Capacitação Profissional: invista e crie um time mais qualificado

criado em 31 de Maio de 2023

última atualização 5 de Outubro de 2023

As empresas têm um papel fundamental na promoção de novos conhecimentos para o seu time de colaboradores. É por isso que algumas startups como Convenia, BRQ Digital Solutions, Dog’s Care, Omie e Olist investem em capacitação profissional. 

Para elas, essa é uma das melhores maneiras de assegurar a qualidade das suas equipes, engajar times, tornar as organizações humanizadas e dar um passo além. 

Mas, afinal, o que é capacitação profissional e quais benefícios essa ação garante para uma empresa? Nós explicaremos tudo isso e mostraremos o quanto capacitar as equipes é importante para a organização. Você também verá que há uma diferença entre capacitação profissional e qualificação, então tenha atenção. 

Índice:

O que é capacitação profissional?

A capacitação profissional promove novos conhecimentos para os seus times de colaboradores. Ela é como um conjunto de práticas que a empresa utiliza com o objetivo de preparar profissionais para realizarem as tarefas com mais eficiência e autonomia

No entanto, você deve saber que, geralmente, essa responsabilidade fica a cargo dos profissionais de Recursos Humanos, que fazem a gestão de pessoas

São eles que promovem palestras, formações complementares e outras maneiras de adquirir conhecimento. Essas práticas fazem parte do treinamento que auxilia no desenvolvimento dos colaboradores da sua organização. 

Nos últimos anos, muitas empresas focaram na capacitação profissional. Isso porque elas entenderam que profissionais capacitados são mais motivados, produzem mais e se sentem mais felizes no ambiente de trabalho. 

Além disso, esses colaboradores lidam melhor com os desafios da organização. Afinal, eles se sentem prontos para trabalhar com diversas atividades e em diferentes situações, já que foram preparados para isso.

A importância da Capacitação Profissional

Não tão raro, investir na capacitação profissional pode contribuir para a formação de uma equipe mais qualificada. Entretanto, há outras vantagens que se destacam, tais como a redução da rotatividade, diminuição de gastos, ampliação de diferenciais competitivos, estímulo à inovação e motivação dos colaboradores.

A seguir, confira em detalhes cada uma das razões pelas quais sua empresa deve investir em cursos de capacitação profissional gratuitos.

Vantagem competitiva

A capacitação pode provocar importantes ganhos em relação à produtividade, habilidade e competência dos colaboradores. Assim, manter a equipe atualizada quanto à utilização de novas tecnologias — disponíveis em sua área de atuação —, por exemplo, é um importante componente para tornar-se referência de mercado, uma vez que estará um passo à frente da concorrência.

Menor rotatividade

O investimento em capacitação profissional pode reduzir consideravelmente os níveis de rotatividade dos trabalhadores. Isso porque os colaboradores poderão se qualificar para exercer suas atribuições de maneira adequada — tornando-os, portanto, mais motivados e engajados.

Além disso, vale destacar que, com a redução do turnover, falta de pontualidade no trabalho e da consequente queda de produtividade, o orçamento de sua empresa sofrerá menos impactos negativos.

Motiva os colaboradores

Via de regra, a capacitação profissional pode também elevar o nível de engajamento e motivação das equipes, bem como seu compromisso com as atividades desempenhadas. 

Assim, quando a empresa passa a oferecer possibilidades de qualificação, além de salários e benefícios atrativos, sua qualidade de vida é positivamente impactada, provocando assim reflexos favoráveis à produtividade — que, neste contexto, é até 50% maior.

Inovação da empresa

Outra vantagem de apostar no desenvolvimento profissional dos trabalhadores é a oportunidade de gerar um ambiente propício à inovação. Afinal, com maior conhecimento e habilidade sobre as funções desempenhadas, pode-se gerar ideias transformadoras, especialmente em relação à rotina do seu negócio.

Redução de gastos

Como vimos, à medida que a empresa produz profissionais capacitados, os colaboradores estarão mais motivados e, consequentemente, produtivos. Portanto, é possível também reter os melhores talentos e reduzir o custo com o processo de contratação de novos profissionais.

Qual é a diferença entre capacitação e qualificação profissional? 

Enquanto a capacitação profissional prepara os colaboradores para as novas demandas e estimula diversos aspectos, a qualificação profissional aperfeiçoa as habilidades dos profissionais com o objetivo de melhorar o currículo para que o funcionário tenha a qualificação necessária para entrar no mercado de trabalho. 

Com a qualificação, o profissional é aceito no mercado e consegue desempenhar as suas funções com mais maestria. 

Assim, dizemos que a qualificação profissional proporciona a base e os conhecimentos, enquanto a capacitação estimula os aspectos comportamentais, emocionais e técnicos dos funcionários da sua empresa. 

Saiba como investir em Capacitação Profissional

Se você deseja investir na capacitação do seu time, é preciso pensar em iniciativas planejadas como as que sugerimos a seguir:

Analise os pontos fracos e fortes das equipes 

Veja quais são os pontos fortes e fracos dos seus colaboradores e pense em qual treinamento pode potencializar as qualidades e auxiliar com as possíveis fraquezas.

Para isso, você pode pedir a alguém da equipe para analisar os colaboradores e, com isso, compreender os problemas que devem ser melhorados. Visualize qual resultado você espera com a capacitação profissional e escolha um treinamento que atenda essa demanda. 

Pesquise por empresas especializadas

Sempre é bom contar com especialistas em capacitação profissional. Para isso, você pode pesquisar por empresas que ministram cursos para colaboradores. 

Entretanto, não se esqueça de ter em mente que essa é uma escolha estratégica com foco nos resultados que beneficiam os funcionários e a organização.

Encontre a melhor metodologia

Acerte na metodologia que será aplicada na capacitação profissional. Para isso, pense que você terá algumas possibilidades:

  • cursos presenciais no próprio local do responsável pela capacitação;
  • cursos in-company, que são ministrados na sede da própria empresa;
  • ensino a distância (via internet).

Ofereça cursos e treine a sua equipe

Oferecer cursos para treinar a sua equipe é incentivar colaboradores que se interessam no aperfeiçoamento profissional. Isso também faz com que eles saibam o quanto são importantes para o sucesso do seu negócio. Assim, você terá profissionais sempre motivados

Pense no coletivo com a gamificação 

Estimule o engajamento dos colaboradores para que eles se capacitem, cumpram as metas e busquem soluções inovadoras com mais rapidez e eficiência. As atividades voltadas para grupos estimulam o trabalho em equipe. 

Você pode utilizar os conceitos do mundo dos games e incentivar a gamificação para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e divertido.

Dicas valiosas para promover a Capacitação Profissional

Confira algumas dicas e temáticas que você pode adotar na sua empresa: 

Conheça workshops de capacitação para empresas 

Há vários tipos de treinamentos voltados para empresas. Portanto, é importante que você participe de workshops que lhe ajudem com boas ideias para capacitação profissional.

Invista em palestras sobre temas da atualidade

A sua empresa pode pensar em investir em palestras sobre temas como marketing pessoal e motivação. Faça da palestra não só um momento de estudo, mas de prazer para seus colaboradores. A ideia é que eles também saiam como pessoas melhores.   

Foque no treinamento de cada equipe 

Que tal a sua empresa promover pelo menos uma vez ao mês um treinamento para cada equipe? Pense em oferecer cursos de gestão para quem trabalha nessa área, por exemplo. 

Invista também em capacitações sobre atendimento ao cliente, melhores práticas para vendas, como usar o marketing digital para gerar mais vendas, etc. Veja as maiores necessidades da empresa e dos colaboradores de diferentes equipes. 

Como mensurar os resultados dessas práticas?

Acompanhar algumas métricas pode indicar a necessidade de adotar ou não uma nova abordagem sobre a capacitação profissional. A seguir, confira em detalhes os principais indicadores para medir os resultados de tais práticas:

  • Taxa de engajamento: esse índice pode, em termos simples, demonstrar a qualidade da comunicação, bem como a relevância dos treinamentos corporativos. Não tão raro, a taxa de aceitação pode variar, portanto, a adesão ao treinamento, quando baixa, indica uma necessidade de estabelecer novos métodos de treinamento;
  • Taxa de abandono: eventualmente, os treinamentos propostos são abandonados por muitos funcionários, sobretudo em função da jornada de trabalho ou qualidade dos conteúdos ofertados. Sendo assim, deve-se levar em consideração o número de pessoas que se matriculam em relação àqueles que desistem no decorrer dos programas de capacitação;
  • Medidores de progresso: outra maneira eficiente para medir os resultados se dá por meio dos medidores de progresso. Este indicador pode demonstrar, por exemplo, parâmetros relacionados à medição da performance que se espera do colaborador em determinados aspectos, a fim de acompanhar sua progressão na função desempenhada.

Outros exemplos de Capacitação Profissional

Além de tudo o que falamos ao longo do texto, podemos citar ainda outros exemplos de capacitação profissional bastante comuns no mundo corporativo. 

Agora que você já sabe tudo sobre capacitação profissional, o que acha de conhecer melhor sobre as vantagens de ofertar benefícios para sua equipe? Com o iFood Benefícios seu negócio poderá ter importantes vantagens em relação à produtividade e bem-estar dos colaboradores. Clique aqui e saiba mais!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida