Saiba como manter uma alimentação saudável com delivery iFood

criado em 12 de Maio de 2023

última atualização 3 de Outubro de 2023

Leia em 5 min

É possível ter uma alimentação saudável com delivery?

Quando pensamos em pedir delivery de comida saudável, competimos com opções que variam bastante. Dos fast foods aos artesanais, toda uma variedade de refeições estão a poucos cliques do nosso prato e, por este motivo, a tentação de comer algo menos saudável é grande.

É claro que os alimentos considerados menos saudáveis tem seu espaço para brilhar. Todo mundo merece aquele dia de folga da rotina das dietas. Mas, como evitar alimentos não saudáveis e ter uma boa alimentação utilizando o delivery? A resposta envolve informação e planejamento. Por isso, preparamos um conteúdo muito especial para te ajudar nesta jornada.

Vamos lá?

Índice:

É possível ter uma alimentação saudável com delivery?

Para pedir delivery sem correr o risco de sair da dieta, a primeira dica é entender que comer de forma saudável não significa pratos sem graça, muito pelo contrário! Com um pouco de orientação você conseguirá escolher as opções certas para você, sem gastar muito tempo ou dinheiro.

Não se trata de comer menos ou em excesso, mas sim de nutrir o corpo com o que ele precisa diariamente. 

Portanto, uma das formas de identificar os pratos para uma rotina de alimentação saudável mesmo com delivery é selecionar aqueles com ingredientes in natura e preparados de forma caseira. No iFood, existem muitas opções de delivery como: marmitas fit, comida artesanal, saladas, pratos veganos e vegetarianos. 

Por exemplo, ao invés de comer um prato de macarrão com molho condimentado e batatas fritas, que tal optar por uma torta feita com massa integral e frango desfiado, salada feita na hora com azeite, tomate e um temperinho para fechar com chave de ouro? 

Deu até água na boca!

O que é uma alimentação saudável?

Em suma, uma alimentação saudável é aquela que reúne todos os nutrientes que o corpo humano precisa para funcionar bem. Considera-se um alimento mais saudável aquele que não é industrializado ou ultraprocessado, dando prioridade ao que vem da terra ou de origem animal.

Além disso, o modo de cozimento dos alimentos também influencia nessa classificação. O ideal é evitar frituras e comidas com muito óleo em sua composição. Dessa maneira, optar por gorduras mais saudáveis no preparo e por grelhados é uma forma de deixar a refeição mais saudável.

Dados sobre alimentação saudável no Brasil

De acordo com o IBGE (2020), a proporção de pessoas obesas com 20 anos ou mais passou de 12,2% da população para 26,8%. Quando comparado com pessoas acima de 18 anos, isto equivale a mais de 41 milhões de pessoas obesas no Brasil. Entretanto, após o período de pandemia do Covid-19, muita coisa mudou.

Um estudo realizado pela Fispal Food Service e a FGV Jr, com o tema “O futuro do Food Service”, apontou que 39,13% do entrevistados adquiriram o costume de consumir alimentos saudáveis, e 31% afirmaram que continuarão investindo nesse tipo de alimentação com maior valor nutricional para promover o bem-estar e a qualidade de vida.

A importância de uma alimentação balanceada

Afinal, por que se preocupar com uma boa alimentação? Confira a seguir os principais motivos!

Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico é responsável por combater doenças, seja por vírus, bactérias e outras origens, que queiram invadir as células do nosso corpo. Por isso, através de uma alimentação balanceada, é possível fortalecer o sistema e evitar a proliferação dessas doenças, como gripes, viroses, alergias e mais.

Previne doenças crônicas

As doenças crônicas são aquelas que começam gradualmente e duram mais tempo, necessitando de um tratamento mais especializado para seu combate. Dessa maneira, sua origem pode se dar de várias formas, sendo uma delas um estilo de vida não saudável. Portanto, apostar em uma boa alimentação ajuda a prevenir esses casos.

Melhora a disposição e o bem-estar

Um corpo bem nutrido possui mais energia para as atividades do dia a dia, ajudando na concentração, na manutenção da pressão arterial e no condicionamento físico em geral. Além disso, ajuda no funcionamento do cérebro para melhor absorção dos conteúdos que consumimos diariamente.

Aumenta o rendimento

Em sequência ao que falamos no tópico anterior, os nutrientes dão energia ao corpo, permite que as sinapses aconteçam, que os órgãos funcionem plenamente, entre tantos outros pontos. Dessa forma, todo esse processo nos ajuda a ter um bom rendimento em qualquer atividade, evitando fadiga e cansaço excessivo.

Substituições assertivas para uma alimentação mais saudável!

Confira essa lista de alimentos saudáveis que separamos para você:

Comidas calóricas – Fast Food Substitua por 
Pizza com muito queijo, bacon e massa brancaPizza de massa de brócolis, molho de tomate caseiro, frango cozido, milho etc.
Pastel, coxinha e outros salgados fritosPastel e coxinha assados, feitos com massa integral.
Refrigerante Suco natural de alguma fruta

Pudim, sorvete, mousse
Sobremesas que não levam leite condensado no preparo, optando por creme de inhame e cacau.
Macarrão com bastante molho, queijo e creme de leite, com batata fritaMacarrão de abobrinha e cenoura em tiras, molho de tomate e carne moída. Batatas assadas de acompanhamento. 

Como você deve ter notado, não é necessário fazer dietas malucas ou cortar diversos alimentos da sua refeição para ter uma vida saudável. Optar por alimentos frescos, naturais e cultivados em hortas caseiras na hora de escolher suas refeições do dia a dia é possível e vai te encaminhar aos poucos para uma alimentação saudável.  

Na pressa por conta dos horários limitados do dia a dia, muitas pessoas acabam escolhendo almoçar, jantar ou mesmo tomar o café da manhã regado à gordura, farinha branca e refrigerante, mas olhando ao redor com um pouco mais de calma certamente encontrariam opções mais saudáveis. 

Dicas de cardápios para ter uma alimentação saudável com delivery iFood

Essa é a melhor parte: escolher os pratos saudáveis no delivery! No iFood você tem acesso a mais de 4 milhões de estabelecimentos (restaurantes, padarias, confeitarias e etc) e 236 mil opções de mercados para pedir a sua comida. Vamos às dicas? 

  • arroz de couve-flor;
  • pizza de brócolis;
  • brigadeiro de inhame sem lactose;
  • sorvete de banana com cacau;
  • pão integral (para café da manhã ou da tarde);
  • macarrão integral;
  • saladas (salgadas e doces, como as de frutas);
  • peixes assados ou grelhados;
  • carne vermelha (magra) – grelhada ou cozida;
  • panquecas, crepes ou tapioca;
  • Marmitas fit;
  • Proteicos.

Com essas opções há muitas possibilidades de como ter uma alimentação saudável todos os dias! 

E para você que é dono de um estabelecimento que vende comidas por delivery, aproveite para se cadastrar no iFood

Por fim, conheça o iFood Benefícios, o cartão que possui diversos benefícios para os seus colaboradores. Através dele será possível comprar alimentos saudável, tanto por meio das refeições prontas quanto no mercado. Clique aqui e conheça!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida