Como premiar funcionários com bonificações?

criado em 10 de Junho de 2021

última atualização 20 de Setembro de 2023

Já falamos aqui no blog sobre a importância da motivação no trabalho. Quando colaboradores trabalham bem em equipe, são reconhecidos e enxergam chances de crescimento na organização, o ambiente corporativo é naturalmente mais leve e produtivo. 

Mas, quando falamos de motivação no ambiente corporativo, sabemos que existem muitos fatores que influenciam os funcionários além do trabalho em si. As bonificações (ou gratificações) são um ótimo exemplo disso.

A bonificação é um dos maiores símbolos de reconhecimento que a empresa pode conceder ao colaborador. Em resumo, trata-se de um pagamento além do salário que o empregador faz ao time (ou a um de seus integrantes) como forma de recompensa por um trabalho bem feito. 

Nos próximos parágrafos vamos mostrar o que a Consolidação das Leis do Trabalho diz sobre o assunto, como você pode bonificar seus funcionários e quais são as vantagens de oferecer bonificações. 

Formas de reconhecer o seu colaborador com as bonificações segundo a CLT 

O salário é o mínimo que o empregador deve oferecer ao colaborador, previsto por lei. Mas a CLT também determina que o trabalhador pode receber alguns benefícios a mais, de acordo com o seguinte artigo:

Art. 457 – Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.

Art 457 § 1º – Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e de função e as comissões pagas pelo empregador.

Vale destacar que os prêmios também são previstos separadamente, a fim de evitar uma interpretação de que tais valores façam parte do salário:

Art 457 § 4° – Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades.

De forma resumida, as gratificações legais são previstas em lei e devem ser relatadas na folha de pagamento. Já as gratificações ajustadas e os prêmios são espécies de bonificações que não integram o salário. 

Benefícios e vantagens de oferecer bonificações

Uma empresa pode ter o melhor produto, o melhor ambiente e as melhores ferramentas, mas se não tiver funcionários motivados, não vai a lugar algum. Sem dúvidas, as pessoas são o maior ativo de qualquer negócio. Por isso, pensar em ações de gestão e retenção de talentos é primordial para o sucesso das organizações.

Oferecer bonificações é uma forma de incentivar a retenção. Ao recompensar os funcionários mais esforçados, você os valoriza e mostra que existe espaço para crescimento dentro da empresa. Isso gera um ciclo de motivação no qual a equipe é estimulada a se desenvolver e se dedicar ainda mais.

Não é à toa que em setores muito desafiadores, como o de Vendas, é comum a utilização do sistema de premiações atrelado às metas. Quanto melhor é o prêmio, mais os vendedores se dedicam a vender. O resultado é benéfico tanto para o funcionário que recebe o prêmio, quanto para a empresa que vê seu volume de receita aumentar.

Além de melhorar o clima organizacional e a perspectiva dos colaboradores, as bonificações podem ainda ser uma grande aliada do RH na hora de recrutar candidatos. Oferecer gratificações pode ser uma vantagem competitiva em relação à concorrência, além de ajudar a identificar e contratar pessoas que têm o famigerado sangue nos olhos.

Como oferecer e premiar funcionários?

Existem diversas formas de oferecer bonificações ao seu time, e você não precisa escolher somente uma delas. Como as áreas de uma empresa têm suas peculiaridades e dinâmicas próprias, você pode escolher o que mais se adequa em cada caso. Ou, ainda, trabalhar com mais de uma forma de gratificação. 

As premiações podem acontecer:

1. Por meta batida

Esse modelo é usado principalmente em Vendas, mas também pode ser aplicado a outras áreas. Afinal, todo negócio possui metas. Uma das formas de motivar a equipe no trabalho em conjunto é bonificando toda a equipe pelo resultado.

2. Por assiduidade

Outra forma de bonificar os funcionários é por assiduidade. Se no seu negócio é preciso bater ponto e estar sempre no horário, essa é uma ótima opção de estimular a pontualidade.

3. Por relevância do projeto para a empresa

Em algumas empresas, todo trimestre ou semestre os gestores fazem uma votação do projeto que teve maior relevância para os objetivos do negócio. Os envolvidos podem receber uma bonificação. Além de melhorar o clima entre a equipe, também serve de incentivo para os colaboradores se empenharem em projetos audaciosos.

4. Por qualidade da entrega

Viu que aquele funcionário está entregando acima do esperado? Aí está uma ótima chance de recompensá-lo e incentivá-lo a continuar o ótimo trabalho.

5. Por indicação

Os próprios funcionários de uma empresa podem ser uma ótima fonte de indicação de talentos ou de aquisição de novos clientes. Que tal oferecer um programa de indicação, no qual o colaborador que mais gerar indicações para o RH ou para o setor de Vendas ganha um prêmio? 

6. Por destaque mensal 

Todo mundo já entrou em um estabelecimento que tinha a foto de um colaborador com a frase “funcionário do mês”. Já pensou em aplicar isso ao seu negócio? O prêmio não precisa ser (ou vir acompanhado) de uma foto no corredor, mas você com certeza pode pensar em uma forma legal de reconhecer aquela pessoa que se destacou no mês.

Vale destacar que, independente da forma de bonificação que você escolher usar, a legislação trabalhista não define um limite ou valor mínimo do prêmio. Os critérios da premiação, bem como a definição dos prêmios e valores ficam a seu critério.

Quais as melhores opções para bonificar funcionários 

Existem algumas formas tradicionais de bonificação, como por exemplo uma quantia a mais de dinheiro, um dia de folga ou um vale-presente de um determinado valor. Mas agora chegou a forma mais fácil que existe: o iFood Benefícios e o iFood Card.

Temos o vale-refeição e o vale-alimentação com maior cobertura e flexibilidade do país, e a solução ideal para agradecer seus funcionários pelo ótimo trabalho. Já para você, garantimos a maior facilidade para fazer uma boa gestão de benefícios.

Além de ser uma praticidade para a sua empresa, é um mimo e tanto para a sua equipe. Afinal, quem é que não gosta de comer? Com a grande aceitação e variedade dos nossos cartões, não tem como errar na recompensa!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida