Quando pensamos em  pedir delivery de comida saudável, competimos com opções que variam bastante. Dos fast foods aos artesanais, toda uma variedade de refeições estão a poucos cliques do nosso prato e, por este motivo, a tentação de comer algo menos saudável é grande.

É claro que os alimentos considerados menos saudáveis tem seu espaço para brilhar. Todo mundo merece aquele dia de folga da rotina das dietas. No entanto, precisamos manter uma alimentação saudável na maior parte do tempo, justamente para podermos desfrutar sem culpa daquele hambúrguer delicioso, não é? 

De acordo com o IBGE (2020), a proporção de pessoas obesas com 20 anos ou mais passou de 12,2% da população para 26,8%. Quando comparado com pessoas acima de 18 anos, isto equivale a mais de 41 milhões de pessoas obesas no Brasil.

Mas, como evitar alimentos não saudáveis e ter uma boa alimentação utilizando o delivery? A resposta  envolve informação e planejamento. Por isso, preparamos um conteúdo muito especial para te ajudar nesta jornada.

Vamos lá?

Como pedir delivery sem sair da dieta?

Para pedir delivery sem correr o risco de sair da dieta, a primeira dica é entender que comer de forma saudável não significa pratos sem graça, muito pelo contrário! Com um pouco de orientação você conseguirá escolher as opções certas para você, sem gastar muito tempo ou dinheiro.

Não se trata de comer menos ou em excesso, mas sim de nutrir o corpo com o que ele precisa diariamente. 

Uma das formas de identificar os pratos para uma rotina de alimentação saudável mesmo com delivery é selecionar aqueles com ingredientes in natura e preparados de forma caseira. No iFood, existem muitas opções de delivery como: marmitas fit, comida artesanal, saladas, pratos veganos e vegetarianos. 

Por exemplo, ao invés de comer um prato de macarrão com molho condimentado e batatas fritas, que tal optar por uma torta feita com massa integral e frango desfiado, salada feita na hora com azeite, tomate e um temperinho para fechar com chave de ouro? 

Deu até água na boca!

Que tal começar com uma lista de alimentos saudáveis?

Alimentação saudável pode ser simples, rápida e descomplicada!

Que tal conferir essa lista de alimentos saudáveis que separamos para você:

Comidas calóricas – Fast Food Substitua por 
Pizza com muito queijo, bacon e massa brancaPizza de massa de brócolis, molho de tomate caseiro, frango cozido, milho etc.
Pastel, coxinha e outros salgados fritosPastel e coxinha assados, feitos com massa integral.
Refrigerante Suco natural de alguma fruta

Pudim, sorvete, mousse
Sobremesas que não levam leite condensado no preparo, optando por creme de inhame e cacau.
Macarrão com bastante molho, queijo e creme de leite, com batata fritaMacarrão de abobrinha e cenoura em tiras, molho de tomate e carne moída. Batatas assadas de acompanhamento. 

Como você deve ter notado, não é necessário fazer dietas malucas ou cortar diversos alimentos da sua refeição para ter uma vida saudável. Optar por alimentos frescos, naturais e cultivados em hortas caseiras na hora de escolher suas refeições do dia a dia é possível e vai te encaminhar aos poucos para  uma alimentação saudável.  

Na pressa por conta dos horários limitados do dia a dia, muitas pessoas acabam escolhendo almoçar, jantar ou mesmo tomar o café da manhã regado à gordura, farinha branca e refrigerante, mas olhando ao redor com um pouco mais de calma certamente encontrariam opções mais saudáveis. 

Vantagens da alimentação saudável

Percebeu quantas opções mais saudáveis podem estar presentes nas suas refeições sem grandes esforços? 

É mais prazeroso, e provavelmente mais fácil, comer um prato de lasanha ou um pedaço generoso de pizza, do que pedir  uma panqueca de vegetais, frango ou carne seca, por exemplo. Mas fazendo trocas conscientes nos ingredientes e no modo de preparo da sua comida você ajuda seu corpo com uma refeição regada de nutrientes e a sua saúde agradece! 

Como escolher o delivery ideal para sua dieta?

Seja criativo: com boa vontade, é super fácil e prazeroso se alimentar de maneira saudável!

Basta procurar com cuidado e encontraremos inúmeras opções de restaurantes que oferecem pratos nutritivos nos aplicativos de delivery. Esse é o primeiro passo para aprender como ter uma alimentação saudável.

Mas, o que é comida saudável?

É aquela que o seu corpo se alimenta de todos os nutrientes na quantidade certa, sem passar ou faltar nada. Indo um pouco mais além, podemos dizer que é uma comida diversa, que tem cor, sabor e é nutritiva ao mesmo tempo. 

Cada vez mais pessoas estão se preocupando com a saúde, deixando de escolher pratos extremamente calóricos, para optarem por versões mais leves e que sustentem da mesma forma. 

Para escolher bem, é preciso primeiro fazer uma pesquisa dos melhores lugares para se comer, observando atentamente os ingredientes utilizados e o modo de preparo do alimento. 

Com o aplicativo iFood você faz a busca por restaurantes, padarias e outros estabelecimentos direto no App, aplicando o filtro para a sua cidade, região, bairro e também para o tipo de culinária que gostaria de comer. Antes de pedir, ainda é possível analisar a avaliação do restaurante e as fotos disponibilizadas de cada prato do cardápio.  Toda essa praticidade e tecnologia facilitam e muito a escolha de pratos mais saudáveis para as suas refeições. 

Quer mais dicas de como ter uma alimentação saudável pedindo sua comida por delivery?

Atente-se para a higiene com que os alimentos são preparados e transportados até a sua casa, bem como a reputação da empresa que você está pedindo o delivery. 

É preferível deixar para comer os alimentos fast food em momentos especiais

e claro, com moderação. 

Quando conhecemos o próprio organismo, conseguimos discernir quando sentimos fome ou apenas a vontade de comer. Não se deve pular refeições e nem ficar muito tempo sem comer. Em vez disso, dedique um tempo para degustar a comida com calma, mastigando devagar.

Evite comer muito após as seis horas da tarde, mas opte por alimentos mais leves e que sejam de fácil digestão, como as saladas e os grelhados.  

Dicas de cardápios saudáveis no delivery 

Essa é a melhor parte: escolher os pratos saudáveis no delivery! No iFood você tem acesso a mais de 4 milhões de estabelecimentos (restaurantes, padarias, confeitarias e etc) e 236 mil opções de mercados para pedir a sua comida. Vamos às dicas? 

  • arroz de couve-flor;
  • pizza de brócolis;
  • brigadeiro de inhame sem lactose;
  • sorvete de banana com cacau;
  • pão integral (para café da manhã ou da tarde);
  • macarrão integral;
  • saladas (salgadas e doces, como as de frutas);
  • peixes assados ou grelhados;
  • carne vermelha (magra) – grelhada ou cozida;
  • panquecas, crepes ou tapioca;
  • Marmitas fit
  • Proteicos

Com essas opções há muitas possibilidades de como ter uma alimentação saudável todos os dias! 

E para você que é dono de um estabelecimento que vende comidas por delivery, aproveite para se cadastrar no iFood

Veja o seu negócio ser procurado por milhares de pessoas na sua região!

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Por: Flávia Padilha

Psicóloga e especializada no Canadá em mercado e negócios, Flávia atuou por 8 anos na área de RH em treinamento e desenvolvimento de empresas. Na equipe iFood, trabalha com suporte psicoterapêutico, treinamentos, palestras sobre saúde mental e emocional e orientações de gestão. Acredita que bem-estar e saúde emocional são um dos alicerces do ser humano para alavancar suas histórias de sucesso, tem o desejo de sempre ajudar os colaboradores a encontrar seus potenciais e o equilíbrio. Flávia é mãe e, nas horas vagas, dançarina, amante de exercícios ao ar livre e boa ouvinte de histórias e pessoas.

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