Os benefícios flexíveis geram uma série de vantagens para a empresa e seus contratados. Mas você pode estar se perguntando: o que exatamente são benefícios flexíveis?

Na verdade, esta nova tendência se trata de um pacote de benefícios oferecidos aos colaboradores. Assim, eles são livres para selecionar aqueles que mais combinam com o seu estilo de vida.

Acontece assim: a empresa oferece uma lista de opções com diversos benefícios e determina um teto máximo para cada funcionário. Então, o colaborador tem autonomia para escolher os benefícios que melhor atendem às suas necessidades dentro daquele teto.

Esta iniciativa faz com que os funcionários se sintam mais satisfeitos e motivados no ambiente de trabalho. Isto porque eles vão receber benefícios realmente relevantes em troca da entrega de um bom resultado.

Dessa forma, os benefícios flexíveis são uma grande vantagem competitiva na hora de atrair novos talentos. Além, é claro, de garantir a permanência e a satisfação daqueles que já fazem parte do seu time.

O resultado desta estratégia é o aumento da produtividade dos colaboradores. O que está diretamente relacionado ao sucesso da sua empresa. Afinal, funcionários mais produtivos não produzem apenas mais, mas também melhor!

Por isso, se você está pronto para conquistar grandes resultados com a sua equipe, continue a leitura. No blog de hoje, vamos revelar quais são as tendências do mercado para benefícios corporativos e os benefícios que eles podem trazer para a sua empresa!

Benefícios flexíveis nas empresas: últimas tendências de mercado!

O mundo corporativo é competitivo. Todos os dias, empresas tentam ganhar a atenção — e fidelidade — dos clientes. De acordo com dados de uma análise realizada pela TGT Consult, especialista em consultoria ISG no Brasil, as empresas brasileiras com foco em transformação digital têm liderado as posições em crescimento competitivo no país. 

No entanto, para conseguirem isso de maneira assertiva é necessário que o foco esteja no colaborador, uma vez que funcionários felizes e motivados produzem resultados melhores e que estão de acordo com as necessidades do cliente — é o que diz uma pesquisa publicada no Diário do Comércio

Nesse sentido, oferecer benefícios flexíveis para o colaborador é uma maneira das empresas garantirem um desempenho profissional mais adequado dentro do ambiente de trabalho. 

Além disso, se trata também de uma maneira das marcas se adaptarem às transformações do mercado, levando inovação e qualidade nos serviços prestados. Isso é importante porque, em um cenário em que as marcas precisam estar cada vez mais alinhadas às necessidades do consumidor, iniciar uma transformação adequada dentro da organização é um passo importante para o crescimento da empresa. 

Descubra quais são as maneiras de implementar os benefícios flexíveis na sua empresa e de quebra auxiliar no crescimento do seu negócio!

Benefícios e produtividade 

Quando você realiza ações que impactam positivamente no clima e cultura organizacional da sua empresa, você faz com que os seus funcionários se sintam mais alegres e dispostos a realizar um bom serviço. 

Dessa forma, os benefícios flexíveis estimulam equipes, uma vez que auxiliam na melhora do bem-estar do time. 

Além disso, pesquisas realizadas recentemente mostram que os funcionários consideram os benefícios como pontos fundamentais para avaliarem positivamente a experiência de trabalho em uma empresa. 

Por isso, quando você oferece-os para a sua equipe, ainda mais em formato de benefícios flexíveis, os seus funcionários se sentem valorizados e tendem a retribuir isso com uma melhor produtividade no trabalho. 

Alterações dos benefícios por conta da pandemia

A pandemia transformou a percepção de mercado de muitos colaboradores. 

De acordo com dados da Associação Americana de Psicologia, os trabalhadores de todos os setores estão mais preocupados com questões que envolvem sua saúde física e mental, como também no que diz respeito a gastos com alimentação e segurança financeira

Portanto, fornecer benefícios flexíveis para os funcionários é uma maneira da sua empresa se adequar às novas exigências do mercado, além de proporcionar mais confiança para o trabalhador. 

Como tal, podendo ter a perspectiva de um futuro tranquilo por meio de benefícios inovadores, o seu time se sentirá mais satisfeito e orgulhoso em fazer parte da sua empresa, principalmente em um momento repleto de desafios, como o da pandemia. 

Viagens de negócios pós pandemia

As viagens de negócio estão entre setores que ficaram em segundo plano durante a pandemia. Entretanto, a tendência é que este mercado volte a crescer com o avanço da vacinação mundial contra a Covid-19.

Afinal, a tecnologia cumpriu bem o seu papel de encurtar distâncias durante o período de crise. Ainda assim, em alguns casos pode voltar a ser necessário a realização de encontros presenciais.

A grande vantagem é que com os benefícios flexíveis este processo pode se tornar muito mais simples. Principalmente no que diz respeito ao reembolso do colaborador.

Isto porque muitas empresas já adotaram sistemas tecnológicos para acompanhar de maneira digital os gastos com benefícios dos colaboradores. Como pode ser o caso da alimentação durante uma viagem de negócios, por exemplo.

Assim, com recursos como o IFood Benefícios, o colaborador não irá mais precisar guardar dezenas de notas fiscais de papel para solicitar o reembolso junto à empresa.. Tudo isto poderá ser compartilhado em tempo real de forma online. O que torna o processo mais rápido, prático e seguro.

Além disso, estas são oportunidades para que o colaborador tenha contato direto com a experiência de outras empresas. Dessa forma, ele pode não só trazer novos insights para o seu time, como também ampliar sua perspectiva profissional.

Benefícios flexíveis 

Nos últimos anos, o mercado de trabalho, independentemente do segmento, tem entendido que investir no bem-estar dos colaboradores é o segredo para conseguir bons resultados na empresa. 

Por essa razão, a qualidade de vida no trabalho não tem sido mais negligenciada e os funcionários têm assumido um papel que é seu por direito há muito tempo: o de serem verdadeiramente valorizados

Dessa forma, os benefícios flexíveis entram como um auxílio atrativo e que realmente ajuda os colaboradores. 

Além disso, eles podem contar com pacotes de benefícios personalizados. 

Ou seja, se tratando de benefícios flexíveis, os funcionários decidem qual é a melhor modalidade para eles. Como por exemplo, entre vale-alimentação ou refeição.

Mas, o que a legislação diz sobre os benefícios flexíveis? 

Na verdade, a legislação trabalhista não diz respeito diretamente sobre os benefícios flexíveis. Neste sentido, a única coisa que ela estabelece é que eles não podem trazer prejuízos aos trabalhadores.

Assim, não há nenhum impedimento legal para a oferta desses benefícios desde que o colaborador não seja prejudicado de nenhuma maneira com esta mudança. E isto vale tanto individualmente quanto para a equipe.

Dessa forma, além de cada funcionário não poder ser prejudicado de maneira individual, um trabalhador também não pode ser prejudicado em relação ao outro quanto aos benefícios flexíveis.

Ou seja, mesmo que cada funcionário tenha liberdade para escolher quais benefícios deseja receber, todos os pacotes finais devem ter o mesmo valor. Por isso é estabelecido o teto máximo: um funcionário não pode receber mais benefícios do que outro.

Além disso, vale lembrar que os benefícios flexíveis não poderão ser convertidos em dinheiro sob nenhuma hipótese. Esta regra é a mesma para os benefícios tradicionais. Por isso, este fator deve estar claro entre as partes.

De maneira geral, a orientação legal é que estes benefícios devem ser acordados em consentimento mútuo entre a empresa e o colaborador. Por isso, não precisa ter medo de oferecer este diferencial na sua empresa!

Benefícios inovadores nas empresas mais desejadas

Os melhores benefícios flexíveis são aqueles que satisfazem as necessidades dos funcionários. 

Assim, empresas que estão em posição de liderança no mercado têm oferecido pacotes aos seus colaboradores com benefícios inovadores

Neste caso, trata-se de benefícios que vão além dos mais comuns e que focam no bem-estar, no crescimento profissional e na saúde financeira da equipe. 

Aqui estão alguns exemplos para você se inspirar e tentar implementar na sua empresa:

  • planos de Saúde;
  • assistência Psicológica;
  • vale-refeição;
  • vale-alimentação;
  • opção de Home Office;
  • bolsas de estudo;
  • bônus de desempenho
  • auxílio home office. 
  • assistência de saúde para Pets

E muito mais. 

Benefícios de empresas famosas para você se inspirar 

Para te ajudar a escolher os melhores benefícios flexíveis para o seu negócio, confira quais são os benefícios oferecidos por grandes empresas. Quem sabe você não se inspira e tira uma ideia para o pacote dos seus funcionários?

Em primeiro lugar, temos a Intel. A gigante de tecnologia oferece alguns benefícios bem criativos e atrativos para os seus colaboradores, como:

  • seguro de vida, médico, dentário e oftalmológico;
  • adesão a um programa de saúde com todos os benefícios;
  • opção de trabalho remoto;
  • spa, lavanderia e banco. 

Igualmente, temos o Facebook, considerado a empresa com os melhores benefícios do mundo. São eles:

  • 4 mil dólares por filho nascido e licença maternidade de 6 meses;
  • seguro de vida para toda a família do funcionário;
  • assistência para mudança;
  • assistência psicológica;
  • assistência à fertilização in vitro.

Conheça o iFood Benefícios

Você sabia que o iFood oferece um serviço de benefícios flexíveis que pode transformar a experiência dos seus colaboradores? 

Não? Então, antes de ir embora, conheça o iFood Benefícios e saiba como ele pode ser um grande diferencial para o seu negócio!

O iFood Benefícios é um vale-refeição e vale-alimentação pensado pelo iFood para a sua empresa. 

Com ele, seus colaboradores recebem o valor do benefício em um cartão físico para usar tanto no delivery do iFood quanto nos mais de 4 milhões de restaurantes credenciados.

Ele é um benefício 100% digital. E, por isso, pode oferecer inúmeras vantagens práticas e eficientes. Tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.

Para empresas

O iFood Benefícios oferece uma gestão on-line inteligente e inovadora. 

Isto por meio de uma plataforma que centraliza as informações mais importantes sobre os benefícios da sua equipe e gera relatórios para te auxiliar na organização.

Com este benefício, é economia sem segredo: não tem custos surpresa ou taxas extras.Você paga apenas o valor dos benefícios dos seus colaboradores.

Além disso, o iFood Benefícios também oferece o Programa de Alimentação do Trabalhador: uma proposta para que empresas cuidem dos hábitos alimentares de seus colaboradores em troca de incentivos variados.

Para colaboradores

O iFood Benefícios é a certeza de liberdade de escolha e praticidade para os profissionais. Afinal, são dois benefícios em um só cartão: vale alimentação e vale refeição. 

Tudo isto através de uma recarga creditada em até 48h após o pagamento. Assim, os colaboradores têm mais mais rapidez e facilidade para usar o benefício. Seja por meio do cartão — que também tem a função crédito —  ou direto no app.

Guardar dezenas de notas fiscais para solicitar reembolso? Nunca mais! Com esta nova proposta, todas as informações são registradas e compartilhadas automaticamente de maneira on-line.

A sua empresa está pronta para se tornar ainda mais competitiva no mercado oferecendo um dos melhores benefícios flexíveis? 
Então, acesse o site do iFood Benefícios, fale com um consultor e saiba como podemos te ajudar a transformar a experiência dos seus colaboradores!

Gostou? Compartilhe!

Por: Larissa Trento Oliveira

Formada em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo, Larissa é BP no iFood há dois anos e tem paixão por trazer impacto diretamente no desenvolvimento de pessoas com sua profissão e, como consequência, agregar valor para o business. Mãe de pet de carteirinha, é amante de corrida e exercícios físicos, principalmente quando envolve passear com o Zeca, seu border collie. Larissa já atuou como BP do time iFood Colômbia, México, iFood Shop, Marketing e agora atua como ponto focal do RH para crescimento do iFood Benefícios.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.