A avaliação de desempenho é uma das tarefas mais importantes realizadas com a força de trabalho da empresa e com todos os seus colaboradores. Afinal, ela proporciona a obtenção de resultados específicos sobre cada funcionário, de maneira individual, indicando exatamente o nível de produtividade de cada um nas suas demandas. 

Através dela, fica simples ter um controle sobre os resultados que os funcionários estão gerando para a companhia, bem como se sua performance está se mostrando satisfatória para a organização. É possível observar, também, quais aspectos podem ser aprimorados para uma melhora nas atividades de cada colaborador.

Sabendo disso, criamos aqui um guia completo com tudo que você precisa saber sobre como realizar a avaliação de desempenho em sua empresa, além das melhores formas de adaptá-la às ferramentas tecnológicas disponíveis na atualidade. Boa leitura!

O que é a avaliação de desempenho?

Entenda o engajamento dos seus colaboradores com sua empresa.

Em linhas gerais, a avaliação de desempenho se trata de um processo realizado pelo departamento pessoal das companhias, visando obter respostas sobre o rendimento dos seus colaboradores

Comumente, o seu uso é realizado para entendimento de performances individuais, mas também pode ser aplicada para times no trabalho. Sendo assim, é uma forma simples, prática e rápida de entender o engajamento dos funcionários com o trabalho da empresa e seus resultados práticos durante o dia a dia produtivo. 

Como funciona uma avaliação de desempenho?

Uma avaliação de desempenho de funcionários pode ser realizada de diversas formas diferentes. Quase sempre ela possui o seu escopo elaborado com base em alguns indicadores relevantes para a empresa, como tempo de produção, relacionamento interpessoal dos colaboradores e engajamento em equipe. Cada empresa pode definir com quais dados vai realizar esse procedimento. 

Para obter essas respostas, no entanto, podem ser utilizadas as mais diversas ferramentas, desde um acompanhamento próximo dos gestores até o preenchimento de fichas e formulários.

Nesses casos, é importante que o departamento pessoal tenha em mente exatamente quais respostas deseja receber, para, então, elaborar a forma mais eficiente de obtê-las dentro da organização.

O que se analisa na avaliação de desempenho?

Tendo em vista o que é a avaliação de desempenho, fica evidente que ela pode ser realizada para obter as mais variadas respostas. Afinal, cada empresa desenvolve diferentes gaps e questões durante seu dia a dia produtivo, as quais devem ser compreendidas dentro de um amplo contexto para que sejam solucionadas. 

No entanto, como esse processo já é comum em grande parte das companhias ao redor do mundo, alguns padrões costumam se repetir entre as competências avaliadas. São eles:

  • comprometimento do colaborador com sua demanda; 
  • engajamento com a equipe;
  • tempo demandado na realização das atividades; 
  • capacidade de relacionamento interpessoal; 
  • espírito de liderança; 
  • qualidade na realização de atividades;
  • respeito a ordem hierárquica estabelecida. 

Quais são os principais objetivos da avaliação de desempenho?

Comece traçando objetivos relevantes baseados na rotina de sua empresa.

Ficou evidente que a avaliação de desempenho do RH é uma ferramenta útil para tornar a empresa eficaz e efetiva em sua produção. Afinal, ela trás à vista informações extremamente relevantes, que podem ter grande peso, desde a tomada de decisões até um possível remanejamento de colaboradores para áreas, nas quais, eles serão mais efetivos. 

No entanto, não são esses os únicos fatores que podem motivar uma análise dos funcionários da companhia. Muitos outros objetivos são comuns e podem ser facilmente atingidos através da avaliação de desempenho de funcionários. Confira alguns deles abaixo! 

Identificação de talentos 

Durante a rotina de produção, pode se tornar difícil descobrir os pontos fortes e as dificuldades de cada colaborador, principalmente quando eles executam tarefas operacionais. 

Nesse sentido, a avaliação de desempenho é uma grande aliada para os gestores que desejam identificar e desenvolver os talentos de seus funcionários e, assim, melhorar a produtividade da companhia como um todo.

Através dela é possível entender melhor onde cada profissional se destaca e, a partir disso, oferecer o devido apoio e treinamento para que ele se torne cada vez mais útil para a companhia. 

Coleta de dados para a gestão 

De acordo com um estudo realizado pelo SEBRAE, um dos principais fatores que leva ao fechamento das empresas é a falta de planejamento prévio para a companhia. Esse plano de negócios, por sua vez, só pode ser realizado com qualidade através de dados específicos sobre o funcionamento da companhia

Sendo assim, por meio da análise de desempenho e de seus respectivos indicadores, é possível obter informações precisas sobre a produção da empresa, seus colaboradores e o tempo de trabalho. Assim, funções mais burocráticas ficam facilitadas e ainda há um maior apoio teórico para o desenvolvimento dos próximos projetos.

Coletas para recrutamento interno 

O recrutamento interno é um dos maiores benefícios que a companhia pode oferecer aos seus colaboradores, principalmente quando aliado a um plano de carreira. No entanto, sem que haja um acompanhamento anterior dos profissionais, durante as fases de seleção pode-se acabar promovendo funcionários menos merecedores de boas oportunidades. 

Nesse sentido, através da análise de desempenho a empresa cria consciência sobre a performance de seus profissionais durante todos os dias da produção e não apenas nos momentos de “destaque”. Com isso, pode trabalhar de maneira mais justa e criar uma promoção de categorias baseadas na equidade pela performance dos trabalhadores.

Quem deve ser examinado na avaliação de desempenho?

Como você pôde perceber, a avaliação de desempenho do RH se trata de uma espécie de indicador de resultados sobre os funcionários. Nesse sentido, ela pode ser realizada com todos os colaboradores, independentemente de seu cargo e nível hierárquico. 

Afinal, os resultados obtidos são verdadeiras provas sobre o trabalho de cada profissional e suas respectivas funções dentro da companhia. Sendo assim, quanto mais abrangente ela for, maior será a probabilidade de que apresente resultados passíveis de melhoria dentro da organização. 

Quais são os principais métodos de avaliação de desempenho?

Até aqui já citamos o quanto a avaliação de desempenho de funcionários pode trazer bons resultados para a empresa que a aplica, independentemente dos indicadores utilizados para a colhida de respostas. Porém, você sabia que existem diferentes métodos para aplicar uma análise?

Abaixo citamos três dos principais moldes nos quais uma avaliação de performance pode ser organizada, para que você conheça e entenda qual se aplica melhor a sua companhia. Confira! 

Avaliação 180º

Nesse tipo de avaliação o colaborador é analisado por seu superior imediato, ou seja, seu líder ou gestor. Comumente a análise é obtida com base em critérios operacionais percebidos no dia a dia corporativo e também em uma pequena reunião direta com o funcionário. 

Depois, as opiniões e considerações do avaliador são repassadas aos seus respectivos gestores e ao setor de recursos humanos, que trabalhará com as respostas obtidas para, assim, analisar individualmente seus resultados. 

Avaliação 360º

A avaliação 360 é uma das mais utilizadas atualmente, principalmente por trazer respostas mais justas e efetivas sobre o colaborador. Nela, todos que possuem relação direta com o funcionário opinam sobre sua performance, do líder aos colegas de trabalho e, até mesmo, os clientes da empresa. 

Desse modo, através da opinião geral é possível obter um panorama mais específico sobre o profissional e sobre sua atuação diária, com base em diversos fatores e desconsiderando opiniões pessoais e até mesmo desavenças que um colaborador por ter com o seu superior. 

Avaliação de desempenho por competências

Na avaliação de desempenho por competências são consideradas duas categorias diferentes:

  • competências comportamentais: relacionadas às soft skills dos colaboradores, como espírito de liderança, resolução de conflitos e relacionamento interpessoal;
  • competências técnicas: relacionadas aos conhecimentos específicos dos funcionários sobre suas funções, como nível de formação, habilidades com tecnologia e manuseamento de equipamentos.

A partir da junção desses dois fatores, a companhia pode entender o desempenho de seu profissional, bem como as áreas nas quais ele pode ser melhor aproveitado.

Dicas para implementar a avaliação de desempenho

Confira dicas essenciais para analisar por completo o desempenho de seus colaboradores.

Tendo em vista o quão valiosa pode ser a avaliação de desempenho, implementá-la na sua empresa é um passo necessário para a ascensão dela no mercado. Sendo assim, confira abaixo 7 dicas práticas para realizar uma boa análise de performance dos seus funcionários:

  1. elabore indicadores de acordo com seus gaps: tenha em mente quais são os principais problemas pelos quais a empresa está passando e construa indicadores para entender melhor as suas causas;
  2. estabeleça prazos para a avaliação, de forma que o projeto tenha um início, meio e fim definidos;
  3. sempre considere diferentes fatores e opiniões para não obter opiniões injustas sobre o colaborador; 
  4. crie uma cultura de feedback após a avaliação, visando informar o funcionário de seus pontos passíveis de melhorias; 
  5. foque em obter resultados estatísticos e com informações comprobatórias, fugindo do senso comum e das opiniões pessoais de líderes e gestores;
  6. sempre documente as avaliações e arquive os resultados; 
  7. crie projetos de melhoria com base nos novos dados obtidos.

Digitalização da avaliação de desempenho: como torná-lo mais rápido

A tecnologia simplifica e otimiza o processo de avaliação.

De acordo com a pesquisa encomendada à IDC Latam, pela Red Hat, 70% das empresas brasileiras fazem uso de softwares open source em suas operações. Nesse sentido, fica evidente o quanto a tecnologia pode ser uma grande aliada nas mais diversas operações das organizações. 

Dentro do depatamento pessoal, a situação não é diferente. Conhecido por sua atuação burocrática, o RH pode ser muito beneficiado com o uso de sistemas eficientes em sua operação. Acompanhe abaixo algumas dicas de softwares bem interessantes para a aplicação da avaliação de desempenho!

Impulseup

O Impulseup é um sistema específico para a avaliação de desempenho. Dentro dele é possível utilizar formatos como a análise por competências, a 180° e também a 360°. Além disso, também há a possibilidade de gestão com Nine Box, People Analytics, Dashboards e PDI.

Siteware

O Siteware é focado na gestão estratégica de RH e ajuda bastante na redução de tempo nas atividades do departamento pessoal. Além disso, ele fornece diferentes KPIs para as empresas que desejam fazer uma análise de desempenho dos funcionários obtendo resultados específicos e práticos.

Qulture.Rocks

Já o Qulture.Rocks, pode ser definido como uma plataforma totalmente voltada para a gestão de performance. Dentro dela, pode-se trabalhar diversas áreas independentemente, tais quais metas, avaliações de talentos, feedbacks e 1-on-1s.

Perdoo

O Perdoo, por sua vez, trata-se de um software para gestão de projetos no qual a avaliação de desempenho pode ser desenvolvida. Ele oferece todas as ferramentas necessárias para o acompanhamento e avaliação de resultados, tornando o processo muito mais simples e rápido. 

E aí, preparado para aplicar uma avaliação de desempenho eficiente na sua empresa? Se gostou do conteúdo, não deixe de continuar acompanhando o nosso blog! Aqui postamos conteúdos recheados de dicas para você que deseja tornar a sua empresa muito mais eficaz!

Gostou? Compartilhe!

Por: Helenoá Trevisan

Formação em Linguística com especializações em comunicação digital. Entusiasta da aprendizagem interdisciplinar e amante da união entre jogos, animação e tecnologia em ferramentas facilitadoras para a vida corporativa.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.