4 estratégias para atração de talentos da área de TI

criado em 19 de Outubro de 2021

última atualização 20 de Setembro de 2023

Leia em 5 min

A tecnologia tem avançado muito nos últimos tempos e a tendência é que continue a evoluir. 

Em meio a essas mudanças, é necessário a ajuda de profissionais especializados para conseguirem manipular essas novas demandas. Isso é possível através da atração de talentos para a área de Tecnologia da Informação (TI). 

Nesse sentido, as empresas precisam criar a estratégia certa para atrair os talentos de maneira que eles consigam suprir a necessidade da empresa, ao mesmo tempo em que se tornam excelentes profissionais.

Nesse artigo você vai saber como aplicar quatro estratégias que irão atrair os talentos para a sua empresa e fazê-los permanecer nela

Atração de talentos em TI, como fazer?

Cada empresa possui uma necessidade no que diz respeito ao preenchimento das vagas no quadro de funcionários. Por isso, a atração de talentos precisa ser realizada de forma estratégica. 

Independentemente se a empresa é grande, média ou pequena, até mesmo se for uma ONG ou uma instituição pública, é preciso escolher a pessoa certa para cada cargo.

Isso não só facilita o dia a dia das empresas, como também permite que o colaborador consiga contribuir melhor em suas atividades profissionais.

Esses profissionais possuem conhecimentos específicos na área, por isso eles terão atividades que demandam mais responsabilidade no dia a dia.

A tecnologia envolve informações sigilosas da empresa e dos clientes. Por isso, existem programas que precisam ser acessados diariamente para proteger esses dados.

Então, não pode ser escolhida qualquer pessoa em um cargo de TI na empresa. Para atrair os talentos certos, é necessário avaliar como está sendo feito o processo seletivo na empresa, para depois identificar os pontos de melhoria.

Ter a melhor equipe de colaboradores na área de Tecnologia da Informação trabalhando para a sua empresa, é uma vantagem competitiva em relação à concorrência no mercado.

Confira os pontos importantes para começar a atrair talentos para área:

  • Fazer uma avaliação de como está sendo feito o processo seletivo hoje,  balanceando entre os pontos negativos e positivos.
  • Quais as necessidades da sua empresa, os talentos que a sua empresa precisa no momento
  • Quais as especialidades requeridas
  • Como está o TI da sua empresa hoje? O que precisa ser melhorado?

Pensando nessa avaliação, é hora de direcionar os esforços para fazer a atração de talentos e encontrar os colaboradores certos para sua empresa. 

Análise das habilidades técnicas e comportamentais

Não basta analisar apenas o currículo do candidato e assim chamar para uma possível entrevista. É necessário avaliar as habilidades técnicas, comportamentais e também a identificação que o candidato tem com a empresa. 

Vamos conferir alguns exemplos de habilidades técnicas e comportamentais:

Habilidades técnicas específicas da área de TIComportamentais
Formação superior ou técnica Apresentar proatividade, senso de dono e comprometimento
Experiência na função, em nível júnior, pleno ou sêniorTer empatia para com a missão, visão e valores da empresa
Conhecimento sobre programaçãoConseguir desenvolver o trabalho com autonomia, mas também com senso de equipe e usando a ética
Domínio em solução de problemas em banco de dadosSaber reportar os resultados do trabalho sempre que necessário

Essas são apenas algumas das habilidades que podem ser requeridas em um processo seletivo de o novo profissional de na sua empresa.

O que considerar antes do processo seletivo na área de TI?

Todas as etapas do processo seletivo são importantes para atração de talentos. Por isso não se deve descartar nenhuma informação importante durante o recrutamento. Para isso, é preciso considerar os seguintes pontos:

  • A atração de talentos começa no recrutamento: a empresa precisa identificar o que ela quer reforçar em sua estratégia para então buscar novos talentos.
  • Tempo de permanência na empresa: ao analisar os currículos, considere aqueles candidatos que possuem um histórico em outras empresas. Isso indica lealdade e resiliência na organização.
  • Quais candidatos possuem empatia com a visão da empresa: as pessoas se sentirão à vontade em organizações onde a visão, missão e valores são fáceis de identificar.
  • Oferecer educação contínua: a promoção de cursos e aperfeiçoamentos aos colaboradores é uma ótima maneira de valorizar os talentos. 
  • Considerar o pacote de benefícios e de flexibilidade de horário: quanto mais benefícios a empresa oferecer, maiores serão as chances de retenção de talentos. O mesmo vale para a flexibilidade de horários de trabalho. 

Esses são os pontos principais que envolvem o processo seletivo de TI, mas não se prenda a eles! Muitos profissionais aprenderam habilidades preciosíssimas com a prática, na tentativa, no erro e acerto, e isso deve ser valorizado.

Perfil da vaga

A empresa deve determinar o perfil da vaga que estará aberta na área de tecnologia da informação. O que esperar desse profissional? Os gestores e administradores da empresa precisam ter a mesma visão do candidato correto para preencher a vaga.

Não se trata de encontrar a pessoa perfeita, mas sim o perfil mais adequado à função, com grandes chances de crescimento de carreira.

Quais benefícios mais atraem candidatos de TI?

Os benefícios mais atraentes são aqueles que vão ao encontro da necessidade dos colaboradores. Assim você os mantém satisfeitos na empresa e colabora para o crescimento de carreira deles.

Conheça agora os principais benefícios que podem ser oferecidos aos candidatos da área de TI.

Trabalho com propósito 

Os colaboradores trabalham com mais satisfação quando têm um propósito claro. Ao executarem um cargo na empresa, eles precisam se identificar como parte da organização, tendo a sensação de importância.

Um salário competitivo e pacote de benefícios completo

Para realizar a atração de talentos é necessário investir nos colaboradores, através de salários competitivos e um pacote de benefícios completo. 

O salário precisa estar acima do mercado e o benefícios que podem ser oferecidos são:

  • plano de saúde;
  • vale-alimentação e refeição;
  • gympass (para academias e estúdios de treino);
  • vale-transporte;
  • seguro de vida;
  • cursos de aperfeiçoamento.

Trabalhar com tecnologias inovadoras

A área de Tecnologia da Informação pede o uso de ferramentas inovadoras e modernas. O uso de computadores de última geração, boa conexão de internet e servidores seguros, são ótimas maneiras de manter o fluxo de trabalho em alta no setor. 

Equipamentos de ponta e ambientes que propiciem mais elaboração, criatividade e produtividade

Como mencionado anteriormente, a área de TI precisa de equipamentos de alta tecnologia para atuar. 

Esse ambiente proporciona mais agilidade, criatividade e produtividade na execução das tarefas pelos colaboradores. 

Deve-se reforçar também a prática da ética e da proteção de dados manuseados diariamente nos servidores da empresa. 

Agora que já sabemos da importância de oferecer benefícios aos colaboradores, te convidamos a conhecer o iFood Benefícios! 

Com ele, os seus colaboradores irão trabalhar com mais satisfação e produtividade e com excelente custo-benefício para a empresa. Clique aqui para conhecer! 

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida