Para se destacar no mercado e garantir bons resultados, é fundamental contar com profissionais de alta performance. E o plano de carreira em Y pode ser o caminho para isto.

Isto porque, neste modelo, as empresas não buscam profissionais capacitados. Elas investem em seus próprios colaboradores para alcançarem os mais altos níveis de capacitação em relação às suas habilidades.

Quer saber como inserir esta estratégia na sua organização? Então continue a leitura! No artigo de hoje, vamos falar sobre carreira em Y e suas vantagens para profissionais e empresas.

Como funciona uma carreira em y?

A carreira em Y é a base para o modelo de plano de carreira de um colaborador dentro da empresa.

De maneira geral, a linha que é a base da letra Y representa a trajetória do colaborador, que cresce na organização conforme adquire mais experiência ao longo do tempo. 

Entretanto, chega um determinado momento em que o funcionário se vê diante de duas opções: se tornar um profissional generalista ou um profissional especialista.

Generalista

Um profissional generalista é aquele que, apesar de possuir conhecimento técnico sobre sua área de atuação, tem um perfil gerencial. Ou seja, tem facilidade para lidar diretamente com pessoas.

Por este motivo, estas pessoas, geralmente, assumem funções de gestão estratégica de pessoas para organizar e engajar equipes a conquistarem grandes resultados. Dessa forma, é comum que elas ocupem cargos como coordenador, gerente ou diretor de uma empresa.

Especialista

Já um profissional especialista é aquele que domina profundamente conhecimentos técnicos e específicos da sua área de atuação. No geral, são pessoas analíticas e com alta capacidade de aprendizagem.

Entretanto, ao contrário do perfil generalista, este profissional tende a atuar de maneira mais autônoma e ser o único responsável por determinadas funções. Assim, eles costumam ocupar cargos como pesquisadores, desenvolvedores de produtos ou conselheiros, por exemplo.

Entenda as vantagens que ela oferece para uma carreira e empresa

Além de ser uma grande oportunidade para os profissionais se especializarem na área com a qual têm mais afinidade, a carreira em Y também pode trazer vantagens importantes para uma organização.

A seguir, listamos os 4 principais benefícios deste modelo de carreira que são interessantes tanto para os colaboradores quanto para as empresas. Confira!

Desenvolver novas habilidades dos colaboradores

No plano de carreira em Y, os colaboradores precisam desenvolver a aprimorar habilidades técnicas durante o percurso. 

Por isso, empresas que buscam esses profissionais investem em treinamentos constantes ou convênio com instituições de ensino. Tudo isto para motivar e impulsionar o desenvolvimento dos seus funcionários.

Isto porque apesar de ser bom para o trabalhador, que poderá crescer profissionalmente, este modelo de carreira também é fundamental para as empresas, que contarão com profissionais com cada vez mais expertise em sua área de atuação.

Retenção de talentos

A base de uma carreira em Y é valorização e o investimento nos profissionais de maneira interna. Ou seja, se empresas que adotam esta estratégia precisam de um líder, elas não farão um processo seletivo externo para encontrar este profissional, elas vão formá-lo dentro do seu quadro de colaboradores.

Neste cenário, o risco de demissão dos funcionários é reduzido, enquanto as oportunidades internas são ampliadas. Dessa forma, a empresa pode garantir a retenção de profissionais altamente qualificados graças à perspectiva de crescimento.

Além disso, o plano de carreira em Y também é um grande diferencial para atração de talentos para as organizações. Principalmente em relação a profissionais no início de carreira e que estão interessados na possibilidade de aprendizado e de desenvolvimento dentro da empresa.

Maior desenvolvimento de carreira do profissional 

Embora a tendência natural de grande parte das organizações seja direcionar os profissionais para cargos de gerência ou de liderança, a verdade é que nem todos se sentem confortáveis em assumir estas posições.

Por isso, a carreira em Y oferece a possibilidade de desenvolvimento de carreira do profissional independente desta situação. Ou seja, este modelo de plano de carreira permite explorar ao máximo as habilidades próprias de cada colaborador, mesmo que elas não sejam relacionadas ao papel de líder.

Assim, empresas não apenas investem na carreira dos seus profissionais, como também os motiva a alcançarem níveis cada vez mais altos de qualificações em sua área. O que possibilita entregas também cada vez maiores.

Mais inovação

Esta constante atualização e aprimoramento de competências específicas, sejam elas especialistas ou generalistas, garante que a empresa conte com profissionais de alta capacidade.

Dessa forma, eles não serão capazes apenas de seguir processos internos. Estes profissionais podem trazer mudanças e desenvolver visões inovadoras dentro das organizações.

Com isso, as empresas ganham em avanços técnicos e de processos. Além da possibilidade de criarem metodologias próprias e se tornarem referência de mercado.

Quais os caminhos para estruturar um plano de carreira em y?

O primeiro passo para estruturar um plano de carreira em Y é identificar quais são as principais necessidades da organização. Com isso, será possível listar quais são as melhores oportunidades a serem oferecidas.

Em seguida, é preciso definir os critérios e as qualificações mais importantes para alcançar estas posições. Além de definir quais serão as etapas para que o profissional possa chegar até estes cargos.

Feito isso, é hora de traçar uma estratégia prática para encontrar as pessoas ideais para cada função. Pode ser necessário obter o perfil de cada funcionário, além de identificar suas capacidades técnicas e objetivos profissionais na organização.

Uma vez que isso seja feito, é preciso investir na carreira dos colaboradores, sejam eles de perfil especialista ou generalista. Assim, eles poderão ser inseridos na perspectiva de desenvolvimento interno e estarem prontos para assumirem posições maiores e de mais responsabilidade no momento certo.

E, para garantir o interesse desses profissionais em crescerem junto com a empresa na carreira em Y, é importante oferecer também outras vantagens competitivas, como os benefícios corporativos

Por isso, se você quer garantir os melhores profissionais no seu quadro de colaboradores, conheça o iFood Benefícios, o vale alimentação e refeição do iFood. Um benefício pensado pela nossa empresa para valorizar os talentos da sua!

Gostou? Compartilhe!

Por: stephaniesantanna

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.