra Y representa a trajetória do colaborador, que cresce na organização conforme adquire mais experiência ao longo do tempo. Em um determinado momento o funcionário se vê diante de duas opções: se tornar um profissional generalista ou um profissional especialista.

Um profissional generalista é aquele que, apesar de possuir conhecimento técnico sobre sua área de atuação, tem um perfil gerencial. Ou seja, tem facilidade para lidar diretamente com pessoas.

Por este motivo, estas pessoas, geralmente, assumem funções de gestão estratégica de pessoas para organizar e engajar equipes a conquistarem grandes resultados. Dessa forma, é comum que elas ocupem cargos como coordenador, gerente ou diretor de uma empresa.

Já um profissional especialista é aquele que domina profundamente conhecimentos técnicos e específicos da sua área de atuação. No geral, são pessoas analíticas e com alta capacidade de aprendizagem.

Entretanto, ao contrário do perfil generalista, este profissional tende a atuar de maneira mais autônoma e ser o único responsável por determinadas funções. Assim, eles costumam ocupar cargos como pesquisadores, desenvolvedores de produtos ou conselheiros, por exemplo.

Diferença entre Plano de Carreira em Y e Plano de Carreira em W

Como falamos, na carreira em Y os profissionais escolhem seguir um caminho técnico ou de gestão. Já a carreira em W prevê e desenvolve um profissional que seja capaz de trabalhar com projetos multidisciplinares, ocupando cargos mais complexos. Assim o profissional estará apto para trabalhar tanto como especialista quanto como generalista.

As vantagens da Carreira em Y para empresa e colaborador

Além de ser uma grande oportunidade para os profissionais se especializarem na área com a qual têm mais afinidade, a carreira em Y também pode trazer vantagens importantes para uma organização.

A seguir, listamos os 4 principais benefícios deste modelo de carreira que são interessantes tanto para os colaboradores quanto para as empresas. Confira!

Aumento da produtividade

A atuação em funções que são mais confortáveis para os profissionais criam a tendência de tornar os resultados melhores. Isso porque a sensação de bem-estar fica evidente, e o colaborador passa a ter mais energia e motivação para trabalhar.

Desenvolvimento de novas habilidades dos colaboradores

No plano de carreira em Y, os colaboradores precisam desenvolver a aprimorar habilidades técnicas durante o percurso. 

Por isso, empresas que buscam esses profissionais investem em treinamentos constantes ou convênio com instituições de ensino

Isto porque apesar de ser bom para o trabalhador, que poderá crescer profissionalmente, este modelo de carreira também é fundamental para as empresas, que contarão com profissionais com cada vez mais expertise em sua área de atuação.

Maior desenvolvimento de carreira do profissional 

Embora a tendência natural de grande parte das organizações seja direcionar os profissionais para cargos de gerência ou de liderança, a verdade é que nem todos se sentem confortáveis em assumir estas posições.

Por isso, a carreira em Y oferece a possibilidade de desenvolvimento de carreira do profissional independente desta situação. Ou seja, este modelo de plano de carreira permite explorar ao máximo as habilidades próprias de cada colaborador, mesmo que elas não sejam relacionadas ao papel de líder.

Maior retenção de talentos

A base de uma carreira em Y é valorização e o investimento nos profissionais de maneira interna. Ou seja, se empresas que adotam esta estratégia precisam de um líder, elas não farão um processo seletivo externo para encontrar este profissional, elas vão formá-lo dentro do seu quadro de colaboradores.

Neste cenário, o risco de demissão dos funcionários é reduzido, enquanto as oportunidades internas são ampliadas. Dessa forma, a empresa pode garantir a retenção de profissionais altamente qualificados graças à perspectiva de crescimento.

Além disso, o plano de carreira em Y também é um grande diferencial para atração de talentos para as organizações. Principalmente em relação a profissionais no início de carreira e que estão interessados na possibilidade de aprendizado e de desenvolvimento dentro da empresa.

Saiba como fazer um plano de Carreira em Y

Se interessou por esse modelo de plano de carreira? Confira a seguir como implementar isso na sua empresa e na sua equipe.

Identifique as principais necessidades da empresa

O primeiro passo para estruturar um plano de carreira em Y é identificar quais são as principais necessidades da organização. Com isso, será possível listar quais são as melhores oportunidades a serem oferecidas.

Defina os critérios e as qualificações mais importantes

Em seguida, é preciso definir os critérios e as qualificações mais importantes para alcançar estas posições. Além de definir quais serão as etapas para que o profissional possa chegar até estes cargos.

Trace um plano de ação

Feito isso, é hora de traçar uma estratégia prática para encontrar as pessoas ideais para cada função. Pode ser necessário obter o perfil de cada funcionário, além de identificar suas capacidades técnicas e objetivos profissionais na organização.

Invista na carreira dos colaboradores

Uma vez que isso seja feito, é preciso investir na carreira dos colaboradores, sejam eles de perfil especialista ou generalista. Assim, eles poderão ser inseridos na perspectiva de desenvolvimento interno e estarem prontos para assumirem posições maiores e de mais responsabilidade no momento certo.

E, para garantir o interesse desses profissionais em crescerem junto com a empresa na carreira em Y, é importante oferecer também outras vantagens competitivas, como os benefícios corporativos

Por isso, se você quer garantir os melhores profissionais no seu quadro de colaboradores, conheça o iFood Benefícios, o vale alimentação e refeição do iFood. Um benefício pensado pela nossa empresa para valorizar os talentos da sua!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida