6 valores do iFood para uma equipe de alta performance

criado em 24 de Maio de 2022

última atualização 20 de Setembro de 2023

Ter um time dedicado, competente, qualificado e com experiência é o sonho de qualquer empresa. Mas, saiba que isso não é impossível! Com a estratégia certa, você pode montar uma equipe de alta performance para gerar resultados incríveis. 

Através de programas de treinamento, métodos específicos e uma gestão de qualidade, sua empresa terá o melhor para oferecer. Quer saber como isso é possível? Então continue a leitura. 

Por que ter uma equipe de alta performance?

A equipe de alta performance é formada por profissionais que apresentam competências e experiências elevadas que aumentam a produtividade da sua empresa. Mas, para sintetizar de fato uma equipe de alta performance, todos os profissionais precisam estar alinhados na mesma visão, valores e objetivos. 

Além disso, o time deve ser composto por profissionais com diversas habilidades, bagagens e comportamentos. Dessa maneira, todos buscam construir um trabalho exemplar, auxiliando um ao outro, conforme o talento de cada um. Assim, eles conseguem se complementar, mas acabam mantendo a sintonia de ideais. 

Tudo isso, quando bem trabalhado, gera motivação, engajamento e produtividade para a equipe, sem precisar sobrecarregar algum profissional. E, por conta disso, o retorno financeiro e a satisfação dos clientes aumentam em um curto prazo. 

Mas, saiba que ainda há mais vantagens para montar uma equipe de alta performance. Alguns dos motivos, são:

  • Aumenta a competitividade no mercado;
  • Cria uma visão mais estratégica na empresa;
  • A equipe possui mais autonomia; 
  • Os profissionais ganham maior maturidade; 
  • Fortalece as lideranças; 
  • Aumenta os lucros; 
  • Melhora os processos, produtos e serviços continuamente;
  • Diminui a taxa de turnover; 
  • A gestão se torna mais consistente; 
  • Aumenta a produtividade dos setores. 

Como montar um time? Confira  aqui 6 estratégias

Antes de tudo, é muito importante avaliar seus funcionários e saber o que motiva eles a buscarem melhores habilidades. É tendo cuidado e atenção na hora de avaliar cada profissional que você conseguirá extrair o melhor de cada um deles. 

Você pode começar anotando algumas características individuais dos funcionários. Para se ter uma equipe de alta performance, algumas competências que precisam estar presentes, são:

  • Compreensão dos valores da empresa;
  • Flexibilidade para adaptação em diferentes circunstâncias;
  • Empatia nos relacionamentos;
  • Capacidade de gerenciar conflitos;
  • Disposição para aprender;
  • Possuir inteligência emocional;
  • Ter proatividade e comprometimento.

Além disso, os profissionais precisam acreditar uns nos outros, e criar uma confiança mútua. É dessa forma que eles conseguiram reconhecer o trabalho e esforço da equipe, se importando sempre em manter os resultados elevados. Você pode realizar tudo isso, seguindo o passo a passo abaixo. 

Saiba o que você precisa na hora de contratar

Quando o assunto é etapas de processo seletivo para se montar uma equipe de alta performance, diversas questões devem ser levantadas. Aqui, não é apenas o conhecimento técnico do profissional que conta. Ele precisa ter qualificações, comportamentos e habilidades específicas para preencher aquela vaga. 

Algumas características básicas, como falamos, é possuir flexibilidade, empatia e curiosidade para aprender. Mas, também veja outros fatores que complementam a equipe. É assim que você conseguirá atender todas as funções que uma área da sua empresa necessita. 

Então, quando for avaliar alguém, saiba o que complementa sua equipe. Além disso, veja a possibilidade de simular uma situação de conflito ou realizar uma dinâmica em grupo. Assim você observa, na prática, como o profissional se sai. 

Tenha uma boa liderança

Independente do tipo de liderança, é o líder que será o responsável por fazer a equipe de alta performance se manter unida e integrada. Sem uma boa liderança, não é possível criar um ambiente de trabalho favorável e nem solucionar uma crise. 

Por isso, o mentor precisa ter uma excelente conexão e sinergia com a equipe, isso fará com que os funcionários saibam que podem contar com ele. A segurança e confiança que ele passa é o suficiente para todos saberem que o caminho será percorrido com sucesso.  

A empatia e comunicação também precisam estar presentes, para que dessa forma o time possa se sentir livre para contribuir com ideias e feedbacks de melhoria. Além disso, a liderança também precisa reconhecer as habilidades e comportamentos de cada integrante da equipe. 

Estimule os colaboradores com objetivos

Como foi dito, os profissionais precisam ter um alinhamento de objetivos. Sem isso, o time pode ter um alto nível de competências, mas não conseguirão trabalhar de forma coesa. Por isso, busque motivá-los e ter as metas bem claras e transparentes. 

Você pode fazer isso através de promoções, prêmios, benefícios corporativos ou presenteando com cursos e workshops. Assim você valoriza seus profissionais, dá benefícios que melhoram seus índices de produtividade e os mantém atentos aos objetivos. 

Tenha um programa de treinamento

Sim, ter um programa de treinamento é indispensável para se obter uma equipe de alta performance. É por meio dele que você conseguirá ensinar novas técnicas e gerenciar sua equipe para que todos mantenham o mesmo índice de desenvolvimento. 

Além disso, criar ferramentas de otimização para facilitar o processo de aprendizado e tornar tudo ainda mais eficaz. Com as capacitações, seus funcionários irão ficar atualizados das tendências do mercado e elevar suas produções. 

Realize feedbacks

Com os feedbacks, você consegue medir os resultados que a sua equipe de alta performance apresenta. A avaliação de desempenho, tanto em conjunto como individual, deve ser feita levando em conta alguns critérios importantes. 

Esses pontos devem ser levantados pela empresa, para saber quais informações gostaria de descobrir para melhorar seus processos. E, com os resultados, é preciso implementar a cultura de feedbacks periódicos, para que seus funcionários possam crescer continuamente. 

Acordos individuais de performance

Por último, mas não menos importante, está o indicador individual de performance. Ele deve existir para que a equipe tenha um responsável para cada atividade. Isso não significa que apenas esse indivíduo será responsável pela tarefa, mas que ele terá a responsabilidade de fazer essa tarefa ser concluída. 

Ou seja, o profissional entra em acordo com o seu líder para cuidar efetivamente de determinadas funções. Isso inclui na responsabilidade sobre os resultados, entrega, planejamento e metas para a conclusão da tarefa. 

É com esse passo a passo que você consegue montar sua equipe de alta performance com qualidade e excelência. Mas, além disso, também é importante oferecer bons benefícios para que sua equipe se mantenha sempre com um sorriso no rosto. 

E os benefícios do iFood oferecem diversas vantagens para as empresas, fazendo com que seus funcionários se sintam satisfeitos com as excelentes ofertas do seu vale-alimentação. Quer conhecer mais sobre os benefícios do iFood e escolher o seu? Então, clique aqui!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida